17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
- Escrever palavras e frases simples
- Levantar e confirmar ou não hipótese sobre a escrita de palavras e frases
- Escrever frases simples
- Localizar-se temporalmente (dias e meses do ano)
Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já estejam conhecendo as letras do alfabeto.
Professor, inicie sua aula com uma brincadeira: a brincadeira de forca. Se você ou seus alunos não conhecerem essa brincadeira leia a explicação abaixo:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_forca
Aproveite o texto acima e durante a leitura faça uma pequena exploração desse gênero textual que é o instrucional. Pergunte se já leram esse tipo de texto antes, onde ele é encontrado e pra que serve.
Inspirada nessa forma de brincar você poderá criar uma outra forma em que toda a turma se envolva nesse desafio de descobrir palavras pensadas por você. Nessa brincadeira eles estarão levantando hipoteses sobre a escrita de palavras.
Além disso, aprenderão, por exemplo a respeito da “Localização temporal”, ou seja, a sequência dos dias da semana e do do mês em que estão. Essa é uma das temáticas que podem ser exploradas nesse tipo de atividade.
Imagem elaborada pela autora
Fonte: Arquivo pessoal da autora
Faça no quadro negro um número de traços correspondentes ao número de letras da palavra quer você quer que seja adivinhada pela turma.
Solicite aos alunos que copiem no caderno. Assim, poderão fazer um controle mais próximo da evolução escrita da palavra. Além disso, desenvolverão a idéia de que as letras representam um valor sonoro que deve obedecer a uma ordem na escrita da palavra.
Combine com a turma que cada aluno irá dizer uma letra. Assim, um de cada vez, arriscará uma letra e terá a sua hipótese comprovada ou não.
Escreva as letras que não couberem na palavra ao lado da forca para que essas não sejam repetidas, isso orientará as crianças nas escolhas subsequentes.
Faça isso com mais algumas palavras deixando as primeiras escritas no quadro-negro. Após a escrita de várias palavras solicite que formem frases que contenham uma ou mais palavras escritas no quadro. Oriente-os para que essas frases tenham sentido, ou seja, que digam coisas que todos possam entender. Para que eles percebam melhor o conceito de frase, professor, você poderá, antes da escrita, solicitar que façam frases, oralmente, usando as palavras da forca. A partir das frases que forem faladas, discuta com eles o sentido e a coerência das relações que fizeram entre as palavras ao criarem as frases.
Vejam o exemplo a seguir:
Imagem elaborada pela autora
Fonte: Arquivo pessoal da autora
Após a escrita das frases solicite alguns alunos que escrevam e/ou as leiam em voz alta para a turma, discutindo sua propriedade. Professor, você poderá repetir essa atividade várias vezes durante o ano, com variação das palavras propostas, de acordo com os conteúdos e temáticas em questão.
Existem na internet vários sites com jogos de forca em que você professor pode se inspirar. Veja alguns deles:
http://jogos.uol.com.br/jogosonline/forca/
http://www.somatematica.com.br/cgi-bin/forca.cgi
No decorrer dessas aulas observe o crescimento dos alunos em relação a:
- escrita de palavras;
- escrita de frases simples;
- localização temporal.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é bem divertida e proporciona aos alunos a oportunidade de aprender a grafar as palavras de forma correta e a deselvolver a rapidez de pensamento.