Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS ETAPAS DA VIDA

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sara Villas, Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a respeito das etapas da vida dos homens e suas especificidades.
  • Aprender noções básicas sobre passado, presente e futuro.
  • Refletir sobre o que é memória.
  • Aprender o que é um curta-metragem, atores e personagens.
  • Ler e compreender a letra de uma música
  • Escutar, cantar e analisar os ritmos e significados de uma música.
  • Estabelecer relações entre letra de música-representação teatral.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Para executar essa aula você precisará de:

Computador com acesso à internet para reprodução do curta-metragem “Esboço para Fotografia”. Acesse o curta pelo site: http://www.portacurtas.com.br/busca.asp


Letra da música “Eu era assim” de Bia Bedran. Acesse a letra pelo site: http://letras.terra.com.br/bia-bedran/856089/

Atividade 1- Assistindo e compreendendo um curta-metragem (1 aula)

O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos compreendam quais são as etapas da vida dos homens e as noções primárias sobre passado, presente e futuro e memória. Para isso ofereceremos dois recursos didáticos: um curta metragem e uma música-brincadeira.
Inicie a aula com uma conversa sobre o que é curta-metragem. Explique que é semelhante a um filme, mas que tem uma duração pequena, que pode variar de 1 a aproximadamente 30 minutos.
Conte que irão assistir a um curta de 15 minutos chamado “Esboço para fotografia”, que fala sobre as reflexões de um homem sobre a sua própria vida em diferentes etapas da vida.
Apresente aos alunos o curta metragem “Esboço para fotografia”

Imagem do curta "Esboço para Fotografia" retirado do site

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=5637&Exib=1


ESBOÇO PARA FOTOGRAFIA
Gênero: Ficção
Diretor Bruno Carneiro
Elenco Eucir de Souza, Gustavo Costa, Henrique Rabelo, João Paulo Zucatelli, Joca Andreazza, Natan Akos, Renato Dobal, Rurik Gunnar, Samuel Andrade
Ano 2008
Duração 15 min
Cor Colorido
País Brasil
Local de Produção: SP
Sinopse: Quando eu tinha seis anos, vi um homem bem velho andando devagar. Nesse dia, fiquei pensando o que aconteceria se eu ficasse velho muito rápido, quase sem perceber.

Em seguida promova uma discussão sobre o assunto, a partir das seguintes questões norteadoras (sugestões):
• Qual é o assunto do filme?
• Quantas e quais etapas da vida do personagem estão retratadas no filme?
• No início do filme uma criança diz que “viu um homem bem velho andando devagar e ficou imaginando como seria se ele ficasse velho muito rápido, quase sem perceber”. Vocês acham que é possível acelerar o tempo e ficar velho de uma hora pra outra? E voltar atrás, é possível?
• Quando o personagem era criança ele “achava que quando as pessoas ficavam velhas elas esqueciam de tudo”. E vocês o que acham sobre isso?
• Vocês já se imaginaram velho? Daqui quantos anos estarão velhos?
• Quais são os nomes que damos para as diferentes etapas da vida?
• Qual é a diferença entre passado, presente e futuro?

Além de questionar, junto aos alunos, a respeito do conteúdo do filme você pode também chamar a atenção para alguns aspectos que podem ter passado despercebidos, como por exemplo:

  • O senhor que a criança “vê andando lentamente” no início do filme é ele mesmo, 70 anos mais velho: questione sobre a veracidade e possibilidade dessa cena acontecer na realidade.
  • No início do curta, na feira de antiguidades, há um senhor (que é o personagem velho) está vendendo máquinas fotográficas antigas, que são as mesmas utilizadas para guardar as lembranças.
  • Durante o debate promova a discussão presente no filme sobre memória e formas de se guardar as lembranças (no caso do filme, através de fotografias) e lembranças.
  • Faça uma reflexão sobre o título do curta “Esboço para fotografia” (que tem um significado difícil mas possível de ser analisado)
  • Chame a at enção para o fato de que o personagem é o mesmo do início ao fim e que quem muda são os atores que o representa.
  • Chame a atenção para as mudanças que ocorrem no corpo e na voz dos homens ao longo da vida (crescimento físico, aparecimento de barba, cabelos brancos, calvície, rugas, etc.)

Atividade 2 – Revendo o curta e sistematizando as etapas da vida (2 aul as)

Passe o curta novamente e peça para que os alunos observem todas as etapas vividas pelo personagem, imaginando quantos anos ele tem nelas, qual o nome da etapa e as características principais de cada uma delas. (são 8 atores diferentes que interpretam o personagem nas seguintes idades: 6 anos/ 11 anos/ 16 anos/ 25 anos/ 36 anos/ 45 anos/ 68 anos e 75 anos – tem essas informações, inclusive com o nome dos atores de cada uma das etapas nos créditos finais do filme)

Em seguida pergunte novamente aos alunos quantas etapas são retratadas no curta e escreva no quadro, a partir de discussão coletiva e de modo esquemático através de uma tabela, quais são essas etapas, quantos anos aproximadamente ele tinha em cada uma e quais os nomes que damos as etapas (provavelmente surgirão diferentes nomes para as etapas, é interessante que todos eles sejam registrados, ainda que alguns tratem do mesmo período: infância/ criança/ pré-adolescente/ adolescente/ mocinha/ adulto/ pais/ velho/ idoso/gaga/ entre outros). Coloque todos esse nomes no quadro e procure organiza-los cronologicamente. Procure listar algumas palavras que eles associam a cada uma das etapas: (brincar/ estudar/ namorar/ trabalhar/ e assim por diante).

Atividade 3- Ouvindo e brincando com uma música. (2 aulas)

Após ter visto e analisado o curta, e dando continuidade ao tema das etapas da vida, inicie esse momento dizendo que farão uma brincadeira com uma música que trata do mesmo assunto do filme.
Ponha para tocar a música “Eu era assim” da Bia Bedran (é muito provável que um número significativo de crianças conheça a música, uma vez que ela tem grande repercussão no universo de brincadeiras e cantigas infantis). Do mesmo modo que o curta, a letra da música trata das etapas da vida e propõe uma brincadeira em que ao final de cada estrofe seja feito um gesto que identifique a etapa retratada.

EU ERA ASSIM
Bia Bedran

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menina,
menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinha,
mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casada,
casada, casada,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mamãe,
mamãe, mamãe,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovó,
vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduca,
caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menino,
menino, menino,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinho,
mocinho, mocinho,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casado,
casado, casado,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era papai,
papai, papai,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovô,
vovô, vovô,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduco,
caduco, caduco,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim

Reproduza a letra da música e entregue a cada um dos alunos. Peça para eles compararem os nomes que eles colocaram em cada uma das etapas do quadro e vejam quais são semelhantes e quais são diferentes. Acrescente no quadro os novos nomes que apareceram na música e promova um deb ate sobre essas diferenças nas nomenclaturas.

Em relação à letra da música não deixe de chamar a atenção para:
• Os nomes dados a cada etapa
• As diferenças entre as etapas das mulheres e dos homens
• O tanto que a música trabalha com concepções tradicionais de família: como se casar e ter filhos fosse algo natural, e inevitável, aos homens de uma maneira ge ral
• O relativo preconceito em relação à expressão “caduca” (como se esse fosse o destino inevitável dos idosos) e aos gestos propostos para essa estrofe (representando alguém desmiolado)

Explique como funciona a brincadeira dos gestos (ao mesmo tempo em que se canta o refrão “Eu era assim... eu era assim...” é feito um gesto típico de pessoas daquela idade/etapa). Peça para os alunos sugerirem gestos (ajude-os a criar tais gestos e se achar conveniente conte quais são os gestos originalmente utilizados na brincadeira. No entanto, ressalto a importância de instigá-los a criarem seus próprios gestos. A turma não tem que necessariamente chegar a um consenso de qual é o melhor gesto, deixe-os livres para criarem e utilizarem aquele que mais se identificam.

GESTOS UTILIZADOS TRADICIONALMENTE na música
Neném - (embalando um neném)
Menina- (pulando corda) Menino (jogando futebol)
Mocinha- (mão na cintura, ou passando baton) Mocinho (fazendo muque)
Casada/o- (de braços dados com o marido)
Mamãe/ papai - (brincando com a criança)
Vovó/ vovô - (andando de bengala)
Caduca- (balançando a cabeça como alguém que perdeu o juízo)
Caveira- (como um zumbi)
Comparem os gestos tradicionais com os escolhidos pela turma. Escutem novamente a música (quantas vezes quiserem ou for necessário para que consigam associar o gesto à etapa) e brinque junto com eles de cantar e dançar, com os gestos inventados ou originais.

Avaliação

Professor: sugerimos que observe o progresso, envolvimento e comprometimento dos alunos em relação aos objetivos propostos ao longo das cinco aulas. Nesse sentido, analise se a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de reconhecer palavras, expressar idéias, interpretar textos, escutar e se expressar por meio de desenhos e refletir sobre o mundo que lhe cerca. Verifique se os alunos foram capazes de compreender o curta-metragem e as etapas da vida nele retratado. Verifique a capacidade criativa de inventar gestos para a música e de se envolver na brincadeira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.