17/12/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Cantar a música proposta;
Realizar os gestos corporais correspondentes à brincadeira;
Explorar novas possibilidades sonoras com materiais alternativos, como baquetas de madeira;
Utilizar os sons convencionais e não convencionais como recurso para a prática musical;
Vivenciar a pulsação através do canto e do movimento corporal.
O hábito da prática instrumental em sala de aula;
Experimentação com baquetas de madeira.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida às demais séries desde que as especificidades de cada faixa etária sejam respeitadas. Pensamos que o debate sobre novas possibilidades do fazer musical, que não as formas tradicionais e conservatoriais, vai ao encontro da necessidade de diálogo, de ambas as partes, com um mundo tão plural culturalmente.
Atividade 1
Faça uma revisão da brincadeira “Loca Maloca” com os gestos corporais.
“Loca Maloca”
Loca Maloca
Letuca leretaca
Maruera Lereuama
Maruera Lereuama
Gestos:
“Loca” – as duas mãos simultaneamente encostam na cabeça, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).
“Maloca” - as duas mãos simultaneamente encostam no pescoço, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).
“Letuca” - as duas mãos simultaneamente encostam nos ombros, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).
“Leretaca” - as duas mãos simultaneamente encostam nas costelas, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).
“Maruera Lereuama, Maruera Lereuama” – as duas mãos batem, alternadamente, nas coxas.
Os quatro primeiros gestos acontecem no primeiro e no terceiro tempos de cada compasso quaternário. No último gesto, as mãos batem nas coxas, alternadamente, marcando a pulsação.
Dica
1) Varie o andamento a cada execução.
Atividade 2
Proponha à turma que faça um acompanhamento com baquetas de madeira para a música “Loca Maloca”, enquanto cantam. Lembre-os das novas possibilidades de manuseio já exploradas em aulas anteriores (ver aula 2).
Aula 2:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15628
Após algumas execuções, organize a turma em roda e proponha a brincadeira do “chefe”: um aluno será escolhido e deverá propor o acompanhamento rítmico a ser seguido pela turma, além do som desejado com a baqueta. O som escolhido não poderá ser repetido pelo próximo "chefe" (Exemplo: um “chefe” escolhe percutir uma baqueta na outra, o próximo “chefe” deverá escolher outra forma de tocar, por exemplo, bater as baquetas no chão). A cada execução da música, troque o "chefe".
Observação:
Cada aluno deverá ter em mãos duas baquetas de madeira.
Atividade 3
Ainda com a turma em roda, proponha padrões rítmicos de acompanhamento, conjugados com novas formas de manuseio das baquetas de madeira para a música “Loca Maloca”. Listamos alguns exemplos:
1) Todos cantam e percutem as baquetas, umas nas outras, seguindo o padrão rítmico dos gestos;
2) Todos cantam e percutem as baquetas, umas nas outras, marcando a pulsação;
3) Todos cantam e batem as pontas mais grossas das baquetas (parte de trás) no chão, seguindo o padrão rítmico dos gestos;
4) Todos cantam e batem as pontas mais grossas das baquetas (parte de trás) no chão, marcando a pulsação.
Proponha outras combinações possíveis entre padrões rítmicos e formas de manusear as baquetas. Ao longo da aula e entre as execuções, promova um rápido debate sobre as diferenças de sonoridade existentes.
Recursos da aula:
Como recursos materiais, são necessárias baquetas de madeira.
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos cantaram a música proposta, realizaram os gestos corporais da brincadeira e participaram das práticas instrumentais propostas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/08/2015
Cinco estrelasmuito bom, espero que sempre tenha algo novo para compartilhar..
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente contribuição, irá enriquecer o meu material didático e ampliar minhas possibilidades na sala de aula.