18/12/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
• Não existe uma única possibilidade de leitura;
• a leitura deve levar em consideração aspectos sociais, culturais e situacionais.
Os alunos deverão ter conhecimento de que existem inúmeros contextos de uso da língua.
• Discussão oral de contextos variados para um mesmo enunciado;
• vídeo da charge animada de Maurício Ricardo;
• atividades xerocopiadas.
Aula 1
Atividade 1
Inicialmente, o professor escreverá no quadro a seguinte frase:
“Eles blá, blá, blá e nós glub, glub, glub.”
Em seguida, questionará os alunos:
• Quais os sentidos que você produziu para o enunciado?
Depois, do levantamento de hipóteses, o professor sugerirá contextos diferentes ao enunciado para que os alunos possam produzir sentidos. Para isso sugerirá algumas situações que deverão ser discutidas em grupo:
A) Um outdoor veiculado na cidade de São Paulo.
B) O outdoor foi veiculado na cidade de São Paulo em época de chuva.
C) O anunciante da propaganda é dono de uma cervejaria muito badalada na cidade de São Paulo e resolveu investir em marketing para aumentar os lucros.
D) Esse enunciado foi produzido por um grupo de meninas.
A) Poderia ser o enunciado uma propaganda de algum bar ou casa de sucos e vitaminas.
B) O pronome Eles, no caso, se refere aos políticos que culturalmente são conhecidos por falarem muito e agirem pouco. O pronome Nós representaria a população que sofre com as inundações causadas pelas enchentes.
C) Sócio-historicamente, as mulheres são conhecidas por conversarem mais que os homens. Então, se o enunciado publicado no outdoor fosse uma propaganda de uma cervejaria, poderia entender-se que a intenção do produtor foi ser irônico, quebrando uma ordem já estabelecida socialmente: o fato de as mulheres conversarem mais que os homens e o fato de que, geralmente, homens em cervejarias consomem mais cerveja do que mulheres. Daí o efeito de sentido contrário produzido pelo enunciado marcaria a “sacada” do publicitário.
D) Uma das leituras possíveis é que as meninas utilizaram-se de esperteza para beber algo enquanto os meninos conversavam. Meninos e meninas poderiam estar em uma sorveteria quando os meninos começam a discutir sobre futebol. As meninas, sem perder tempo, aproveitam da distração de seus companheiros e tomam o sorvete deles.
Atividade 2
Para exemplificar a conclusão a que chegaram os alunos com o auxílio do professor, este exibirá uma charge animada sobre o tema: leitura e contextos. Esclarecerá os alunos que após a exibição, eles terão de comentar a animação.
Disponível em: http://charges.uol.com.br/2009/12/15/cotidiano-em-mau-portugues/ Acesso em 15/12/09.
Para a análise da charge, o professor entregará cópia da seguinte atividade:
Leia o seguinte trecho do diálogo entre Lula e Dilma:“_ (...) é que perto das eleições você não devia ter usado aquela palavra feia...
_ (...) Sarney? Fazer o quê, ele é meu aliado..
_ Não...aquela que é sinônimo de fezes...
_ Merda?
_ Essa.
_Qual o problema em falar merda?...”
• Lula continua a frase acima apresentando um argumento para a utilização da palavra que Dilma não gostou. Qual foi o argumento? Explique a réplica de Lula embasado pela nossa discussão.
Atividade 3
Para finalizar a aula, o professor entregará duas atividades aos alunos conforme temática: a leitura envolven do aspectos sociais, situacionais e culturais. Depois de realizados, sugere-se uma discussão das propostas.
A.1) A partir das imagens e de seu conhecimento de mundo sobre o que elas representam, complete as falas dos personagens de modo que se adequem ao contexto:
Agora, compare com o original:
JUNIÃO. Dias violentos. Disponível em: http://www.juniao.com.br/weblog/archives/charge_cartum/index.html Acesso em 14/12/09.
A.2) Observe a imagem e conforme as mudanças, crie falas que propiciem sentido ao povo brasileiro:
A.3) A partir da imagem abaixo, faça um texto explicando como conseguiu construir sentido.
B) Crie contextos possíveis para os diálogos:
“A: Está chovendo!
B: Então vou sair de casa.”
“C: O telefone.
D: Estou apertada.
C: Ok.”
A avaliação dessa aula consiste na participação dos alunos durante a discussão inicial e posteriormente ao responderem as questões. A avaliação será positiva se os discentes compreenderem que há possibilidades múltiplas de leitura. Para tanto, devem ser levados em consideração os níveis social, situacional e cultural dos interactantes.
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