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Destilar é extrair virtudes

 

07/04/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o que é destilação simples; Investigar o que é destilar; Desenvolver e investigar experimentos.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Separação de misturas.
Estratégias e recursos da aula

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No passado a química sempre fora vista como uma ciência impregnada por uma nuvem de mistérios, quase inacessível e incompreensível aos homens menos cultos. O simples ato de destilar uma substância nem sempre era compreendido e questionamentos como: destilar é uma arte? como ocorre a destilação simples? pairavam no ar.

Professor  converse com a turma, apresente a imagem abaixo, procure com que se imaginem na Idade Média atuando como químicos pergunte-lhe como fariam a destilação das substâncias utilizando os recursos da época. Depois de ouví-los motive-os à que façam a leitura do texto "Destilação: a arte de extrair virtudes" que está disponível no link: www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/pdf/n04/historia.pdf

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Para que a turma compreenda o processo da destilação proponha que desenvolvam o experimento. A medida que praticam, faça as indagação apresentadas no questionário e peça que anotem as observações.

EXPERIMENTO: DESTILAÇÃO SIMPLES

Objetivo: separar as misturas homogêneas líquido-sólido.

Material: Balão de destilação, tripé, pérolas de vidro, erlenmeyer, Béquer de 100ml, pisseta, colher de medida, lamparina, funil analítico, rolha com furo, tubo de latex, tela metálica, termômetro, proveta de 50 ml.

Reagentes: 100ml solução de sulfato de cobre (CuSO4 - 5H2O),  50 ml de água destilada.

Procedimentos

a) Instale a aparelhagem para a execução da destilação simples utilizando os materiais relacionados acima;
b) Com o funil analítico e a proveta, coloque aproximadamente 100ml de uma solução de CuSO4 - 5H2O no balão de fundo chato;
c) Para evitar superaquecimento, coloque dentro da solução algumas pérolas de vidro;
d) Aqueça lentamente;
e) Abra com cuidado a entrada de água do condensador;
f) Anote a temperatura no início da ebulição e também no término;
g) Observe que, quando a solução atinge o ponto de ebulição, a água passa para o estado gasoso e vai para o condensador, onde volta ao estado líquido;
h) Verifique ainda se, no final da destilação, você obteve mesmo sulfato de cobre no balão e água destilada no erlenmeyer.
 

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Solicite à turma que elaborem o relatório a partir do modelo disponível no link:< www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >, que anotem as observações oriundas dos questionamentos e depois publiquem o relatório no blog no endereço: <www.blogger.com/start>. 

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Para a próxima aula proponha que tragam os materiais: 1 lâmpada, 1 Bocal de lâmpada, 40 cm de manqueira, 1 grafafa pet de 2 litro, 1 lata com álcool, 1 pedaço de pano, 26 cm de cabo de vassoura, 40 cm de arrame recozido e construam um destilador a partir da sucata.

Recursos Complementares
Neste endereço você poderá acessar o OAC Matéria e sua Natureza para saber mais sobre Destilação. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/apc/apc_home.php?cod=1596&PHPSESSID=2009012720284385; Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996; Artigo sobre a utilização de indicadores naturais para determinação de ph de substâncias; http://www.qmc.ufsc.br/qmc5230/aula02/destsimples.html; http://www.qmc.ufsc.br/qmc5230/aula02/aula02_01.html; http://www.infoescola.com/quimica/destilacao-simples/; http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm#destila; http://www.poli.usp.br/p/luiz.terron/destilacao/0_varios/index_0.html; http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/historia.pdf; http://www.terravista.pt/mussulo/2005/Espvinagre_p.htm; http://orbita.starmedia.com/rubellus_petrinus/destoleos-p.htm; http://pwp.netcabo.pt/r.petrinus/calc-destvitr-.htm; http://www.geocities.com/flordepessegueiro/html/quimica/paracelso.htm; http://www.geocities.com/SoHo/Lofts/7222/para.htm; http://openlink.br.inter.net/jctyll; http://www.youtube.com/watch?v=IjYEST7XUlo.
Avaliação
Esta aula poderá ser avaliada a partir da entrega do relatório sobre o experimento Os estudantes poderão ser avaliados de acordo com o interesse na aula, participação, dedicação, empenho no desenvolvimento do experimentos, colaboração com o grupo; utilização de linguagem clara, erros gramaticais, definição de conceitos teóricos e científicos, capacidade de síntese da informação, clareza na exposição dos relatos, e criatividade. Para fundamentação sugerimos o texto da Professora Clarilza Prado de Souza da PUC/SP . É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes.
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