16/12/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Relacionar a história de Cinderelo ao conto da Cinderela.
- Ler e interpretar história a partir de texto adaptado do livro Príncipe Cinderelo.
Conhecer a história da Cinderela.
Professor, veja como sugestão, aula no Portal do Professor: De quem será este sapatinho? - Autora: Ana Letícia Lima Guedes.
http://www.submarino.com.br/produto/1/1798671/principe+cinderelo
- livro: Príncipe Cinderelo, Babette Cole. Ed.Martins Fontes.
- folhas de atividades
O professor poderá trazer para sala uma calça jeans e brincar com o grupo:
- De quem será essa calça jeans?
Isto porque o personagem do livro perde a calça.
Ouvir então as possibilidades que apresentam para o dono da calça.
A proposta é de despertar nos alunos o interesse pela história, sem realmente determinar o dono da calça. O professor então poderá dizer que irão conhecer a história que fala sobre o dono dessa calça.
Ler para turma o livro do Príncipe Cinderelo, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
“Coitado do Príncipe Cinderelo . . . estava sempre limpando, esfregando e cuidando dos seus três irmãos enormes e peludos.
Um sábado à noite, uma fada muito sujinha caiu pela chaminé e prometeu realizar todos os desejos do Príncipe . . .”
Depois da leitura, o professor deverá conversar com os alunos, comparando a história de Cinderelo ao conto da Cinderela, levantando o que há de semelhante e de diferente entre as duas histórias.
Por exemplo, a marca da história de Cinderelo e que a faz se aproximar do conto de Cinderela é que Cinderelo perde a calça ao fugir à meia noite da discoteca, enquanto Cinderela perde o sapatinho.
Há a presença de fadas em ambas histórias, sendo que em Cinderela, a fada é bem sucedida ao realizar o desejo da moça, mas isto não acontece em Cinderelo, já que a fada é atrapalhada e acaba transformando o pobre rapaz em um enorme macaco, tipo gorila, já que o desejo dele era ser forte e peludo como os irmãos.
Os papéis na história são invertidos, quem faz o serviço de casa é um homem, daí o nome Cinderelo.
Em seguida a conversa, o professor deverá propor como atividade, a leitura e interpretação de texto adaptado do livro, apresentados como sugestão abaixo.
1- Leia o texto:
Príncipe Cinderelo
(Adaptação do livro de Babette Cole)
O Príncipe Cinderelo nem parecia príncipe. Era baixinho, sardento, magricela e andava mal vestido.
O Príncipe tinha três irmãos enormes, muito peludos, que viviam rindo dele.
Eles sempre iam à Discoteca do Palácio com as namoradas e faziam Cinderelo ficar em casa, limpando o que eles sujavam.
Cinderelo sonhava em ser enorme e peludo como os irmãos.
Uma noite, uma fada caiu pela chaminé e disse que iria realizar os desejos de Cinderelo.
A fada era muito atrapalhada e acabou transformando Cinderelo em um macaco enorme e peludo.
Ao chegar à Discoteca, o Príncipe não conseguiu passar pela porta. Quando foi pegar o ônibus para voltar para casa, uma bela princesa estava no ponto. Por sorte, bateu m eia-noite e o príncipe voltou a ser ele mesmo. A princesa quis falar com Cinderelo, mas ele saiu correndo e perdeu até a cal ça.
A Princesa Belarrica mandou anunciar que estava à procura do dono daquela calça .
Todos os prín cipes tentaram vestir a calça, mas a calça não cabia em nenhum deles.
Quando chegou a vez de Cinderelo, a calça coube perfeitamente.
Assim o Príncipe Cinderelo se casou com a Princesa Belarrica.
A princesa teve uma conversa com a fada sobre os irmãos de Cinderelo. A fada então, transformou os irmãos em fadas domésticas e eles ficaram fazendo o serviço de casa para sempre.
Trabalhando com o Texto:
1- Esta história nos lembra que conto de fadas? Marque.
( ) A Bela e a Fera
( ) Cinderela
( ) A Bela Adormecida
2- Por que Cinderelo não parecia um príncipe?
3- Qual era o grande sonho de Cinderelo?
4- Um dia apareceu uma fada que era atrapalhada. Em que ela transformou Cinderelo?
5- O Príncipe Cinderelo não entrou na Discoteca e foi para casa. Desenhe quem ele conheceu no ponto de ônibus:
6- Quando bateu meia-noite, o que aconteceu com o Cinderelo ?
7- O que a princesa fez para encontrar Cinderelo?
8- Qual foi o fim dos irmãos de Cinderelo?
9- Que outro final você daria para essa história?
10- Desenhe o final que você deu para história:
- livro: Contos de Grimm - Cinderela. Ed. Ática.
- livro: Cinderela - As mais belas Óperas para Crianças. Ed.Salamandra.
- DVD com o filme O Cinderelo Trapalhão (do grupo: Os Trapalhões)
Acompanhar a participação dos alunos durante a aula: na brincadeira da calça, na leitura da história de Cinderela, bem como na conversa, quando comparam a história de Cinderelo ao conto de Cinderela.
Verificar as respostas dos alunos às questões escritas, como interpretaram o texto adaptado do livro: Príncipe Cinderelo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/04/2015
Cinco estrelasUma aula maravilhosa!Adorei as idéias!!!