Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COTIDIANO

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sara Villas, Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Escutar, cantar e refletir sobre os significados de uma música.
• Participar das interações em sala de aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade).
• Apreender e valorizar o uso do desenho e da escrita, suas diferentes funções e o caráter relacional entre esses dois sistemas de representação.
• Aprender e/ou usar noções básicas de tempo como hora, dia e semana.
• Escrever pequenas frase corretamente
• Fazer correção e revisão da escrita

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos tenham noção da diferenciação entre as letras e os demais símbolos gráficos, tais como: números e desenhos.

Estratégias e recursos da aula

I- Primeiros contatos: ouvindo uma música

Inicie a aula fazendo tocar a música “Cotidiano” do Chico Buarque. A letra pode ser acessada no site http://letras.terra.com.br/chico-buarque/82001/ e o vídeo no site do youtube através da consulta “cotidiano - Chico Buarque”

Deixe os alunos interagirem com a música de forma livre: alguns se sentirão mais tocados pelos sons outros pelos instrumentos ou pela letra e pode ser que expressem isso com movimentos corporais, o que não deve ser reprimido. É muito provável também que eles cantem em voz alta o início de cada estrofe, uma vez que ele é repetido muitas vezes. Essas formas de interação com a música são muito positivas.

A partir da segunda audição solicite à turma que fique atenta à letra. Ao final incentive-os a repetir frases ou parte da música que entenderam. Provavelmente conseguirão perceber que a letra fala sobre vários momentos do dia de um casal, dividindo-o em manhã, almoço, fim da tarde e noite.

Em roda, instigue a curiosidade dos alunos levantando questões, tais como: a partir dessas palavras, quem se arrisca a dizer qual é o assunto dessa música? Qual será o título dela? Incentive para que cada um expresse sua opinião. Deixe em suspenso, mesmo se acertarem. Em seguida distribua para cada aluno uma folha com a reprodução da letra da música, solicitando que ouçam novamente, acompanhando sua letra na folha.

COTIDIANO
Composição: Chico Buarque

Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã...

Todo dia ela diz
Que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz
Toda mulher
Diz que está me esperando
Pro jantar
E me beija com a boca
De café...

Todo dia eu só penso
Em poder parar
Meio-dia eu só penso
Em dizer não
Depois penso na vida
Pra levar
E me calo com a boca
De feijão...

Seis da tarde
Como era de se esperar
Ela pega
E me espera no portão
Diz que está muito louca
Pra beijar
E me beija com a boca
De paixão...

Toda noite ela diz
Pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor...

II- Compreendendo o sentido da música e conversando sobre rotina

Promova uma conversa coletiva sobre a compreensão que tiveram da música de modo a introduzir o tema da ROTINA. Você pode começar chamando atenção para o título “Cotidiano”, explicando o seu significado e trazendo sinônimos como dia-dia ou rotina. Em seguida peça a turma que leia novamente a letra da música circulando as palavras que indicam momentos do dia, conversando e levando-os a compreender que se trata de um dia na rotina de dois adultos. Esclarecemos que não temos a intenção de aprofundar no significado de cada estrofe, pelo fato dessa música abordar o cotidiano de adultos. Assim, as referencias aos beijos “na boca” devem ser encarados como normais dentro desse contexto adulto, com o qual as crianças já convivem em seu meio social. O foco do trabalho com essa música é sua utilização como ilustração de uma rotina diária

Em seguida questione se a rotina deles se assemelha àquela cantada na música. Questione aos alunos sobre como é a rotina deles, se existem coisas que eles fazem todos os dias, se transformando em rotina. Ajude-os a diferenciá-las essas ações daquelas que só fazem de vez em quando.

Após essa discussão em que os alunos expuseram oralmente sobre a rotina de cada um , provavelmente, chegarão à conclusão de que suas rotinas são muito parecidas, pois todo dia eles acordam, almoçam, tomam banho, brincam, fazem para-casa, vão pra escola, etc. Atente-os para o fato da importância de se ter uma rotina e de co mo o nosso tempo rende se organizarmos tudo o que temos para fazer.

Questões que podem nortear a discussão:


1) Quais são as coisas que vocês fazem todos os dias?
2) Quais são as coisas que os alunos fazem apenas nos dias de semana?
3) Quais são as coisas que vocês fazem apenas no final de semana?
4) Quais são as coisas que fazem na parte da manhã? E de tarde? E de noite?
5) Todos os seus dias são iguais? Porque?
6) Qual é a parte do dia que você mais gosta? E a que menos gosta?
7) Quantas horas tem um dia?
8) Quantos dias tem uma semana?

III- Conhecendo o livro Serafina e a criança que trabalha

Imagem da capa do livro AZEVEDO, Jo; Michele; PORTO, Cristina; HUZAK, Iolanda. Serafina e a criança que trabalha. 10. ed. São Paulo: Ática, 1999 , retirada do site: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/156222_215.jpg

Inicie essa etapa apresentando brevemente o livro Serafina e a Criança que Trabalha, de Cristina Porto e Jô Azevedo, pois é dele o texto que irá se trabalhar a seguir. A temática do livro é o trabalho infantil, e o personagem principal é Serafina, uma menina de uns 8 anos, questionadora, ativa e alegre. O livro traz casos verídicos de crianças que trabalham com diversos ofícios por todo o Brasil.
Providencie a reprodução do texto abaixo e distribua para cada um dos alunos. O texto conta sobre a rotina de um dia na vida de Serafina e a ilustração mostra as diversas atividades que ela realiza nas determinadas horas do dia. Faça uma leitura dessa rotina ou solicite que os alunos façam a leitura em voz alta (dependendo do nível de leitura e compreensão da turma) e comente e questione os alunos a respeito do texto, de modo a garantir que haja uma interação dos alunos com o texto.

Imagem elaborada por Sara Villas
Fonte: livro Serafina e a Criança que Trabalha.


Chame a atenção para o modo como a rotina do personagem foi organizada em função das 24 horas que existem em um dia. Em seguida promova uma reflexão sobre como é a rotina desse personagem e em que ela se assemelha ou se diferencia da deles.
Em seguida peça para que os alunos pensem na música “Cotidiano”, na conversa que tiveram sobre as rotinas deles e na rotina da Serafina, e faça-os refletir, a partir daí, sobre como é a sua rotina, ou seja, como o seu dia é organizado.

IV- Desenhando a própria rotina


Distribua uma folha em branco e peça para os alunos representarem, de modo esquemático com desenhos ou textos (podem fazer um relógio como a ilustração da Serafina, ou dividir a folha em três partes sendo manhã/tarde/noite, ou outros), um dia de sua vida. É interessante que o aluno escolha e registre qual é o dia que ele escolheu (sobretudo se é um dia útil ou do fim de semana). Caso deseje, a criança pode representar os dois dias.

Veja alguns desses trabalhos feitos por nossos alunos:

As três imagens elaboradas por Sara Villas e retiradas de seu arquivo pessoal.


Após acabarem de fazer a primeira versão do trabalho, solicite à turma que se organizem duplas. As duplas devem trocar seus trabalhos para que um leia e faça a correção do texto do outro ao mesmo tempo em que observam o que tem de diferente e semelhante na rotina dos dois. Oriente então que observem no texto do colega a escrita correta das palavras, a organização e coerência das frases e, conforme o nível da turma, a pontuação e a escrita de letras maiúsculas no início das frases e em nomes próprios entre outros aspectos. Solicite que após a leitura e revisão do texto do colega, a dupla discuta suas observações e corrija seu texto.
Após esse trabalho solicite que alguns leiam os textos em voz alta para que possam perceber que eles, crianças que estudam, têm uma rotina muito parecida, e mesmo, com casas, pais e amigos diferentes fazem coisas muito semelhantes.


Para finalizar a aula faça uma exposição na sala dos desenhos da turma, de modo que as crianças possam socializar e identificar no desenho dos colegas aquilo que foi representado por cada um.

Recursos Complementares

Em seguida convide-os a continuar a leitura do Livro da Serafina onde poderão conhecer a rotina de outras crianças e comparem também com as suas ou explorem as imagens do vídeo
Você pode saber mais sobre o livro e suas autoras nos sites a seguir:

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=205


http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=526


http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=1265

Avaliação

Sugerimos que seja observado o progresso, envolvimento e comprometimento dos alunos em relação aos objetivos propostos ao longo de todas as aulas. Nesse sentido, analise se a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de reconhecer palavras, expressar idéias e refletir sobre o mundo que lhe cerca. Você deverá ficar atento se as crianças estão desenvolvendo e progredindo na fluência da leitura, na capacidade de compreender e expressar através de desenhos as discussões sobre o tema proposto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.