Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo, lendo e escrevendo com símbolos

 

10/02/2010

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Escrever pequenas frases.
- Iniciar a leitura de mapas.
- Conhecer e reconhecer o significado de alguns símbolos utilizados em nossa sociedade.

Duração das atividades
2/3 aula de 50 mim aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já estejam conhecendo as letras do alfabeto e diferenciando-as de outros símbolos.

Estratégias e recursos da aula

I- Reconhecendo símbolos

Professor, comece solicitando aos seus alunos que obsevem a sala de aula em busca de sinais ou símbolos. Descubra se conhecem o significado de alguns dos sinais encontrados.
Ao realizar esse trabalho com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos reconheceram  alguns símbolos em sua sala de aula, tais como os que reproduzimos abaixo:

Fonte: http://www.areaseg.com/sinais

O símbolo "proibido fumar" foi encontrado colado na parede da sala de aula e o referente à reciclagem, em latas afixadas, também, na sala de aula. Os alunos reconheceram ainda o símbolo da escola em seus uniformes. Esses símbolos foram então indicados e rapidamente lidos pelos alunos.
Alguns alunos ainda observaram outros sinais em um mapa-mundi e alguns outros símbolos em uma caixa que guardava materiais. Esses, no entanto, não eram conhecidos dos alunos, que não souberam dizer o que eles representam. Foi necessário que eu lhes explicasse os significados tanto dos símbolos encontrados no mapa quanto na caixa. Entre esses estava por exemplo, o símbolo que indicava que o conteúdo da caixa não pode ser molhado.

Em seguida passamos a discutir sobre os sinais encontrados no mapa. Foi nesse contexto, que aproveitei para introduzir também o conceito de legenda, ajudando-os a localizar a legenda próxima ao mapa. Eles observaram que nela podiam encontrar o significado de alguns simbolos indicados por eles anteriormente. Discutimos, então a importância da legenda para podermos compreender melhor os significados de sinais que nem sempre estão explicitos na imagem. Os símbolos que os alunos encontraram no mapa ou na caixa foram, então, bons exemplos da necessidade da legenda, pois sem a minha explicação não teriam cumprido sua função de comunicação.
Assim, professor, esse relato poderá inspirá-lo em sua discussão com seus alunos. A partir dos sinais que forem encontrados em sua sala de aula e/ou citados pelos alunos discuta com eles o significado e a função dos símbolos. Veja um registro desse tipo de discussão:

                                        Imagem elaborada pela autora
                                        Fonte: Arquivo pessoal da autora

Depois de fazer esse trabalho com os símbolos encontrados na escola, solicite os alunos que, em casa ou no caminho para a escola (ou, ainda, em outros lugares que forem até a próxima aula) observem e façam desenhos (ou colem gravuras) que mostrem alguns dos simbolos que encontraram. Solicite à turma, também que escreva o sgnificado de cada um. Explique que, assim, estarão produzindo uma legenda. Veja um exemplo do que uma aluna da referida turma de 1º ano trouxe para sala em resposta a essa solicitação:

                                        Imagem elabo rada pela autora
                                         Fonte: Arquivo pessoal da autora


II- O uso dos simbolos em pequenas frases.

Professor a partir da realização desse dever de casa você poderá solicitar que cada aluno escreva uma frase, utilizando  um símbolo. Explique que a frase deve ser escrita substituíndo a palavra que nomeia o simbolo pelo sinal que corresponde a ele. Dessa forma, cada aluno deverá usar um simbolo ao escrever sua frase numa folha em branco.
Vejamos, novamente, exemplos de algumas frases simples assim elaboradas:

                                                       Imagem elaborada pela autora
                                                       Fonte: Arquivo pessoal da autora

Você deverá cuidar para que o máximo de símbolos sejam trazidos pelos alunos.
Quando as frases estiverem escritas solicite que cada um apresente a sua e indique outro aluno para fazer a leitura dela.
Se esse não souber peça aos que quiserem ler que levantem a mão. Solicite a um desses  que leia a frase do colega. Discuta com a turma se a leitura foi correta, verificando se o significado do símbolo foi reconhecido corretamente. Faça isso até que todas as frases sejam lidas. Dessa forma você estará enriquecendo o vocabulário dos alunos e ajudando-os a ler melhor seu mundo.

Recursos Complementares

No site abaixo encontramos sinais de trânsito e seus respectivos significados, além de sinais relacionados á saúde e outros comumente encontrados em nossa vida social: http://www.areaseg.com/sinais

Avaliação

Observe no decorrer dessas aulas, principalmente no momento da escrita e da leitura das frases, se os alunos estão sendo capazes de reconhecer alguns símbolos, utilizando-os com coerência.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Norma Sueli, Escola Classe 01 de Sobradinho , Distrito Federal - disse:
    normasueliandrade@hotmail.com

    02/04/2010

    Três estrelas

    Boa sugestão para aprendizagem da leitura de mundo, principalmente para crianças especiais que apresentam dificuldade na decifraçao dos códigos para aquisiçao da leitura e escrita.


  • concita miranda, escola luzia nunes , Pará - disse:
    laissaeconcita@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    é interessante para o aluno novas metodologias para um aprendizado mais amplo a respeito do conteudo aplicado, dessa forma torna-se divertido e atrativo à atenção do mesmo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.