Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 1)

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar uma lista com diferentes jogos e brincadeiras populares;

Criar diferentes categorias para os jogos e brincadeiras populares listados;

Identificar espaços apropriados para a prática das brincadeiras na escola e no seu entorno ;

Participar das brincadeiras interagindo com diferentes grupos, respeitando as regras.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é a primeira aula de um plano de unidade que pretende resgatar e comparar jogos e brincadeiras tradicionais da infância. Neste sentido, realizaremos um mapeamento, junto aos alunos e aos pais dos alunos, de todos os jogos e as brincadeiras que eles conhecem e praticam. Esse mapeamento permitirá a problematização das aulas a partir de dois pontos: 1) explicitar a dinâmica da produção cultural dos jogos, comparando os jogos da geração anterior com os jogos realizados hoje pelas crianças; 2) entender quais são as características dos “jogos”.

As aulas serão tematizadas para que os alunos entendam os elementos caracterizadores do “jogo”. São eles: 1) tipos e formas de organização do espaço físico (flexíveis e variados); 2) variabilidade de nomes e regras de execução; 3) possibilidade de improvisação dos recursos materiais; 4) informalidade tática em função das habilidades, potencialidades e motivações dos executantes.

PRIMEIRA ATIVIDADE:

Inicialmente o professor deverá apresentar, de forma geral, os objetivos deste plano de unidade. Crie uma meta que será a elaboração de um grande livro pela turma. Um livro com todas as brincadeiras e jogos que eles conhecem. Esse livro terá dois capítulos: o primeiro com os jogos e as brincadeiras que os alunos conhecem, e o segundo com os jogos e as brincadeiras que os pais dos alunos conhecem.

A primeira parte da aula consistirá na elaboração de uma grande lista de jogos e brincadeiras que os alunos conhecem. Como estratégia metodológica, o professor utilizará a técnica do "brainstorming" (tempestade de idéias) com a pergunta: “Quem gostaria de falar o nome de uma brincadeira ou jogo para iniciarmos a nossa grande lista?”

Dica: Caso o professor atue em mais de uma turma da mesma série, poderá repetir a aula e certamente encontrará brincadeiras diferentes em cada turma. Compare as listas e estimule o encontro entre as turmas. Dessa forma, os alunos poderão ensinar, uns aos outros, brincadeiras e jogos que eles conhecem.

SEGUNDA ATIVIDADE:

O professor deverá listar (de preferência no quadro negro, para que todos possam ler) todas as brincadeiras destacadas pelos alunos. Quando as idéias se esgotarem, o professor irá propor um novo desafio. Nesse momento, os alunos deverão agrupar os diferentes jogos e brincadeiras que eles conhecem em grupos temáticos. Isso facilitará o entendimento da dinâmica dos jogos e brincadeiras e facilitará a futura escolha dos alunos no momento da experimentação dos jogos.

O agrupamento poderá ser realizado a partir de diferentes critérios, como por exemplo:
1) jogos competitivos e cooperativos;
2) jogos individuais e coletivos;
3) jogos que trabalhem diferentes habilidades motoras;
4) os materiais utilizados em cada brincadeira: bola, corda, bambolê, taco etc.

Observação: Permita que a turma escolha a sua forma de agrupar os jogos. Diante da opção, o professor poderá iniciar um debate com os temas que destaquei anteriormente. Por exemplo: o que esses jogos têm em comum? Quais as dificuldades envolvidas na sua prática? Qual o espaço na escola mais adequado para a prática de tais brincadeiras?

TERCEIRA ATIVIDADE:

A última atividade da aula será um mapeamento dos espaços mais adequados para a prática dos jogos listados. Muitas escolas contam com uma quadra de cimento ou outro piso para as atividades práticas nas aulas de educação física. Estimulo os professores a descobrirem, junto com os alunos, outros espaços que permitam a prática de jogos. Determinados jogos, como bolas de gude, demandam pisos diferentes da quadra de cimento. Explore, caso seja possível, os terrenos livres no entorno da escola para a prática dos jogos e brincadeiras listados.

Recursos Complementares

Não há recursos complementares nesse plano de aula.

Avaliação

Ao final da aula, o professor reunirá a turma e iniciará uma revisão das etapas:

1) Como vamos organizar o nosso livro de brincadeiras?

2) Quantas partes terá o nosso livro? Qual a diferença entre elas?

3) Quantas brincadeiras conseguimos listar na aula de hoje?

4) Quais os espaços na escola e no seu entorno vamos utilizar para os nossos jogos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.