17/12/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
• Conhecer os representantes do Reino Fungi bem como suas principais características, classificação, modo de vida e seus benefícios para o homem;
• Apreciar a vida em sua diversidade;
• Valorizar a proteção das diferentes formas de vida;
• Valorizar a observação como importante meio para obter informações.
Para realização desta aula será necessário que os alunos conheçam a diversidade e a importância da classificação dos seres vivos. E ainda, que reconheçam que os seres vivos possuem semelhanças e diferenças que o fazem ser classificados em reinos.
Deverão também conhecer as interações existentes entres os seres vivos e também saber diferenciar seres unicelulares e pluricelulares, autotrótofos e heterótrofos, procariontes e eucariontes.
Estratégias e recursos para a aula:
• Aula interativa;
• Sala de aula ampla; uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
Motivação: Conhecendo o mundo dos fungos
Professor/a, como início da atividade sugerimos que faça para os/as alunos/as a seguinte problematização:
Em seguida, solicite que os alunos formulem hipóteses acerca de tal questionamento.
Após esse momento apresente o vídeo (Figura 1), com duração de seis minutos e cinquenta e seis segundos, intitulado "Fungos" - filme BBC. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OE7YrqtR_Gw
Figura 1: Imagens do filme "Fungos"
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OE7YrqtR_Gw
Com a exibição do filme, o/a professor/a perguntará aos/as alunos/as se ainda permanecem com as mesmas hipóteses construídas inicialmente. Peça para que os/as alunos/as expressem oralmente suas suposições.
Atividade 1: Desenvolvendo a receita de pão
Nessa primeira parte da aula o professor poderá preparar juntamente com seus alunos uma receita de pão (abaixo segue a receita):
Ingredientes:
2 copos de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
½ copo de óleo de milho
60 gramas de fermento.
Modo de preparo:
Atenção professor/a:
Enquanto a massa cresce o professor poderá começar a abordar as características do Reino Fungi como: se são organismos procariontes ou eucariontes; pluricelulares e/ou unicelulares; se são autotrótofos ou heterótrofos; quais são os principais representantes do reino; do que se alimentam; qual característica os fizeram ser retirados do Reino das Plantas.
Dicas:
• O que está acontecendo com a massa?
• Por que ela está crescendo?
• Todos os fungos podem ser ingeridos com segurança?
• Além da produção do pão, para que outra finalidade o ser humano utiliza o fermento biológico?
• Por que se usa fermento biológico na produção do pão?
• Além do pão, quais outros exemplos de produtos alimentícios que sejam produzidos com auxílio de fungos?
Atividade 2: Entendendo a diversidade dos cin co reinos
O professor juntamente com seus alunos poderá montar um quadro comparativo dos reinos existentes, permitindo com isso que o aluno perceba as diferenças e semelhanças entre os diferentes reinos. Esse quadro poderá ser construído deste o estudo do primeiro reino possibilitando que os alunos percebam a evolução nas características.
Características/Reinos | UNICELULARES OU PLURICELULARES | EUCARIONTES OU PROCARIONTES | AUTÓTROFOS OU HETERÓTROFOS | REPRODUÇÃO SEXUADA OU ASSEXUADA | REPRESENTANTES |
MONERA | |||||
PROTISTA | |||||
FUNGO | |||||
PLANTAS | |||||
ANIMAIS |
Atividade 3: Diversidade da vida dos fungos
Para que os alunos percebam a diversidade de fungos existentes o professor poderá montar pranchas ou mesmo apresentações em slides das diferentes formas de fungos. Abaixo segue exemplo de prancha:
Prancha 1: Ascomicetos
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/imagens/fungos-16.jpg
Prancha 2: Basidiomicetos
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f7/Amanita_caesarea.JPG/150px-Amanita_caesarea.JPG
Prancha 3: Zigomicetos
Disponível em: http://recursos.pnte.cfnavarra.es/~xarrizib/imagenes/zigomicetos.jpg
Atividade 4: Finalizando...
Agora que os alunos já conheceram as características principais dos fungos, seus representantes, suas classificações e os modos de vida poderão rediscutir a receita do pão formulando hipóteses para explicar o que acontece com a massa. Além disso, o professor poderá apresentar outros benefícios trazidos pelos fungos para o homem.
Sugestões de para trabalho interdisciplinar:
Língua Portuguesa: o professor poderá trabalhar juntamente com o/a professor/a de Ciências interpretações de textos que envolvam o Reino Fungi e também a elaboração do texto final que os alunos deverão fazer.
Matemática: o professor poderá trabalhar juntamente com o/a professor/a de Ciências as medidas que serão realizadas para a receita de pão.
Sugestões de sites para o conteúdo: • Biologia: O conhecimento da vida. Estudos dos fungos –
http://www.estudanet.hpg.ig.com.br/fungos1.htm
• Invivo: Veja o Vivo – Eca! O fermento é um fungo.
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=819&sid=2
Links que poderão auxiliar o/a professor/a e o/a aluno/a:
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor será responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Poderá ser avaliado também as anotações que os alunos farão durante as aulas. Para isso, indicamos alguns critérios:
Depois de finalizar todo o conteúdo dos Reino Fungi o professor poderá solicitar que os alunos escrevam com suas palavras um pequeno texto relatando o que foi discutido nas aulas.
Lembre-se:
O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática em questão.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2010
Três estrelasGostei muito do conteúdo, é bem apropriado, obridada.