Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No meio da floresta, havia uma casa

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e interpretar oralmente a história de João e Maria.
- Reconhecer os personagens da Turma da Mônica na versão do conto de João e Maria.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

- livro: João e Maria - Maurício de Sousa, Ed. Girassol.
 Coleção Clássicos Ilustrados

http://www.travessa.com.br/JOAO_E_MARIA/artigo/115cbe1c-5980-4b69-9db8-d9608e3a859b

Apresentar o livro para os alunos, explorando a capa e o nome do autor.
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
Identificar então as características dos personagens: Cascão que na história representa o João e a Magali que é a Maria.
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
O Cascão nas histórias em quadrinhos é o menino sujinho que não gosta de tomar banho e tem verdadeiro horror à água. Daí a marca de risquinhos no rosto para representar a sujeira. A Magali é a menina gulosa e que adora uma melancia.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Se o professor preferir, poderá apresentar as questões de forma escrita.

Sugestão de questões:

1- Os pais de João e Maria conversavam sobre a dificuldade que estavam passando. Qual foi a sugestão da madrasta?

2- Os meninos ouviram a conversa dos pais.
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?

3- Os meninos perdidos na floresta avistaram uma casa. Como era?
O que eles fizeram?

4- Até que apareceu a dona da casa. Quem era?

5- O que ela fez com João e Maria?

6- A bruxa queria engordar João para poder comê-lo.
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?

7- Até que um dia, a velha pediu à Maria para acender o forno.
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?

8- Os meninos fugiram. O que levaram com eles?

9- Que fim tiveram os meninos?

10- O que aconteceu com a madrasta?

Recursos Complementares

- Veja como sugestão, aula no Portal do Professor: “Achiqué”- versão peruana de João e Maria. Autor: Ana Letícia Lima Guedes.
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:

http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=4

- Veja uma versão moderna para a história de João e Maria em:

http://editora.cosacnaify.com.br/Loja/PaginaLivro/10627/Jo%C3%A3o-e-Maria.aspx

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a aula, o interesse pela história contada e o retorno que deram às questões apresentadas oralmente ou de forma escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.