Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 3)

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar uma lista, com auxílio dos pais dos alunos, de jogos e brincadeiras populares;

Identificar diferenças entre os jogos praticados pelos jovens na atualidade e os jogos da geração dos seus pais;

Compreender o conceito de jogo e suas principais características;

Participar das brincadeiras interagindo com diferentes grupos e respeitando as regras.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é a terceira aula de um plano de unidade que pretende resgatar e comparar jogos e brincadeiras tradicionais da infância. Neste sentido, realizaremos um mapeamento, junto aos alunos e aos pais dos alunos, de todos os jogos e as brincadeiras que eles conhecem e praticam. Esse mapeamento permitirá a problematização das aulas a partir de dois pontos: 1) explicitar a dinâmica da produção cultural dos jogos, comparando os jogos da geração anterior com os jogos realizados hoje pelas crianças; 2) entender quais são as características dos “jogos”.

Na primeira aula (Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações – Aula 1; ver: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=16051), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e as brincadeiras que eles conheciam.

Nessa aula, os alunos apresentarão para os colegas de classe os resultados da entrevista realizada em casa com seus pais ou responsáveis. O objetivo é descobrir quais eram os jogos que seus pais gostavam de brincar na infância. Cada aluno deverá entrevistar 2 adultos (o pai e a mãe; a mãe e o avô etc.) A entrevista deverá conter algumas perguntas chaves:

1) o nome do jogo ou brincadeira;

2) a descrição detalhada das regras e forma de funcionamento;

3) os locais em que esses jogos eram realizados;

4) os materiais necessários para a prática do jogo;

5) Qual o interesse desse jogo? Por que ele é divertido?

A entrevista será uma tarefa de casa e poderá ser objeto de avaliação por parte do professor. Na primeira atividade da aula, cada aluno apresentará um jogo pesquisado. O professor deverá escrever o nome do jogo ao lado e poderá agrupar os diferentes jogos em categorias.

Dica: Para obter informações sobre diferentes possibilidades de agrupamento dos jogos, acessar o plano de aula disponível no Portal do Professor: “Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações – Aula 1”.

No momento da apresentação, o professor deverá explorar alguns pontos importantes:

1) observar jogos que os pais praticavam e que não existem mais;

2) jogos que possuem as mesmas regras, porém apresentam nomes diferentes;

3) jogos que são semelhantes, porém apresentam adaptações nas regras ou nos materiais necessários.

Explore com os alunos os motivos dessas diferenças. Por que os jogos apresentam diferenças nas suas regras? Na opinião de vocês, por que alguns jogos destacados por seus pais não existem mais? Como surge um novo jogo?

Esse debate será fundamental para a compreensão do conceito de “jogo”. Terminado esse momento, o professor deverá propor a escolha de três jogos para sua prática nas aulas de educação física. Para a prática do jogo, as regras deverão ser lidas mais uma vez, a fim de permitir que todos fa turma se apropriem das novas regras.

Dica: Caro professor, sugiro a construção de brinquedos pelos jovens como possível desdobramento desse plano de unidade. Inclua no seu planejamento o resgate e a construção de brinquedos antigos. Atualmente, em grandes centros urbanos, muitas crianças nunca construíram e empinaram uma “pipa” (ou “papagaio”); não sabem o que é um carrinho de rolimã; nunca brincaram de pião ou do “jogo de taco”. A pesquisa desses jogos e brinquedos antigos pode ser um grande projeto de pesquisa para as aulas de educação física.

Recursos Complementares

Caro professor, indico os sites para informações adicionais sobre o conteúdo:

http://www.museudosbrinquedos.org.br/

http://www.jogos.antigos.nom.br/

Avaliação

Ao final da aula, o professor realizará algumas perguntas:

1) Quais os jogos, apresentados na aula de hoje, eram desconhecidos por vocês?

2) Quais as diferenças observadas em relação ao local para a prática dos jogos e brincadeiras na época dos pais de vocês e atualmente?

3) Quais materiais utilizados nas brincadeiras vocês desconheciam?

4) Quais características são comuns a todos os jogos que praticamos até o momento?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maiara, maiara , Bahia - disse:
    maiarameira@hotmail.com

    31/08/2010

    Cinco estrelas

    eh ecelente amei continue assim trazendos boas opinioes pra nos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.