17/12/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
• Reconhecer a importância da ordem alfabética como forma de organização;
• observar em quais situações usamos a ordem alfabética;
• organizar uma lista em ordem alfabética.
É importante que o aluno conheça o alfabeto, sua ordem e saiba colocar palavras de uma lista em ordem.
Aula 1
Para iniciar a aula, o professor deverá pedir aos alunos que falem o alfabeto já incorporado das letras K, Y e Z.
Importante: Se o professor achar que os alunos ainda têm dificuldade em colocar as palavras em ordem alfabética poderá retomar a explicação no quadro de giz com sequência de palavras parecidas para que eles coloquem em ordem. Ex: batelada – batel – batelão – bate-papo – batente.
Depois disso, como atividade motivadora, o professor deverá entregar uma lista de chamada com os nomes fora de ordem aos alunos. Em duplas, eles organizarão essa lista em ordem alfabética. O professor poderá também usar a lista de chamada de outra turma se seus alunos estiverem bem familiarizados com a ordem dos nomes.
Depois disso, o professor deverá apresentar à turma, por meio de slides, como a organização em ordem alfabética está presente em nosso cotidiano.
Sugestões:
Lista de aprovados em vestibular.
ABDEIR JOIA CHRISPIM 3326362 232-56
ABEL MEDINA LOURENCO 5318453 623-89
ABNER DE SOUZA SANTANA 6518204 243-77
ABNER NAZARE CANDIDO 3731108 233-59
ACAINA LUIZ DE AZEVEDO 4917440 237-66
ACASSIO MATHEUS ROQUE 8502790 625-45
ADALBERTO ALICIO JUNIOR 7720123 237-67
ADALTON N OREFICE JUNIOR 6516460 240-73
ADAMOR LUZ ELEIEL VIRGINO 4568429 626-53
ADAMS VIETRO CODIGNOTTO DA SILVA 7312350 636-76
ADAN TAYLOR CAMPOS BITTENCOURT 6740297 636-76
ADAUTO GOMES JUAREZ 7544091 632-68
http://www.etapa.com.br/aprovados/2009/inicio_de_ano/fuvest2009_1chamada.txt
Lista telefônica
Imagem disponível em
http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/edificios_e_estabelecimentos/nb_lista_telefonica.jpg
Dicionário
Imagem disponível em
http://4.bp.blogspot.com/_OHrsoyq-vy0/R7jXBdp0wkI/AAAAAAAACEk/XIaixvSlLSI/s400/dicionarioaurelio.jpg
Lista de Chamada
Imagem disponível em
http://www.informaticajm.com.br/sistemas/escola/chamada.jpg
Acervo de Biblioteca
Imagem disponível em
http://www.gestaosocial.org.br/conteudo/servicos/biblioteca/IMG_0033.JPG/image_large
Terminada a apresentação, o professor deverá conversar com os alunos a respeito da importância da ordem alfabética. Seguem as perguntas abaixo como sugestões:
1 – Por que podemos afirmar que a ordem alfabética facilita nossa busca?
2 – Por que é importante saber a ordem das letras do alfabeto?
3 – Você sabe citar outro exemplo no qual a ordem alfabética é usada?
Aula 2
Para essa aula, o professor deverá levar para a sala de aula uns 40 exemplares de livros literários que os alunos poderão ler. Os alunos então copiarão os títulos dos livros do interesse deles no caderno e os colocarão em ordem alfabética. É importante que o profes sor explique aos alunos que nos títulos começados por artigos “a” e/ou “o” devemos considerar a primeira palavra depois deles.
O professor poderá sugerir um trabalho com o livro “Diário de Classe” de Bartolomeu Campos de Queirós que trabalha a ordem alfabética na poesia.
Os alunos serão avaliados mediante a boa interação nos grupos/duplas e o cumprimento das atividades propostas. É importante que o professor observe se todos são capazes de colocar palavras em ordem alfabética com facilidade.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/03/2012
Cinco estrelaseu nem sabia me ajudou de mais
24/03/2010
Quatro estrelasAtividades prática que facilitam o aprendizado das crianças. Sugestões de atividades, livros.