Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 2)

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Tiago Lisboa Bartholo
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar jogos e brincadeiras populares para a prática nas aulas de educação física;

Identificar diferenças entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos;

Compreender os conceitos de cooperação e competição, a partir da experimentação dos jogos;

Propor mudanças nas regras do jogo, visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é a segunda aula de um plano de unidade que pretende resgatar e comparar jogos e brincadeiras tradicionais da infância. Neste sentido, realizaremos um mapeamento, junto aos alunos e aos pais dos alunos, de todos os jogos e as brincadeiras que eles conhecem e praticam. Esse mapeamento permitirá a problematização das aulas a partir de dois pontos: 1) explicitar a dinâmica da produção cultural dos jogos, comparando os jogos da geração anterior com os jogos realizados hoje pelas crianças; 2) entender quais são as características dos “jogos”.

Na primeira aula (Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações – Aula 1; ver: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=16051), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e as brincadeiras que eles conheciam. Nessa aula, o professor irá propor a experimentação de jogos que possuam características distintas, a saber, jogos cooperativos e jogos competitivos. Pretende-se debater a competitividade exacerbada em algumas atividades previstas em aulas de educação física, destacando que jogar “contra” implica necessariamente em jogar “com” alguém.

Dica: A atividade apresentada nesse plano de aula não considera que os jogos cooperativos são expressões mais relevantes que os jogos competitivos (esportivizados) ou vice-versa. Trata-se de tematizar esses diferentes “tipos” de jogos, na diversidade da cultura corporal das crianças e jovens, permitindo uma experimentação ampla. Nessa aula apresento jogos com características predominantes de cooperação ou competição.

Jogos com características cooperativas:

1) "Pique Bola na Mão": Trata-se de um pique ("pega-pega") que possui um pegador e uma bola salvadora. O objetivo é passar essa bola entre os alunos dificultando a ação do pegador. O objetivo da atividade é que os alunos cooperem entre si fazendo a bola chegar às mãos daqueles que estão em dificuldade. Inúmeras variações podem ser realizadas, aumentando o número de bolas ou ainda de pegadores. Discuta com os alunos, ao final da prática, as estratégias utilizadas durante o jogo e a importância da cooperação no grupo.

2) "Bola no lençol': O objetivo da brincadeira é impedir que a bola toque o solo. Os alunos divididos em grupos de 4 ou 5 cinco alunos deverão segurar as pontas de um lençol, de forma que sua superfície aumente. Os grupos deverão manter uma distancia entre si e deverão passar a bola de um lençol para o outro lançando a bola para o alto. Após a experimentação inicial, o professor deverá incluir mais bolas, lançando o desafio: cada lençol poderá receber apenas uma bola de cada vez. Os alunos devem ser capazes de cooperar, passando a bola entre os diferentes grupos sem deixar que ela toque o chão. Ao final da prática, discuta com os alunos as dificuldades coletivas para a concretização do objetivo: 1) como manter o lençol esticado? 2) como facilitar a recepção da bola pelo outro grupo? 3) como estabelecer uma ordem nos passes evitando que mais de uma bola seja recebida pelo mesmo grupo?

Jogos com características de competição:

1) “O queijo é meu”: O objetivo da brincadeira é acumular todas as bolas para a sua equipe. Divida a quadra em 4 espaços iguais. Cada um desses espaços será a “casa” de uma equipe (total 4 equipes). Cada equipe terá 6 integrantes que serão divididos em 2 funções: os “gatos” (4 alunos) deverão permanecer nas suas “casas” e passar o queijo (representado pela bola) impedindo que seja interceptado por jogadores das outras equipes; os “ratos” que terão liberdade para entrar nas outras “casas” e tentar pegar as bolas das outras equipes. Teremos, portando 4 bolas, 8 ratos (dois para cada equipe) e 16 gatos (quatro para cada equipe). O jogo termina quando uma eq uipe consegue ficar com todas as bolas (total 4 bolas). Os “gatos” deverão passar a bola entre si impedindo que os “ratos” das outras equipes consigam interceptar os passes.

O professor poderá aumentar o número de equipes e alterar o número de “ratos” e “gatos” em cada equipe, dependendo da idade dos participantes e do domínio das regras que eles apresentam.

Observação: Esse jogo foi construído por alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ, como parte de uma das avaliações bimestrais do ano de 2007.

Recursos Complementares

Não há recursos complementares nesse plano de aula.

Avaliação

Ao final da aula, o professor reunirá os alunos e iniciará uma revisão das etapas:

1) Quais foram os jogos realizados na aula de hoje?

2) Quais diferenças foram observadas nas atividades em relação aos objetivos dos grupos que as praticaram?

3) Quem venceu os jogos nas primeiras duas atividades? Quem venceu na terceira atividade?

4) O que é cooperação e competição? Como podemos percebê-las durante a prática dos jogos realizados?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DOMINGOS, ESCOLA DOM JOÃO VI , Pará - disse:
    domingosdenazare@gmail.com

    16/02/2014

    Cinco estrelas

    GOSTEI POR SER ATIVIDADES SIMPLES QUE EXIGEM O MÍNIMO DE MATERIAL, PODENDO, PORTANTO, SER DESENVOLVIDA EM QUALQUER ESCOLA PÚBLICA. PARABÉNS!


  • gabriela lima dos santos, amei , São Paulo - disse:
    GABIAMAISLINDADOBRASIL@HOTMAIL.COM

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    amei todas as novidades de jogos e tambem pq vcs mi deram a resposta pq eu estava fazendo 1 trabalho de jogos competitivos e cooperativos valeu pela ajuda e muito obrigado bay aby bjs


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.