Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrevendo e refletindo sobre palavras e lugares da escola

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver habilidades de observação.
- Escrever palavras em forma de lista.
- Registrar seus conhecimentos sobre sua escola.
- Desenvolver noções de lateralidade.
- Compreender que há diferenças entre a pronúncia e a escrita de algumas palavras.

Duração das atividades
3 aulas de 50 mim aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos sejam capazes de escrever pequenas frases. Caso ainda não consigam, é importante que o professor crie estratégias para a escrita coletiva ou que o grupo seja organizado de modo que haja um escriba, que nesse caso, serão escolhidas as crianças mais experientes para registrar a produção oral dos outros.

Estratégias e recursos da aula
Professor, inicie sua aula lançando essas perguntas aos seus alunos: vocês conhecem sua escola? Sabem onde fica cada lugar existente nela? Se alguém perguntar onde fica algum lugar (como a cantina, a sala dos professores, a biblioteca) você saberia ensinar como chegar até lá?
A maioria provavelmente responderá que sim, outros podem dizer que não. Proponha-os que façam a atividade a seguir, na qual eles poderão verificar seus conhecimentos sobre a localização dos lugares dentro da escola.

                         Imagem produzida pela autora

                         Fonte: Arquivo Pessoal da Autora

Dê um tempo para que eles possam preencher o quadro acima. Professor, lembramos lhe que conforme o nível de sua turma você deverá ajudá-los a identificar qual é a direita e a esquerda deles, combinando, incluive, a posição em que estarão (de frente para o quadro por, exemplo) para realizarem a atividade. Caso contrário, eles poderão mudar de posição, alternando assim, a sua direita ou esquerda e se confundindo na produção das listas.
Terminado o tempo estipulado para fazerem a atividade reproduza-a no quadro negro. Solicite à turma que fique atenta ao modo como os colegas estão escrevendo as palavras, mas combine com os alunos que a discussão sobre a escrita correta das palavras deverá ser feita apenas ao final da produção das duas listas.
Começe a discussão a respeito dos lugares relacionados em uma das listas: a do lado direito, por exemplo. Solicite que cada um venha ao quadro escrever o nome de um lugar da escola.
Após a escrita de cada palavra discuta com o aluno e a turma se esse lugar fica mesmo à direita da sala. Se necessário, peça ao aluno que corrija, escrevendo-a novamente na outra lista, a do lado esquerdo; ou se ficarem em dúvida da posição da sala circule o nome desse lugar para ser conferido posteriormente. Quando não houver nenhum nome a acrescentar nessa lista faça o mesmo com a referente ao outro lado.
Enquanto isso professor vá observando os erros mais frequentes, mas deixe para discutí-los ao final da produção das duas listas. Nesse momento, peça às crianças da turma que observem como os nomes dos lugares foram escritos. Oriente aos alunos a comparar como escreveram as palavras que estão escritas no quadro. Esse é pode se transformar em um rico momento para que eles percebam a diferença da pronúncia e da escrita, por exemplo em palavras que terminam com “o”, pronuniciamos com “u” (parquinho, pátio, banheiro) ou que terminam “e” mas que pronunciamos com “i” (sala de artes, sala de teatro). Outros erros que pode aparecer com frequência poderão estar relacionados à troca do m pelo n, bem como a falta dessas letras, como é o caso das palavras como (cantina, campo).
Após os alunos fazerem a comparação discuta com eles sobre a escrita correta. Despois dessa discussão corrija as palavras no quadro e solicite aos alunos que corrijam também suas listas, completando-as com aquelas palavras que foram anotadas no quadro.
Promova então uma saída da sala explorando a escola para que a turma possa conferir se as listas que escreveram em sala estão completas, bem como tirar as dúvidas que tiveram ao fazer as listas. Inicie essa exploração, por exemplo, pelo lado direito da sala e volte pelo lado esquerdo (ou vice-versa), no caminho chame a atenção para aqueles lugares que foram lembrados e para a observação de algum que tenha ficado esq uecido para ser completado quando voltarem à sala de aula.
De acordo com o nível de sua turma professor você pode solicitar que os alunos façam uma atividade semelhante a partir de outros lugares da escola, tal como podemos ver na imagem a seguir:

                                                  Imagem elaborada pela autora
                                                  Fonte: Arquivo pessoal da autora

Avaliação

No decorrer dessas aulas observe o crescimento dos alunos em relação:
- a capacidade de observação;
- a compreensão do gênero lista, seus usos e funções na escola e fora dela e sua forma de organização no papel, entre outros;
- a compreensão de que há diferenças entre à pronúncia e a escrita de algumas palavras e
- ao desenvolvimento das noções de lateralidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.