Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudo e criação de novelas de rádio

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Conhecer um pouco da história das novelas de rádio;
• treinar a escuta por meio de uma radionovela;
• criar uma história;
• gravar uma novela de rádio.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham habilidade para escrever uma história que possa ser interpretada em forma de radionovela.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para começar a aula, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo e conversar informalmente sobre o que sabem sobre a radionovela. Em seguida, ele entregará um texto informativo e os alunos farão a leitura dele.


Novelas de Rádio

Pode até parecer uma época imemorial, mas até bem pouco tempo atrás, a televisão era apenas um sonho para a maioria das famílias de todo mundo que não cultivassem um patamar financeiro mais risonho. Entre as décadas de 40 e 50, o rádio era o meio de difusão mais popular entre todas as classes sociais nos mais diversos países e um dos meios de entretenimento mais famosos e hipnotizantes que ofereciam eram as radionovelas.

Mas, acredite; exatamente hoje, quando vivemos um momento histórico de constantes e frenéticas mudanças tecnológicas, as radionovelas estão silenciosamente planejando um renascimento. No Japão, por exemplo, alguns animes tem se transformado em narrações dramatizadas através dos chamados CD drama. No Haiti, em 2004, durante as recuperações da revolta que arrasou o país deixando milhares de mortos, a população se reunia para ouvir V.I.P., um seriado cujo mote principal eram jovens ricos atormentados por traições conjugais. Até o governo brasileiro vem se utilizando da antiga técnica: a Secretaria de Educação lançou em Outubro do ano passado uma série de radionovelas que esclarecem sobre os atuais males do trabalho escravo.

Disponível em http://blog.uncovering.org/archives/2008/09/novelas_de_radio.html#ixzz0ZmCb3Qbj

Em seguida, o professor deverá colocar a radionovela “A cartomante”, de Machado de Assis, disponível para download no site: http://revistapiaui.com.br/download.aspx  

Aulas 2 e 3


Para começar a aula, o professor deverá conversar com os alunos sobre a radionovela que ouviram na última aula. É importante que o professor fale com os alunos a respeito da importância dos efeitos sonoros na radionovela. Para isso, poderá selecionar alguns trechos e comentar com os alunos.
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos de 6 alunos. Depois de divididos, os alunos deverão criar uma história que será transformada em uma radionovela. É importante que o professor leia as histórias com os alunos e faça as correções necessárias para que o texto fique bom para ser transformado em radionovela.

Importante: A gravação da radionovela poderá ser feita fora da escola, como atividade em grupo ou na escola, no laboratório de informática.

Aula 4

Nessa aula, os alunos deverão apresentar a radionovela criada por eles.

Recursos Complementares

O professor poderá planejar outras atividades com a radionovela “Um homem célebre” também disponível para download no site: http://revistapiaui.com.br/download.aspx

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a boa interação nos grupos/duplas e o cumprimento das atividades propostas. A radionovela criada por eles também deverá ser avaliada em relação ao áudio, dicção, efeitos sonoros.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neusa Aparecida Portes, E.E.Padre August J.F.Stauder , São Paulo - disse:
    neusinhaportes@hotmail.com

    21/05/2015

    Cinco estrelas

    Começo agradecendo a equipe que nos oferece ajuda quando precisamos. Sou professora responsável pela nossa Sala de Leitura, da E.E. Padre August J.F. Stauder, Guarulhos. bairro Jardim Aracilia , propondo aos nossos alunos um trabalho rádio novela, mas não sabíamos como começar, agora janelas estão se abrindo . Obrigada.


  • Mônica Regina Lima, CEFTI PROF. DARCY ARAÚJO , Piauí - disse:
    educmonica@hotmail.com

    03/06/2010

    Cinco estrelas

    Como sou do tempo do início da televisão e final da radionovela, e no momento professora em busca de um bom projeto, de uma experiência para sala de aula com meus alunos, considero belíssima a idéia de reviver e criar com a nova geração, dentro da língua portuguesa, uma rádioaula. Parabéns Daniela Paula. Vou aproveitar sua idéia com a" Cartomante" de Machado.


  • suely santos, escola Celso Mariz , Paraíba - disse:
    elypaulasantos@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão é clara, concisa e objetiva que facilita a compreensão e torna-se mais acessível a prática em sala de aula, além de oferecer indicações para usar a prática pedagógica em qualquer série do ensino médio, não se restringindo apenas a uma modalidade de estudo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.