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A sequência injuntiva

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar sequências injuntivas;
• Relacionar a sequência injuntiva com os gêneros que a tem como predominante;
• Produzir sequências injuntivas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter estudado o modo imperativo do verbo e o infinitivo.

Estratégias e recursos da aula

• Discussão oral;
• gêneros de textos xerocopiados;
• produção de texto.

Aula 1
Atividade 1

O professor entregará a cada aluno uma folha com a imagem abaixo:

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_CTfDahrOswY/SQna62kRuMI/AAAAAAAABKc/Dw7ktXtefag/s400/hptscreen.jpg Acesso em 15/12/09.

Depois, questionará os discentes sobre o sentido da imagem e chamará a atenção para o linguístico. Para tanto, perguntará:
• O que podem ver?
• Qual a relação entre o enunciado linguístico e a imagem?
• Qual a classe morfológica das palavras?
• As orações estão justapostas?
• Os verbos estão em que modo? E o que se espera desse modo em relação ao sentido?
• Como o produtor da imagem vê/concebe o interlocutor?
• As formas verbais se referem a ações?

Espera-se que os alunos consigam identificar o modo imperativo indicando ordem/sugestão/pedido. A expectativa do produtor é a de um interlocutor que aja conforme sua orientação, por isso, as formas verbais referem-se a ações.
Essas premissas nortearão o início da aula que tratará sobre a injunção. Assim, o professor formalizará com os alunos a ideia de injunção indicando ordem/sugestão/pedido, com orações justapostas e formas verbais referindo-se a ações.

Atividade 2

O professor levará para a sala de aula alguns gêneros que contêm, predominantemente, a sequência injuntiva e os distribuirá a grupos de alunos.
Algumas sugestões:

A) (Parte de um manual de instrução)

INTRODUÇÃO
–Não tentar usar o forno de microondas com a porta aberta, já que isso pode resultar em
exposição perigosa à energia das microondas. É importante não quebrar ou modificar as
travas internas de segurança.
–Não colocar qualquer objeto entre a frente do forno e a porta ou permitir que resíduos de
produtos de limpeza ou sujeira se acumulem nas superfícies vedadas.
–Não operar o forno se estiver danificado. É especialmente importante que a porta do forno
fique bem fechada e que não existam danos:
•na PORTA;
•nas DOBRADIÇAS (quebradas ou soltas);
•nas VEDAÇÕES DA PORTA e SUPERFÍCIES.
O forno não deve ser ajustado ou consertado por alguém sem as qualificações técnicas
necessárias.

PRECAUÇÕES PARA EVITAR POSSÍVEIS EXPOSIÇÕES
EXCESSIVAS À ENERGIA DAS MICROONDAS


•Não utilizar o produto quando ele apresentar algum dano nos componentes. Para substituir
qualquer peça danificada, procurar a Assistência Técnica Autorizada Britânia.
•O forno deve ser colocado em superfície nivelada.
•O prato de vidro e o suporte giratório devem estar dentro do forno durante o seu
funcionamento. Colocar o recipiente, com cuidado, sobre o prato de vidro para evitar quebras.
•O uso de louça inapropriada pode quebrar o prato de vidro.
•O forno tem vários dispositivos de segurança, embutidos, para assegurar que o aparelho não
seja ligado se a porta estiver aberta. Não modificar esses dispositivos.
•Não deixar o forno funcionar se estiver vazio. A operação do forno sem alimentos ou com
alimentos com baixo teor de umidade pode causar incêndio ou faíscas.
•Não cozinhar diretamente no prato de vidro. O aquecimento excessivo em um determinado
local, no prato de vidro, pode fazer com que ele se quebre.

Disponível em:
http://www.britania.com.br/arquivos/britaniashop/manuais/066052004.pdf Acesso em:15/12/09.

B) (Anúncio pu blicitário)


http://www.anossaescola.com/cr/AdvHTML_Upload/Publicidade_Cartaz.jpg Acesso em 15/12/09.

C) (Bula de remédio)

OMEPRAZOL

COMPOSIÇÃO - OMEPRAZOL
Cada cápsula contém: omeprazol(gastrorresistente) 10 mg/20 mg. Excipiente q.s.p. 1 cápsula.
POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO – OMEPRAZOL
Úlcera duodenal: administrar 20 mg de Omeprazol ao dia, de preferência antes do café da manhã, durante 2 semanas. Caso não ocorra a cicatrização, o tratamento deve prosseguir por mais duas semanas. Úlcera gástrica e esofagite de refluxo: administrar 20 mg de Omeprazol ao dia, antes do café da manhã, durante 4 semanas. Caso ocorra a cicatrização, recomenda- se um tratamento adicional de mais quatro semanas. Observação: nos pacientes refratários a outros tratamentos, deve-se administrar 40 mg de Omeprazol ao dia, em tomada única antes do café da manhã, durante 4 semanas para os casos de úlcera duodenal e 8 semanas para os casos de úlcera gástrica e esofagite de refluxo grave, após as quais deverá ocorrer a cicatrização. Tratamento de manutenção: na prevenção de recidivas em pacientes com úlcera gástrica e pouco responsivo, recomenda-se administrar 20 mg de Omeprazol ao dia. Em caso de necessidade, a dose pode ser aumentada para 40 mg de Omeprazol uma vez ao dia. Síndrome de Zollinger-Ellison: a posologia deve ser adaptada de acordo com a resposta individual de cada paciente, mantendo o tratamento pelo tempo necessário para uma resposta clínica satisfatória e a critério médico. Recomenda-se a dose inicial de 60 mg de Omeprazol ao dia, em tomada única, antes do café da manhã. A maioria dos casos é controlada com doses de 20 a 120 mg ao dia. Posologias superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 tomadas diárias. Tratamentos prolongados por mais de 8 semanas, somente são aplicados na síndrome de Zollinger-Ellison, devendo ser efetuadas verificações periódicas do estômago através de endoscopias ou radiografias. Pacientes idosos ou com função hepática ou renal comprometidas: não é necessário ajustar as doses. Manutenção: úlcera duodenal e esofagite de refluxo, 10 mg 1 vez ao dia. Crianças: ainda não há experiências com o uso de Omeprazol. Superdosagem: não há informações disponíveis sobre casos de superdosagens. Doses únicas orais de até 160 mg de Omeprazol em único dia foram bem toleradas. Nos casos de superdosagem grave, proceder ao tratamento sintomático do paciente em local especializado.

PRECAUÇÕES - OMEPRAZOL
Gravidez e lactação: Omeprazol não deve ser administrado a mulheres grávidas ou lactantes. Em caso de necessidade, o médico deve avaliar se o benefício potencial da administração justifica o risco para o feto. Os estudos em animais, em longo prazo, mostraram a possibilidade de ocorrência de acloridria e conseqüente elevação da concentração sérica de gastrina. Entretanto, isto não se observa no tratamento por curto espaço de tempo, em torno de 2 a 4 semanas, geralmente indicado para a maioria dos casos de úlcera duodenal. Porém, nos casos de tratamento prolongado, como na esofagite de refluxo e na úlcera gástrica deve- se dar maior atenção à possibilidade de aumento da concentração da gastrina. Nos casos de úlcera gástrica, deve ser verificada a benignidade da lesão antes do tratamento. Em pacientes com funções hepática e renal normais não se observaram alterações nos parâmetros laboratoriais com a administração do Omeprazol. Entretanto, pacientes com funções hepática ou renal alteradas devem ser monitorizados durante o tratamento com o produto.

REAÇÕES ADVERSAS - OMEPRAZOL
Náuseas, vômitos, gastroenterite, obstipação, flatulência, diarréia transitória, c efaléia, tontura, sonolência, insônia, fraqueza, dor mus cular e rash cutâneo. Houve relatos isolados de ginecomastia, leucopenia, t rombocitopenia, angiodema, febre e distúrbios visuais. Durante tratamento prolongado tem sido observado aparecimento de cistos glandulares gástricos benignos e reversíveis. Essas reações são de intensidade leve e desaparecem, em geral, com a continuação do tratamento, ou logo após sua suspensão. - Interações medicamentosas: os estudos indicaram que o Omeprazol pode retardar a velocidade do metabolismo do diazepam, da fenitoína e da warfarina, drogas metabolizadas por oxidação hepática. O Omeprazol pode interferir na eliminação de algumas drogas importantes no ponto de vista terapêutico pela inibição do sistema dependente do citocromo P-450 monoxigenase hepática. Recomenda-se assim que quando do uso simultâneo do Omeprazol com drogas cujo metabolismo depende desse sistema, as doses das mesmas sejam ajustadas adequadamente, com a monitorização do paciente. Não foram observadas interações com propranolol, teofilina, lidocaína, quinidina, metoprolol e amoxicilina, mas pode haver interação medicamentosa com outras drogas que também sejam metabolizadas através do sistema enzimático do citocromo P-450. Não foram observadas interações com a administração simultânea de Omeprazol com antiácidos.

CONTRA-INDICAÇÕES - OMEPRAZOL
Em pacientes com hipersensibilidade ao Omeprazol e aos componentes da fórmula

INDICAÇÕES - OMEPRAZOL
Tratamento da úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo, síndrome de Zollinger- Ellison e pacientes refratários a outros tratamentos.

APRESENTAÇÃO - OMEPRAZOL
Caixas com 20 cápsulas de 10 mg e caixas com 10 cápsulas de 20 mg.

OMEPRAZOL - Laboratório
QIF Quím. Intercontinental Farm.
Av. Itaboraí, 1425
São Paulo/SP - CEP: 04135001
Tel: (11 )276-6733
Fax: (11 5)589-0236
Disponível em: http://www.bulas.med.br/p/omeprazol-6555.html Acesso em 15/12/09.

D) (Receita culinária)

Bolo de chocolate molhadinho

Ingredientes
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 2 xícaras de açúcar
• 1 xícara de leite
• 6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
• 1 colher de sopa de fermento em pó
• 6 ovos

Modo de preparo
• Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bate novamente. Coloque o açúcar e bata outra vez
• Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente.
• Unte um tabuleiro e coloque os ingredientes batidos para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio.
• Enquanto o bolo assa, faça a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver.
• Cubra o bolo já assado com a cobertura quente.
• Saboreie.

Os alunos terão de ler os textos e fazer um levantamento quantitativo dos verbos no modo imperativo e no infinitivo. Feito isso, socializarão oralmente com a turma a quantidade de verbos existentes em cada texto e terão de apresentar para cada gênero o objetivo sociocomunicativo.

Em seguida, o professor questionará os grupos sobre a presença do tipo injuntivo nos gêneros. Segue uma sugestão padrão cuja variável será o nome do gênero:
• Qual o objetivo de um manual de instruções?
• Em qual contexto ele é utilizado?
• Por quem ele é utilizado?
• Como ele é utilizado?
• Como se comportam os verbos nesse gênero? Por quê?

Essas perguntas possibilitarão o aprendiz relacionar a sequência injuntiva com os gêneros em que ela é predominante.

Atividade 3

Produção de sequências injuntivas:

1. Suponha que você seja um(a) nutricionista e, junto com um ginecologista, foi encarregado(a) de escrever orientações sobre como curtir de modo saudável o carnaval. Estas ind icações serão publicadas em um panfleto que circulará na época da “folia”. Produza seu texto.


2. Agora, compare o que produziu com o texto de uma nutricionista e um ginecologista produzido nas mesmas circunstâncias. Repare na colocação dos verbos e na enumeração de ações.

Carnaval. Cuide-se e tenha bem mais do que quatro dias de felicidade... * Evite ficar beliscando o dia todo. * Coma mais saladas, frutas, alimentos leves e frescos, que farão com que você fique mais disposto para a folia. * Evite alimentos cuja origem você desconheça, como sanduíches, caldos e frituras de ambulantes. * Use camisinha sempre! Além de prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, pode evitar uma gravidez indesejada. * Use roupas leves.

Fontes: Gisele Araújo (nutricionista do Hospital Socor) e João Pedro Junqueira (presidente da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais – Socimig) Pampulha , Belo Horizonte, 25 fev. 2006. (Adaptado.)

Avaliação

A avaliação consistirá basicamente: da identificação das sequências injuntivas nos gêneros trabalhados pelo professor; da relação feita pelo aluno entre objetivo sociocomunicativo do gênero e sequência injuntiva; produção de um panfleto com sequências injuntivas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Vitória Régia Cordeiro Veras, JOSE BEZERRA DE MENEZES EEFM , Ceará - disse:
    vitoriaveras@hotmail.com

    30/04/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula planejada. Você facilitou para as pessoas com dificuldades em acessar a Inernet fazendo os resumos dos textos e colocando os que são imagens no ambiente e detalhou bem todos os procedimentos.


  • EDUARDO NUNES FLEXA, ESCOLA MUNICIPAL AMÉRICO SOARES DE OLIVEIRA , Minas Gerais - disse:
    flexanu@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Foi excelente utilizar as sugestões encontradas aqui, as mesmas contribuiram significativamente às minhas aulas.


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