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Leitura como prática social

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Não existe uma única possibilidade de leitura;
• a leitura deve levar em consideração aspectos sociais, culturais e situacionais.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento de que existem inúmeros contextos de uso da língua.

Estratégias e recursos da aula

• Discussão oral de contextos variados para um mesmo enunciado;
• vídeo da charge animada de Maurício Ricardo;
• atividades xerocopiadas.

Aula 1
Atividade 1

Inicialmente, o professor escreverá no quadro a seguinte frase:
“Eles blá, blá, blá e nós glub, glub, glub.”

Em seguida, questionará os alunos:
• Quais os sentidos que você produziu para o enunciado?

Depois, do levantamento de hipóteses, o professor sugerirá contextos diferentes ao enunciado para que os alunos possam produzir sentidos. Para isso sugerirá algumas situações que deverão ser discutidas em grupo:

A) Um outdoor veiculado na cidade de São Paulo.

B) O outdoor foi veiculado na cidade de São Paulo em época de chuva.

C) O anunciante da propaganda é dono de uma cervejaria muito badalada na cidade de São Paulo e resolveu investir em marketing para aumentar os lucros.

D) Esse enunciado foi produzido por um grupo de meninas.

  • Após a discussão, os alunos socializarão as conclusões a que chegaram a partir da situação dada. Por exemplo:

A) Poderia ser o enunciado uma propaganda de algum bar ou casa de sucos e vitaminas.

B) O pronome Eles, no caso, se refere aos políticos que culturalmente são conhecidos por falarem muito e agirem pouco. O pronome Nós representaria a população que sofre com as inundações causadas pelas enchentes.

C) Sócio-historicamente, as mulheres são conhecidas por conversarem mais que os homens. Então, se o enunciado publicado no outdoor fosse uma propaganda de uma cervejaria, poderia entender-se que a intenção do produtor foi ser irônico, quebrando uma ordem já estabelecida socialmente: o fato de as mulheres conversarem mais que os homens e o fato de que, geralmente, homens em cervejarias consomem mais cerveja do que mulheres. Daí o efeito de sentido contrário produzido pelo enunciado marcaria a “sacada” do publicitário.

D) Uma das leituras possíveis é que as meninas utilizaram-se de esperteza para beber algo enquanto os meninos conversavam. Meninos e meninas poderiam estar em uma sorveteria quando os meninos começam a discutir sobre futebol. As meninas, sem perder tempo, aproveitam da distração de seus companheiros e tomam o sorvete deles.

  • Finalizando esta atividade, o professor conduzirá os alunos à conclusão de que não existe uma única leitura possível. Os sentidos construídos dependem do contexto sóciocomunicativo e dos sujeitos ideologicamente constituídos que lêem.

Atividade 2

Para exemplificar a conclusão a que chegaram os alunos com o auxílio do professor, este exibirá uma charge animada sobre o tema: leitura e contextos. Esclarecerá os alunos que após a exibição, eles terão de comentar a animação.


Disponível em: http://charges.uol.com.br/2009/12/15/cotidiano-em-mau-portugues/    Acesso em 15/12/09.

Para a análise da charge, o professor entregará cópia da seguinte atividade:


Leia o seguinte trecho do diálogo entre Lula e Dilma:“_ (...) é que perto das eleições você não devia ter usado aquela palavra feia...
_ (...) Sarney? Fazer o quê, ele é meu aliado..
_ Não...aquela que é sinônimo de fezes...
_ Merda?
_ Essa.
_Qual o problema em falar merda?...”

• Lula continua a frase acima apresentando um argumento para a utilização da palavra que Dilma não gostou. Qual foi o argumento? Explique a réplica de Lula embasado pela nossa discussão.

Atividade 3

Para finalizar a aula, o professor entregará duas atividades aos alunos conforme temática: a leitura envolven do aspectos sociais, situacionais e culturais. Depois de realizados, sugere-se uma discussão das propostas.

A.1) A partir das imagens e de seu conhecimento de mundo sobre o que elas representam, complete as falas dos personagens de modo que se adequem ao contexto:

Agora, compare com o original:



JUNIÃO. Dias violentos. Disponível em: http://www.juniao.com.br/weblog/archives/charge_cartum/index.html Acesso em 14/12/09.

A.2) Observe a imagem e conforme as mudanças, crie falas que propiciem sentido ao povo brasileiro:

A.3) A partir da imagem abaixo, faça um texto explicando como conseguiu construir sentido.

B) Crie contextos possíveis para os diálogos:
“A: Está chovendo!
B: Então vou sair de casa.”


“C: O telefone.
D: Estou apertada.
C: Ok.”

Avaliação

A avaliação dessa aula consiste na participação dos alunos durante a discussão inicial e posteriormente ao responderem as questões. A avaliação será positiva se os discentes compreenderem que há possibilidades múltiplas de leitura. Para tanto, devem ser levados em consideração os níveis social, situacional e cultural dos interactantes.

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