16/12/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ouvir e interpretar oralmente a história de João e Maria.
- Reconhecer os personagens da Turma da Mônica na versão do conto de João e Maria.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
- livro: João e Maria - Maurício de Sousa, Ed. Girassol.
Coleção Clássicos Ilustrados
http://www.travessa.com.br/JOAO_E_MARIA/artigo/115cbe1c-5980-4b69-9db8-d9608e3a859b
Apresentar o livro para os alunos, explorando a capa e o nome do autor.
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
Identificar então as características dos personagens: Cascão que na história representa o João e a Magali que é a Maria.
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
O Cascão nas histórias em quadrinhos é o menino sujinho que não gosta de tomar banho e tem verdadeiro horror à água. Daí a marca de risquinhos no rosto para representar a sujeira. A Magali é a menina gulosa e que adora uma melancia.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Se o professor preferir, poderá apresentar as questões de forma escrita.
Sugestão de questões:
1- Os pais de João e Maria conversavam sobre a dificuldade que estavam passando. Qual foi a sugestão da madrasta?
2- Os meninos ouviram a conversa dos pais.
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?
3- Os meninos perdidos na floresta avistaram uma casa. Como era?
O que eles fizeram?
4- Até que apareceu a dona da casa. Quem era?
5- O que ela fez com João e Maria?
6- A bruxa queria engordar João para poder comê-lo.
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?
7- Até que um dia, a velha pediu à Maria para acender o forno.
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?
8- Os meninos fugiram. O que levaram com eles?
9- Que fim tiveram os meninos?
10- O que aconteceu com a madrasta?
- Veja como sugestão, aula no Portal do Professor: “Achiqué”- versão peruana de João e Maria. Autor: Ana Letícia Lima Guedes.
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=4
- Veja uma versão moderna para a história de João e Maria em:
http://editora.cosacnaify.com.br/Loja/PaginaLivro/10627/Jo%C3%A3o-e-Maria.aspx
Acompanhar a participação dos alunos durante a aula, o interesse pela história contada e o retorno que deram às questões apresentadas oralmente ou de forma escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!