10/02/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Introdução
O espaço é a expressão geográfica da sociedade humana. Os elementos que o constituem são representações sociais que indicam as relações dos indivíduos entre si e com o meio. Elas revelam, sobretudo, como a sociedade se estrutura – as relações de poder e de controle que mantém, as desigualdades que estabelecem padrões de apropriação do espaço, mas também de exclusão social.
A observação e análise sistematizada do lugar onde os alunos estudam podem ser o ponto de partida para a construção de conceitos geográficos. E são uma grande possibilidade de compreensão da sociedade, pelo conjunto de suas representações espaciais e sociais.
Para saber mais sobre o assunto acesse:
www.espacoeducacao.ufjf.br/anais/cc/cc03_2.pdf
Portanto, a presente sugestão de aula, pode e deve ser adequada à realidade local do professor. Aqui são propostas as linhas gerais e as etapas para o desenvolvimento das atividades, que podem ser distribuidas em quantas aulas o docente achar necessário.
1º etapa: Delimitação do Recorte Espacial - O Objeto de Estudo.
A etapa inicial é a determinação espaço que será usado como unidade de estudo, que será observado e analisado pelos alunos. Este pode ser as imediações que circunscrevem a escola ou o próprio espaço escolar, se não houver possibilidade de saída com os alunos. Estima-se que serão necessárias pelo menos duas saídas dirigidas para que os alunos façam um levantamento da área analisada.
Sugere-se ao professor que antes dessa saida de campo seja feito um exercício de reflexão na sala de aula pelos alunos, onde listem o ambiente externo da escola com o maior número de características possível. É o momento de valorizar a percepção que o aluno tem do espaço, para posteriormente sistematizá-lo. Pergunte a seus alunos, como eles lembram da vizinhança da escola?
Um pode se lembrar da calçada em torno do quarteirão da escola. O outro se lembrou da mesma calçada mas colocou a característica de ser larga ou muito estreita. Um terceiro, se lembrou que existem alguns registros de água ou de luz interrompendo o fluxo da calçada, etc..e assim por diante. Feito essa atividade, eles saem a campo para conferir, retirar ou acrescentar detalhes.
Fonte: www.colatina.es.gov.br
Proponha que eles observem e anotem as características de sua localidade, como:
Entre a primeira e a segunda saída a campo, oriente os alunos a elaborarem um esboço da área observada. Esse esboço servirá para anotações mais aprofundadas (inclusive as medidas, se os alunos forem trabalhar posteriormente com escalas cartográficas). Feita essa atividade de campo, retorne à sala com seus alunos, faça uso dos apontamentos das visitas para desenvolver a análise das observações feitas.
2º etapa: O que foi visto em campo? Como é o meu lugar?
Em classe, os alunos podem ser estimulados a descrever, comentar e analisar o que viram. É o momento de estimular uma observação sistematizada do lugar, com vistas a construir a identificação e a apropriação do espaço geográfico.
Sugestões de perguntas a serem feitas aos alunos:
Oriente os alunos a elaborarem um desenho livre da area observada, com legendas adequadas.
3º Etapa - A Sitematização
A partir das atividades previamente realizadas, é hora de sistematizar conceitos, de acordo com os objetivos específicos acima relacionados. Diante do que for trabalhado em sua turma, em sua realidade regional, esse é momento de sistematizar questões e particularidades de sua localidade.
Algumas sugestões de temas a serem sistematizados são: transporte, educação, condições de moradia, trânsito e meios de transporte, entre outros. Perceba que a saida de campo sistematizada, a observação e a análise orientada, são instrumentos utilizados na construção da espacialidade geográfica no educando. Ele sai do dia-dia e observa sua comunidade, percebe o que é bom e o que pode melhorar, partindo para um posicionamento ativo em sua comunidade.
4ª etapa: conclusão
Proponha um trabalho de conclusão no qual os alunos possam aplicar os conceitos desenvolvidos na descrição do lugar estudado. Devem constar, também, possíveis soluções que poderiam resolver os principais problemas encontrados.
Sugere-se como atividades: a exposição dos desenhos livres no pátio da escola, fotografias, filmagens ou a criação de fóruns virtuais.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sugestão e usarei a aula com um acréscimo. colocarei antes de irmos à campo, uma aula com POWER POINT, sobre a definição do Espaço Geográfico, onde elaborei vários conceitos com imagens. Depois sairei com a turma.