Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


De quem será este sapatinho?

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar o objeto apresentado (sapatinho) ao conto de Cinderela.
- Ouvir e interpretar oralmente a história.
- Comparar a história ouvida ao filme ou a outra versão de Cinderela.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

- sapatinho modelo da Cinderela
- livro: Contos de Grimm, Cinderela. Ed. Ática.
- DVD com o filme da Cinderela de Walt Disney
- folha pautada

Trazer para a sala um sapatinho que poderá ser tipo o das princesas que é vendido como acessório em lojas de brinquedos infantis, ou improvisar um sapato dourado, estilo “scarpin” ou sapatilha de adulto. Há um porta-celular de acrílico transparente que tem a forma de um sapatinho de cristal, que também poderia ser usado na brincadeira.
Desafiar o grupo, perguntando:
- De quem será esse sapatinho?

Ouvir as hipóteses apresentadas pelos alunos para a dona do sapatinho.
Possivelmente os alunos associarão à Cinderela. Caso isto não aconteça, facilitar a identificação, com algumas dicas como por exemplo: esse sapatinho pertence a uma princesa que o deixou cair, quando saía correndo à meia-noite do baile.
Depois da brincadeira do sapatinho, o professor deverá ler o livro de Cinderela (versão dos Irmãos Grimm) para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.

A versão dos Grimm costuma causar espanto nos alunos, exatamente pelo final que é assustador, quando cada irmã de Cinderela vai experimentar o sapatinho e a mãe, madrasta de Cinderela, aconselha uma a cortar o dedo e a outra o calcanhar. As irmãs também acabam tendo um fim trágico, quando no dia do casamento de Cinderela com o príncipe, têm a vista perfurada por um pombo e terminam cegas.
Nesta versão, chama atenção o fato das irmãs não serem feias, mas as duas aparentemente são belas por fora e muito ruins e horrorosas por dentro.
O professor poderá abordar a questão da beleza interior, quando em seguida for trabalhar com a interpretação da história.
Este conto, diferente da história que as crianças normalmente conhecem da Cinderela, fala de um baile que dura três dias.
Será interessante o professor levantar o conhecimento que os alunos têm sobre este conto.
Uma sugestão seria passar o filme da Cinderela (duração: 75 minutos) ou antes, ou depois de ler esta versão da história. Para isto acontecer, precisaria usar mais tempos de aula.
Ainda poderá ler outro livro que traga uma versão equivalente ao filme, para depois poder comparar as duas versões da história de Cinderela, o que há de comum e diferente entre as narrativas.
Relacionando as histórias, poderiam perceber que na versão dos Irmãos Grimm, não há fada madrinha, mas há a árvore aveleira que tem o poder mágico de arrumar roupas cada vez mais belas para Cinderela ir ao baile, a cada dia.
A imagem tão difundida do sapatinho de cristal de Cinderela, aparece como uma sapatilha dourada na história dos Grimm.
Ainda tratando desta história, no último dia do baile, o príncipe passa piche na escada, o que faz com que Cinderela à meia-noite quando sai correndo, deixe escapar um sapatinho. O príncipe vai atrás da dona do sapatinho até chegar à noiva certa que era Cinderela.
Algumas frases ditas na história chamam atenção dos alunos, como a que o príncipe fala com ar de posse, cada vez que alguém se aproxima de Cinderela no baile convidando-a para dançar: “- Ela é minha dama.”
Os versos que Cinderela recita aos pássaros: “- Mansas pombinhas e rolinhas! Passarinhos do céu inteiro! Venham me ajudar a catar lentilhas! As boas vão para o tacho ! As ruins para o seu papo!"

A fala de Cinderela para a árvore mágica, pedindo vestidos, a cada dia do baile:
“- Balance e se agite, árvore adorada, cubra-me toda de ouro e prata.”

Por último, a canção das pombinhas alertando, duas vezes seguidas, ao príncipe sob re a noiva que não era certa, quando galopava com cada irmã de Cinderela:
“- Olhe para trás! Olhe para trás! Há sangue no sapato, que é pequeno demais! Não é a noiva certa que vai sentada atrás!”

E finalmente, quando está na companhia de Cinderela:
“- Olhe para trás ! Olhe para trás! Não há sangue no sapato que serviu bem demais! Essa é a noiva certa. Pode ir em paz!”

Depois de ler a história, outra sugestão para o professor também seria a de propor à turma, recontar esta versão da história. É incrível como os alunos se entusiasmam com esta atividade e tendem a fazê-la contando detalhes da história lida.
Tivemos a experiência de realizar esta proposta com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Inicial e o retorno foi gratificante, com alguns alunos apresentando até três páginas de texto escrito, incluindo as passagens com as falas dos personagens que foram significativas para eles, como as descritas acima.

Recursos Complementares

- Veja o conto de Cinderela apresentado em:

http://www.contandohistoria.com/cinderela.htm

- Veja curiosidades sobre o conto de Cinderela em:

http://www.animatoons.com.br/movies/cinderella/curiosidades.php

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a brincadeira do sapatinho, a leitura e a interpretação oral da história.
Trabalhando com outra versão da história de Cinderela, observar como os alunos estabelecem a comparação entre as duas versões do conto.
Se utilizar a estratégia de recontar a história, avaliar a produção escrita dos alunos, priorizando a criatividade no desenvolvimento do texto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.