Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NÃO AS DROGAS: Efeitos da utilização indiscriminada dos esteróides anabolizantes na adolescência.

 

08/02/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer sobre a definição do tema anabolizante;
Debater e refletir sobre os malefícios da utilização dos esteróides anabólicos;
Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a utilização dos esteróides anabólicos e suas conseqüências negativas à saúde e ao convívio social.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios para esta atividade.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, este é um tema dos mais significativos para debate com os alunos no ensino médio. A imagem corporal, a auto afirmação no seu grupo social através de uma imagem positiva através de um corpo trabalhado, desenvolvido faz com que adolescentes venham buscando alternativas maléficas para alcançarem resultados imediatos no ganho de massa muscular e definição muscular ,portanto,uma afirmação junto ao seu grupo social através da sua imagem corporal.

Porém, isso pode ter consequências desastrosas para um jovem,inclusive com a perda da vida como acompanhamos na mídia em diversas ocasiões.

Em todo o nosso país observamos a dificuldade da escola com a comunidade escolar sobre o tema das DROGAS. Essa estratégia de debater e sensibilizar os jovens nas questões das drogas através de um produto que vem sendo muito consumido pelos jovens, pode em nossa escola ser um momento de levantar essa questão para toda a escola:professores, alunos, funcionários e, a direção da escola. Existem políticas de combate as drogas, mas notamos a dificuldade da sua implementação e, o debate e a conscientização através deste tema pode ser um bom início.

Professor, essa é uma proposta que já foi aplicada no CAp UFRJ e, notamos um interesse dos nossos alunos, em especial, do ensino médio que se materializou numa apresentação em nossa Semana de Arte, Ciência e Cultura(SACC) sendo um dos trabalhos mais procurados pela comunidade escolar.

Trago como proposta de organização desta aula, em especial, que os professores de educação física, química, biologia e sociologia da escola possam travar um diálogo e preparar um material que atenda a todas as partes, buscando valorizar o saber e, sobretudo, informar aos alunos do grande perigo que é para a sua saúde a utilização , de forma indiscriminada, sem acompanhamento médico(quando necessário) dos esteróides anabólicos(anabolizantes).

Fonte: http://www.arturmonteiro.com.br/wp-content/uploads/2009/06/steroids.jpg

Frequentemente assistimos na televisão, nos noticiários o óbito de jovens que buscam uma imagem totalmente distorcida e atingem de forma bruta a sua saúde.
Professor, esta aula deverá ser desenvolvida para trazer à tona um debate necessário na escola ,onde os professores com sensibilidade e conhecimento tem o dever de informar aos seus alunos que esse não deve ser o caminho mais correto e saudável a ser seguido.
Esta aula deverá ser ministrada na sala de vídeo utilizando um aparelho de DVD ou um notebook.

Atividade I – Professor defina ESTERÓIDES ANABÓLICOS para os seus alunos. Na seqüência apresente o vídeo sobre a definição médica sobre anabolizantes: http://www.youtube.com/watch?v=MhpSjc-hiYo


Dica I - Observe aos alunos que existem formas para a prática da atividade física de forma saudável através da alimentação e dos exercícios orientados.

Fonte: http://007blog.net/fotos/2007/11/efeitos-dos-anabolizantes.jpg

Atividade II – Neste momento inicie o debate com os alunos oferecendo um tempo para que eles falem sobre o tema e sobre imagem corporal para o jovem.Busque mediar o debate dando possibilidades democráticas na participação dos alunos.

Atividade III – Apresente o 2º vídeo sobre intoxicação através de anabolizantes: http://www.youtube .com/watch?v=Uxy68T9wPqs< /p>

Atividade IV – Nesta parte faça um levantamento com os alunos do conhecimento da função dos seguintes órgãos do corpo humano, anote no quadro esse levantamento:
Fígado
Pâncreas
Coração

Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/rlae/v13nspe/a17t1.gif

Atividade VI - Apresente o 3º vídeo sobre orientações gerais sobre anabolizantes, inclusive com críticas sobre a sua utilização por usuários : http://www.youtube.com/watch?v=soU5ZGEHa3c

Atividade VII - Pesquisa na escola: Professor, finalize a sua aula possibilitando aos alunos que encerrem a aula opinando sobre o tema da aula de hoje: Esteróides anabólicos e seu uso indiscrimindo , em especial, pelos jovens.

Programe com os alunos uma material de investigação/pesquisa que será realizada na comunidade escolar.

Dica II : Oriente os seus alunos que realizem esse levantaemnto a partir de alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Dica III: Sugiro que divida a turma em grupos de três alunos e cada grupo deverá organizar um total de 10 perguntas que será aplicado na comunidade escolar com alunos a partir do 8º ano do EF e ensino médio; funcionários e professores.

Cada grupo deverá entrevistar 20 alunos; 5 funcionários e 5 professores.

Dica IV - Sugiro três perguntas para a pesquisa:

1- Você sabe o que é anabolizante?

2- Você utilizaria anabolizante para ficar mais forte?

3- Você sabe os males da utilização dos anabolizantes, de forma indiscriminada, para o corpo humano?

OBSERVAÇÃO: Professor,ofereça um semana para que os alunos façam esse levantamento;resgate esses dados e apresente-os em uma próxima aula para finalizar a discussão.

Dica V :  Professor, esse tema, Anabolizantes/imagem corporal e saúde pode ser apresentado na Feira de Ciências da sua escola;em apresentação de jornadas científicas do ensino básico, basta estimular e sensibilizar os alunos na preparação deste trabalho, auxiliá-los na organização e isso possibilita resultados muito significativos para a comunidade escolar.

Recursos Complementares
Os recursos complementares desta aula(vídeos) estão citados acima (estratégias e recursos da aula) , já que fazem parte integrante do processo de dicussão do tema.
Avaliação

A avaliação desta aula será através de um trabalho que os alunos deverão apresentar em duplas:

O que são ANABOLIZANTES?

Quais os malefícios que a sua utilização sem acompanhamento médico pode acarretar?

Como praticar atividades físicas de forma saudável?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jucimari, colegio estadual do campo de rio da prata , Paraná - disse:
    jucidanbroski@yahoo.com.br

    08/10/2014

    Quatro estrelas

    gotei da aula .vou fazer algumas mudancas e utilizarei nas minhas turmas obrigada pela sugestão


  • anne, escola estadual leopoldo de miranda , Minas Gerais - disse:
    annekely18@terra.com.br

    21/06/2014

    Cinco estrelas

    O tema é muito atual e foi explorado de forma bem abrangente.


  • ERS, CFSSA , Bahia - disse:
    elcyabela38@hotmail.com

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente,


  • maria, convidada a palestrar sobre o tema , Maranhão - disse:
    ramisca_7@hotmail.com

    10/10/2010

    Cinco estrelas

    muito bom.Parabéns, desenvolveremos num trabalho escolar. Obrigda


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.