16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sara Villas, Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos tenham noção da diferenciação entre as letras e os demais símbolos gráficos, tais como: números e desenhos.
I- Primeiros contatos: conhecendo crianças de outras partes do mundo.O objetivo mais amplo dessa aula é fazer com que os alunos reflitam sobre o seu modo de viver (sua família, sua casa, sua escola, etc), percebam que as crianças de outros lugares do mundo apresentam semelhanças e diferenças em relação a eles e que isso é construído socialmente, ou seja, de acordo com a cultura na qual se está inserido.
Inicie a aula apresentando para eles o livro “Crianças Como Você” (Barnabas e Anabel Kindersley, Editora Ática). Este livro traz informações, em textos e imagens, sobre o modo de vida de aproximadamente 40 crianças de seis a doze anos dos cinco continentes. Cada página é dedicada a explorar os pormenores da vida de uma criança, apresentando a sua família, a região que mora, os amigos, a escola, os brinquedos, a comida, entre outros. Chame a atenção para o título do livro que, por si só, já diz muita coisa, pois mostra que, apesar de estar apresentando crianças muito diferentes daquelas que estão lendo, elas também têm aspectos semelhantes. Para essa apresentação você pode selecionar algumas crianças do livro e reproduzir as páginas de modo que cada dupla de aluno explore sobre a vida de uma das crianças (o livro tem informações muito curiosas e que, geralmente despertam muito a atenção das crianças). Chame a atenção dos alunos para o fato de que a disposição do texto em cada página não se dá de modo linear, sendo possível ler cada pequeno texto em qualquer ordem. Cada texto é acompanhado de uma imagem e traz informações sobre a vida particular daquela criança.
Imagem da caa do livro "Crianças como você" retirada do site:
http://www.aprendebrasil.com.br/upload/livrogeral/criancascomovc_gr.gif
Após a leitura em dupla levante o questionamento sobre quais aspectos são retratados na vida de cada criança (nome e seu significado/ o que querem ser quando crescer/ como é a sua escola/ como é a sua casa/ quais os seus brinquedos/ quem faz parte da família/ o que gostam de comer/ qual a sua crença religiosa/ o que gostam de vestir/ que atividades praticam/ quais os animais de estimação/ como é a região que moram/ etc.). Registre no quadro essas conclusões. Para fazer isso você pode solicitar que cada dupla fale de algo que gostou, ou que achou curioso na vida da respectiva criança. Assim, eles terão a oportunidade de socializar o que foi lido ao mesmo tempo em que elencam os aspectos comuns retratados nas crianças.
II- Conversando sobre o modo de vida deles: criando um cartaz sobre a sua própria vida.
Imagens elaboradas por Sara Villas e retiradas do livro
“Crianças Como Você” ,Barnabas e Anabel Kindersley, Editora Ática.
A partir da leitura e da conversa coletiva sobre os diversos aspectos que compõem a v ida das crianças retratadas instigue os alunos a refletirem sobre os fatores que fazem parte das suas próprias vidas e em que eles se assemelham ou se diferenciam das outras crianças.
Em seguida proponha que os alunos escrevam e ilustrem aquilo que os identifica. Para um trabalho mais organizado e sistemático é recomendado que se produza uma tabela (vide imagens dos cartazes abaixo) onde eles possam expressar de modo esquemático as características de sua vida (é recomendado inclusive que você solicite que família, por meio de “deveres de casa” ajude-o a recompor e buscar imagens que retrate sua casa, seus pais, etc). Incentive os alunos a produzirem ilustrações para os textos. Você pode ajudá-los a se organizar para isso produzindo uma tabela semelhante a que apresentamos a seguir para cada um dos aspectos selecionados pela turma.
Na escrita desses textos os alunos que estão iniciando a alfabetização poderão escrever apenas palavras que correspondam àquele aspecto. Caso as crianças já esteja alfabetizada, poderá fazer através de frases. Após acabarem de fazer a primeira versão do trabalho, solicite à turma que se organizem duplas. As duplas devem trocar seus trabalhos para que um leia e faça a correção do texto do outro ao mesmo tempo em que observam o que tem de diferente e semelhante nos modos de vida de cada um. Oriente então que observem no texto do colega a escrita correta das palavras, a organização e coerência das frases e, conforme o nível da turma, a pontuação e a escrita de letras maiúsculas no início das frases e em nomes próprios entre outros aspectos. Solicite que após a leitura e revisão do texto do colega, a dupla discuta suas observações e corrija seu texto.
Sugestões de alguns aspectos podem ser destacados para esse trabalho:
1. NOME COMPLETO -SIGNIFICADO DO NOME- ASSINATURA – IDADE
2. LOCAL DE MORADIA (PAÍS/ESTADO/CIDADE/BAIRRO E RUA)
3. FAMÍLIA (NOME DOS PAIS, IRMÃOS, PROFISSÃO DOS PAIS)
4. BRINQUEDOS
5. CASA
6. ESCOLA
7. AMIGOS
8. ATIVIDADES QUE PRATICA – COISAS QUE GOSTA DE FAZER
9. O QUE QUER SER QUANDO CRESCER
10. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
11. ROUPAS – CALÇADOS- ACESSÓRIOS
12. COMIDAS – BEBIDAS
Veja alguns exemplos de trabalhos de alunos nossos:
Imagens elaboradas por Sara Villas e retiradas de seu arquivo pessoal.
Após o preenchimento das tabelas individuais cada aluno deverá produzir um cartaz (semelhante ao das crianças do livro “Crianças Como Você”) em que esteja representado o seu modo de vida em textos e ilustrações.
Imagens elaboradas por Sara Villas e retiradas de seu arquivo pessoal.
Para finalizar a aula faça uma exposição na sala dos cartazes da turma, de modo que as crianças possam socializar e identificar no desenho dos colegas aquilo que foi representado por cada um.
As informações contidas no livro Crianças Como Você são riquíssimas e podem ser exploradas de diversas formas e em vários anos escolares.
Outro livro que trata do mesmo assunto é Um Mundo de Criança, Ana Busch e Caio Vilela, Panda Books, 2007.
Sugerimos que seja observado o progresso, envolvimento e comprometimento dos alunos em relação aos objetivos propostos ao longo das quatro aulas. Nesse sentido, analise se a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de reconhecer palavras, expressar idéias e refletir sobre o mundo que lhe cerca. Você deverá ficar atento se as crianças estão desenvolvendo e progredindo na fluência da leitura, na capacidade de compreender e expressar através de desenhos as discussões sobre o tema proposto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2013
Cinco estrelasMuito singular a reflexão realizada sobre os diferentes modos de vida, nos mais diversos países do mundo.