03/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Algumas pessoas ao utilizarem adornos, bijuterias, pulseiras, colar, tornozeleira, etc. confeccionados com a prata, percebem que as vezes os objetos escurecem. A questão é: porque razão a prata escurece? Pergunte aos estudantes se já observaram tais reações. Leve-os a pensar o que provoca esta reação. Pode ocorrer que respondam que é devido a problemas de pele de quem os utiliza; que a prata é de má qualidade; etc. Incentive-os a investigar o fenômeno desenvolvendo um experimento.
Materiais
Proponha aos estudantes que tragam algumas peças de metais ou mesmo pedaços de prata, para serem trabalhadas na sala de aula.
Organize a turma em dois grupos de forma que cada equipe tenham metais como o cobre, aço inoxidável, ouro, alumínio, prata, ferro, níquel, etc. disponíveis para manuseio. Será necessário também que tenham reagentes químicos ou naturais como: solução de vinagre contendo cloreto de sódio, permanganato de potássio dissolvido em água, solução de repolho roxo contendo álcool.
Procedimentos
Seria interessante que cada grupo ficasse com metais de tipos diferentes.
Grupo 1: alumínio, ouro e prata
Grupo 2: ferro, aço inoxidável e níquel.
É fundamental que os grupos tenham o mesmo tipo de contacto para que, sem maiores explicações, os estudantes reconheçam que alguns objetos em contato com determinadas substâncias mudam de cor e tornam-se, por exemplo, escuros, enquanto a outros nada acontece.
Depois desse primeiro contato, solicite que elaborem um relatório com suas conclusões. Comunique também que será recolhido para análise e verificação da aprendizagem.
As equipes poderão utilizar o modelo disponível no link: <www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc>
Recomece a aula a partir de onde iniciou e possibilite com que façam a comparação do que foi observado no primeiro relatório e os dados da experiência após a exploração dos recursos.
O experimento está disponível no link: <portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/11560/ReacaoQuimicaEnergia/reao-qumica-e-energia.html>
Relatório
Modelo de relatório. Link: <www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc>
A turma poderá ainda acessar a simulação “Limpando a Prata” para pesquisar o conceito de reatividade química, por meio de uma situação problema. Link:
A auto-avaliação proporciona aos estudantes avaliarem a própria aprendizagem. Apresentamos a tabela abaixo que poderá ser utilizada para avaliar os contéudos desta aula. A escala de 1 a 5 também poderá servir de parâmetro e ou ser adaptada ao contexto de ensino.
Nome | Tipo |
---|---|
Limpando prata | Animação/simulação |
Reação química e energia | Experimento prático |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!