07/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
No passado a química sempre fora vista como uma ciência impregnada por uma nuvem de mistérios, quase inacessível e incompreensível aos homens menos cultos. O simples ato de destilar uma substância nem sempre era compreendido e questionamentos como: destilar é uma arte? como ocorre a destilação simples? pairavam no ar.
Professor converse com a turma, apresente a imagem abaixo, procure com que se imaginem na Idade Média atuando como químicos pergunte-lhe como fariam a destilação das substâncias utilizando os recursos da época. Depois de ouví-los motive-os à que façam a leitura do texto "Destilação: a arte de extrair virtudes" que está disponível no link: www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/pdf/n04/historia.pdf
Para que a turma compreenda o processo da destilação proponha que desenvolvam o experimento. A medida que praticam, faça as indagação apresentadas no questionário e peça que anotem as observações.
EXPERIMENTO: DESTILAÇÃO SIMPLES
Objetivo: separar as misturas homogêneas líquido-sólido.
Material: Balão de destilação, tripé, pérolas de vidro, erlenmeyer, Béquer de 100ml, pisseta, colher de medida, lamparina, funil analítico, rolha com furo, tubo de latex, tela metálica, termômetro, proveta de 50 ml.
Reagentes: 100ml solução de sulfato de cobre (CuSO4 - 5H2O), 50 ml de água destilada.
Procedimentos
a) Instale a aparelhagem para a execução da destilação simples utilizando os materiais relacionados acima;
b) Com o funil analítico e a proveta, coloque aproximadamente 100ml de uma solução de CuSO4 - 5H2O no balão de fundo chato;
c) Para evitar superaquecimento, coloque dentro da solução algumas pérolas de vidro;
d) Aqueça lentamente;
e) Abra com cuidado a entrada de água do condensador;
f) Anote a temperatura no início da ebulição e também no término;
g) Observe que, quando a solução atinge o ponto de ebulição, a água passa para o estado gasoso e vai para o condensador, onde volta ao estado líquido;
h) Verifique ainda se, no final da destilação, você obteve mesmo sulfato de cobre no balão e água destilada no erlenmeyer.
Solicite à turma que elaborem o relatório a partir do modelo disponível no link:< www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >, que anotem as observações oriundas dos questionamentos e depois publiquem o relatório no blog no endereço: <www.blogger.com/start>.
Para a próxima aula proponha que tragam os materiais: 1 lâmpada, 1 Bocal de lâmpada, 40 cm de manqueira, 1 grafafa pet de 2 litro, 1 lata com álcool, 1 pedaço de pano, 26 cm de cabo de vassoura, 40 cm de arrame recozido e construam um destilador a partir da sucata.
Cinco estrelas 2 classificações
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05/09/2012
Cinco estrelasgostei,e bastante interessante
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom