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O Espaço Geográfico e as Representações Sociais

 

10/02/2009

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender a transformação do espaço urbano, como uma construção humana; - Reconhecer as configurações deste espaço como uma forma de expressão de distintos grupos sociais; - Relacionar a apropriação, importância e os usos do espaço público pelas pessoas; - Discutir o papel das políticas públicas.
Duração das atividades
A duração estimada dessa proposta de aula pode variar de acordo com a dinâmica própria de cada classe, do número de alunos envolvidos e de sua faixa etária.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Processos de Urbanização, conceito de ligar e paisagem.
Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

O espaço é a expressão geográfica da sociedade humana. Os elementos que o constituem são representações sociais que indicam as relações dos indivíduos entre si e com o meio. Elas revelam, sobretudo, como a sociedade se estrutura – as relações de poder e de controle que mantém, as desigualdades que estabelecem padrões de apropriação do espaço, mas também de exclusão social.
 

A observação e análise sistematizada do lugar onde os alunos estudam podem ser o ponto de partida para a construção de conceitos geográficos. E são uma grande possibilidade de compreensão da sociedade, pelo conjunto de suas representações espaciais e sociais.

Para saber mais sobre o assunto acesse:

www.espacoeducacao.ufjf.br/anais/cc/cc03_2.pdf

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1607/imagens/representa_espjpeg.jpg

Portanto, a presente sugestão de aula, pode e deve ser adequada à realidade local do professor. Aqui são propostas as linhas gerais e as etapas para o desenvolvimento das atividades,  que podem ser distribuidas em quantas aulas o docente achar necessário.
 

1º etapa: Delimitação do Recorte Espacial - O Objeto de Estudo.


A etapa inicial é a determinação espaço que será usado como unidade de estudo, que será observado e analisado pelos alunos. Este pode ser as imediações que circunscrevem a escola ou o próprio espaço escolar, se não houver possibilidade de saída com os alunos. Estima-se que serão necessárias pelo menos duas saídas dirigidas para que os alunos façam um levantamento da área analisada.

Sugere-se ao professor que antes dessa saida de campo seja feito um exercício de reflexão na sala de aula pelos alunos, onde listem o ambiente externo da escola com o maior número de características possível. É o momento de valorizar a percepção que o aluno tem do espaço, para posteriormente sistematizá-lo. Pergunte a seus alunos, como eles lembram da vizinhança da escola?

Um pode se lembrar da calçada em torno do quarteirão da escola. O outro se lembrou da mesma calçada mas colocou a característica de ser larga ou muito estreita. Um terceiro, se lembrou que existem alguns registros de água ou de luz interrompendo o fluxo da calçada, etc..e assim por diante. Feito essa atividade, eles saem a campo para conferir, retirar ou acrescentar detalhes.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1607/imagens/f0706001a.jpg

Fonte: www.colatina.es.gov.br

Proponha que eles observem e anotem as características de sua localidade, como:

  • os nomes das ruas;
  • a presença (ou não) de áreas verdes;
  • a existência e o tipo de comércio (inclusive bancas de rua);
  • áreas residenciais;
  • fluxos de automóveis;
  • pontos de ônibus;
  • placas de sinalização etc.

Entre a primeira e a segunda saída a campo, oriente os alunos a elaborarem um esboço da área observada. Esse esboço servirá para anotações mais aprofundadas (inclusive as medidas, se os alunos forem trabalhar posteriormente com escalas cartográficas). Feita essa atividade de campo, retorne à sala com seus alunos, faça uso dos apontamentos das visitas para desenvolver a análise das observações feitas.


2º etapa: O que foi visto em campo? Como é o meu lugar?


Em classe, os alunos podem ser estimulados a descrever, comentar e analisar o que viram. É o momento de estimular uma observação sistematizada do lugar, com vistas a construir a identificação e a apropriação do espaço geográfico.

Sugestões de perguntas a serem feitas aos alunos:

  • Como é a topografia da região?
  • Há presença de cobertura vegetal (praças, árvores e canteiros nas ruas)?
  • Qual a importância das áreas verdes nas cidades?
  • As ruas estão bem conservadas?
  • Há lixo no chão?
  • Há cestos de lixo na rua?
  • Que tipo de transporte público foi observado?
  • Onde havia maior movimento de pessoas?
  • Como elas circulam no lugar?
  • Como são as calçadas?
  • Como é feita a travessia das ruas?
  • Qual o tipo de comércio?
  • Onde ele se concentra?
  • Os imóveis parecem ser antigos ou foram construídos recentemente?
  • Há obras sendo realizadas nas ruas?
  • Existem símbolos de pobreza ou riqueza muito evidentes?
  • Existem marcos que indiquem a presença ou a ausência do poder público?
  • Que tipo de conseqüência isso acarreta para o lugar e as pessoas?

Oriente os alunos a elaborarem um desenho livre da area observada, com legendas adequadas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1607/imagens/caminho_casa_escola.jpg

 

3º Etapa - A Sitematização

A partir das atividades previamente realizadas, é hora de sistematizar conceitos, de acordo com os objetivos específicos acima relacionados. Diante do que for trabalhado em sua turma, em sua realidade regional, esse é momento de sistematizar questões e particularidades de sua localidade.

Algumas sugestões de temas a serem sistematizados são: transporte, educação, condições de moradia, trânsito e meios de transporte, entre outros. Perceba que a saida de campo sistematizada, a observação e a análise orientada, são instrumentos utilizados na construção da espacialidade geográfica no educando. Ele sai do dia-dia e observa sua comunidade, percebe o que é bom e o que pode melhorar, partindo para um posicionamento ativo em sua comunidade.

4ª etapa: conclusão

Proponha um trabalho de conclusão no qual os alunos possam aplicar os conceitos desenvolvidos na descrição do lugar estudado. Devem constar, também, possíveis soluções que poderiam resolver os principais problemas encontrados.

Sugere-se como atividades: a exposição dos desenhos livres no pátio da escola, fotografias, filmagens ou a criação de fóruns virtuais.

Avaliação
Serão consideradas todas as etapas da atividade no processo de avaliação, onde o aluno deve participar das atividades de campo, relatórios de observação, elaboração de desenhos livre de sua localidade e discussão qualificada nos debates.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Gilcleia Ramos Calixto, C.E. PROFº ARAGAO GOMES , Rio de Janeiro - disse:
    gilcleiaramos@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sugestão e usarei a aula com um acréscimo. colocarei antes de irmos à campo, uma aula com POWER POINT, sobre a definição do Espaço Geográfico, onde elaborei vários conceitos com imagens. Depois sairei com a turma.


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