16/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Comparar os jogos e brincadeiras populares da atualidade com os jogos e brincadeiras antigos;
Participar das brincadeiras interagindo com diferentes grupos e respeitando as regras;
Elaborar um grande painel com o nome e desenhos de todas as brincadeiras e jogos populares descritos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa é a quarta aula de um plano de unidade que pretende resgatar e comparar jogos e brincadeiras tradicionais da infância. Neste sentido, realizaremos um mapeamento, junto aos alunos e aos pais dos alunos, de todos os jogos e as brincadeiras que eles conhecem e praticam. Esse mapeamento permitirá a problematização das aulas a partir de dois pontos: 1) explicitar a dinâmica da produção cultural dos jogos, comparando os jogos da geração anterior com os jogos realizados hoje pelas crianças; 2) entender quais são as características dos “jogos”.
Na primeira aula (Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações – Aula 1; ver: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=16051), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e as brincadeiras que eles conheciam. Na terceira aula (Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações – Aula 3; ver: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=16054), os alunos realizaram entrevistas com seus pais e elaboraram uma grande lista com os jogos e brincadeiras da outra geração.
A primeira atividade dessa aula será a comparação entre as duas listas. A proposta é realizar um grande painel que deverá destacar:
1) nome dos jogos;
2) suas principais regras;
3) fotos ilustrativas (que podem ser feitas nas próprias aulas de educação física);
4) materiais utilizados nas brincadeiras.
Dica: A construção do painel certamente demandará muito tempo. Essa atividade poderá ser uma avaliação final do plano de unidade. A cada aula, o professor poderá destinar um tempo (10 ou 15 minutos) para a confecção do painel. Ele poderá ser apresentado em uma feira de ciências da escola ou ainda ficar exposto nos corredores da escola, servindo de material de apoio para outras turmas da escola.
A segunda atividade da aula será a realização de duas brincadeiras: 1) uma da lista confeccionada pelos alunos e 2) outra da lista feita com os jogos dos pais e responsáveis. Como sugestão de atividade, apresento duas brincadeiras que trabalham a técnica da rebatida, respectivamente o “Jogo de Taco” e o "Frescobol".
Jogo de Taco: Trata-se de uma brincadeira cujo objetivo é derrubar a base da equipe adversária sem permitir que ela rebata a bola. Essa atividade apresenta inúmeras variações, dependendo da região do país ou mesmo do local praticado. Estimule os alunos a experimentarem, ou mesmo criarem, novas regras para o jogo. Para praticar são necessários dois tacos de madeira, uma bola de tênis ou similar de borracha e duas latinhas de tênis ou latas de refrigerante 600ml (algumas pessoas usam 3 gravetos formando triângulos com eles). Para obter as regras detalhadas, acessar o site:
http://www.jogos.antigos.nom.br/tacos.asp
Jogo Frescobol: Trata-se de um jogo muito praticado nas praias do litoral brasileiro. Há federações no Brasil que objetivam esportivizar o jogo, criando regras universais, materiais específicos e competições. Nessa atividade, o "frescobol" será apresentado como jogo, que permite a adaptação de materiais (raquete e bola) e o espaço (quadra de esportes ou outro espaço livre). O objetivo consiste em manter a bola o maior tempo possível no ar (sem tocar o chão). A atividade terá uma característica marcadamente cooperativa, ou seja, cada jogador da dupla, do trio ou do grupo de quatro, deverá cooperar com seus colegas para que o objetivo comum seja alcançado. A distância entre os jogadores será decidida pelos próprios participantes – quanto mais próximo os jogadores ficarem, mais fácil será a troca de rebatidas.
Principais regras sobre o Jogo de Taco:
http://www.jogos.antigos.nom.br/tacos.asp
Principais regras do Frescobol:
http://frescobol.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frescobol
Vídeos sobre o Jogo de Taco:
http://www.youtube.com/watch?v=Xus2TTuvvwQ
http://www.youtube.com/watch?v=yxRvxfnxjsM
Vídeo sobre o Jogo de Frescobol:
http://www.youtube.com/watch?v=klX4d7tsG3E
A avaliação poderá ser a confecção do painel iniciado na aula, o qual deverá ser finalizado no próximo encontro. Ao final da aula, o professor deverá indagar os alunos sobre as características dos jogos praticados:
1) Quais as principais regras dos dois jogos praticados?
2) Esses jogos recebem nomes diferentes dependendo do grupo que o pratica?
3) Como podemos adaptar os materiais para praticar o taco e o frescobol na escola?
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2012
Cinco estrelaseu queria saber quais soa os nomes dos jogos populares?por favor me respondam o mais rapido possivel, eu ppreciso entregar quinta feira RESPOSTA:
23/09/2011
Três estrelasqueria saber os nome do jogos populares e sobre ele