Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso do dicionário

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Valorizar o uso do dicionário na aprendizagem de novo repertório lexical;
• despertar a curiosidade para o uso do dicionário;
• conhecer as partes de um dicionário;
• buscar palavras no dicionário de modo mais eficiente.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter consciência, antes de aprender a manusear o dicionário, de que as palavras fazem parte de um repertório utilizado pelos falantes de uma mesma língua.

Estratégias e recursos da aula

• Uso de dicionários;
• datashow para mostrar partes do dicionário;
• atividade xerocopiada;
• jogo com brindes.


Aula 1
Atividade 1

Inicialmente, o professor mostrará aos alunos uma imagem que deverá ser afixada no quadro:

  • A partir da imagem, provocará os discentes:
    O que vocês vêem?
    Qual a expressão fisionômica do homem?
    O livro é fino ou grosso?
    Que tipo de livro será esse? Um romance?

Depois desses questionamentos, o professor, de maneira audaciosa, indagará: “Será que a imagem acima demonstra um homem procurando no pai dos burros o significado de alguma palavra?”.
A intenção da pergunta é provocar a turma. Espera-se que os alunos desconheçam a expressão “pai dos burros”, mas consigam inferir que se trata de um dicionário pela colocação final da pergunta “o significado de alguma palavra?”.
Feita a provocação, o professor, então, sinalizará aos alunos que a aula tratará do uso e importância do dicionário. “Mas por que pai dos burros?”
O professor explicará que a expressão pejorativa “pai dos burros” já foi muito usada pelas pessoas em geral. Entretanto, com a difusão da informação e cultura, a expressão, embora seja usada, o é com menor frequência. Isso porque alguém que busca o dicionário não demonstra ignorância, mas inteligência por querer aprender palavras e significados novos.

Atividade 2

Diante dessa primeira exposição, o professor distribuirá a cada aluno um dicionário.
Importante: o docente pode, na aula anterior a essa, pedir aos alunos que cada um traga o seu próprio dicionário (minidicionário), caso a escola não tenha exemplares para todos. É interessante que o minidicionário esteja atualizado conforme a nova ortografia.
A primeira coisa que requisitará dos alunos é que eles olhem para a capa e a descrevam. Juntos chegarão à conclusão de que o dicionário é pequeno ou mini ou de bolso, que contém um nome, contém o nome do autor e a editora do livro. Vista a capa, os alunos terão de folhear o livro para saber o que ele oferece.
Em geral, todos os minidicionários apresentam um prefácio ou uma apresentação em que o autor fala da obra, uma indicação de como usar o dicionário ou de como o dicionário está organizado, uma lista de abreviaturas usadas na obra, um resumo de regras gramaticais e, por fim, os verbetes organizados conforme ordem alfabética. Há ainda outras opções que variam conforme autoria, mas basicamente as partes de um minidicionário são as descritas acima.
O professor, no quadro, anotará as partes básicas do minidicionário depois de os alunos o folhearem e dizerem quais são elas. Em seguida, os alunos lerão silenciosamente o prefácio e a indicação de como usar o dicionário. Depois, o professor, utilizando o recurso de datashow, exibirá essas partes e lerá com os alunos discutindo os pontos que merecem atenção. Por exemplo, é imprescindível que o aluno saiba o que seja verbete e acepção.

Atividade 3

Depois de conhecidas as partes básicas do dicionário, os alunos serão instigados a usarem o dicionário. Para tanto, o professor xerocopiará o texto abaixo com palavras supostamente desconhecidas para os alunos:

Uma refeição catastrófica

No almoço, fui surpreendida com um muxuango mal passado no meu prato. Espantada, solicitei que a hermeneuta providenciasse um vituperado à milanesa. Horas depois, senti uma defenestração que drasticamente levou-me ao perfunctório. Se não fosse a falácia desembestada de minha irmã a me socorrer, provocaria um ignóbil sibilino.
Quase levada ao uxoricídio, meu diagnóstico foi: apoplexia crônica generalizada. Ufa! Agora já estou bem, pois sobrevivi a essa o verdose de palavras sem sentido.
Texto disponível em: http://gestar2estradareal.blogspot.com/2009/05/oficina-05-tp-4-unidade-16-escreva-um.html Acesso em 15/12/09.

A tarefa dos discentes, então, será procurar o sentido das palavras que desconhecem. O objetivo dessa atividade é levar os alunos a perceber a real importância do dicionário enquanto meio de aumentar o repertório linguístico. Daí desfazer a ideia de que o dicionário é “o pai dos burros”, para reafirmar a ideia de que o dicionário é utilizado por pessoas inteligentes que buscam aprender sempre.
Também essa atividade tem o objetivo de o aluno construir sentidos em um texto que antes não era coerente devido às dificuldades de compreensão lexical.

Atividade 4

Para descontrair e ajudar o aluno a aumentar suas habilidades no momento da busca pela palavra, segue a sugestão de um jogo: o professor escolherá 10 palavras (de preferência com iniciais distintas) e falará para turma uma de cada vez. A intenção é encontrar a palavra dita pelo professor no dicionário. Quem o fizer primeiro, ganha algum brinde como incentivo.

Avaliação

A avaliação será exitosa se a intenção de induzir o aluno a consultar o dicionário, quando não souber o significado de uma palavra, acontecer. A percepção desse objetivo se dá por meio da atividade 3 que também possibilita a confirmação da premissa de que o dicionário é uma ferramenta de auxílio na ampliação do léxico. A avaliação da atividade 4 resulta em o aluno encontrar as palavras no dicionário. Uma vez que ele encontrou em tempo suficiente, a proposta foi cumprida e, portanto, a avaliação positiva.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.