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Bem-me-quer, mal-me-quer!

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e dramatizar história contada.
- Resgatar a brincadeira popular do bem-me-quer, mal-me-quer, associando à noção de par ou ímpar.
- Construir margarida para executar a brincadeira.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a noção de par ou ímpar.

Estratégias e recursos da aula
                                       

- livro : Bem-me-quer, mal-me-quer! Margarida par ou ímpar?
Atílio Bari. Série Matemática em cena, Ed. Scipione.
- Para a construção da margarida: bola pequena de isopor, palitos de dente, palito de churrasco ou lápis, guache, cartolina, lápis de cor ou giz de cera.

Antes de iniciar a leitura, conversar com os alunos sobre brincadeiras de criança que falam sobre namorado ou pretendentes. Resgatar o conhecimento sobre brincadeiras populares, trocando com a turma algumas conhecidas como: girar a casca da laranja até quebrar para saber a letra do namorado, tentar quebrar o anel da lata de refrigerante com o mesmo propósito; “verdade ou consequência”, uma espécie de versão atualizada para “pêra, uva, maçã ou salada-mista” e que pode acabar como antigamente, em beijinho. Comentar então, caso não surja, a brincadeira em que se usa uma flor, para que suas pétalas sejam retiradas, uma a uma, e ora se diz bem-me-quer e ora se diz mal-me-quer. É então, a última pétala que determina se a pessoa por quem se está apaixonada, gosta ou não gosta.
Em seguida, o professor deve ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.

“Bem-me-quer, mal-me-quer é uma história curiosa e divertida que utiliza os números pares e os números ímpares para resolver o problema de um casal apaixonado. Afinal, a matemática está presente em quase tudo em nossa vida . . .”


“ Bem-me-quer ou mal-me-quer?
É verdade: o Risonho gosta mesmo da Lindinha.
Mas no bem-me-quer, mal-me-quer . . . deu mal-me-quer!
Então, o Bacana disse que há um jeito de dar sempre bem-me-quer.
Será que funciona?”

Através da leitura do livro é que se vai realmente descobrindo qual é este jeito.

Depois de ler o livro para turma, o professor poderá propor a dramatização da história, dividindo os papéis entre os alunos: Risonho, Bacana e Lindinha.
O professor deverá trazer como recurso, uma margarida já preparada para ser usada na atividade de dramatização. Sugestão: Confeccioná-la, usando uma pequena bola de isopor pintada de guache amarelo para representar o miolo, um palito de churrasco ou lápis grafite verde para servir como haste e as pétalas (8 a 10) poderão ser feitas em cartolina branca, presas com durex ou fita adesiva em palitos de dente, de forma que se possa colocar e tirar do miolo, durante a brincadeira do bem-me-quer, mal-me-quer.


A proposta então seria realizar, depois do teatro, uma oficina para confecção das margaridas com os alunos. Para desenvolver esta atividade, o professor precisará utilizar mais tempos de aula e trazer todo material suficiente para os alunos construírem margaridas individualmente, ou em dupla.
Neste caso, depois das margaridas prontas, os alunos poderão brincar entre eles ou com outras turmas de bem-me-quer, mal-me-quer. Se o número de pétalas da margarida for par, deverão começar por mal-me-quer e se for ímpar, bem-me-quer, garantindo sempre terminar em bem-me-quer que é a proposta indicada no livro pelo personagem Bacana para a brincadeira.                            &n bsp;               

O livro também traz no final, a proposta de um teatro de fantoches, apresentando sugestões para confecção dos bonecos, utilizando meias e outros materiais para colagem (botões, feltro, espuma ou isopor), para a criação da margarida, usando cartolina branca e colorida, ainda apresenta por último dicas para a montagem do cenário.

Recursos Complementares

Veja como sugestão aula: De par em par, se chega a algum lugar.
Autor: Ana Letícia Lima Guedes.

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a leitura do livro, a dramatização e a oficina das margaridas.
Conversar com a turma sobre o que acharam das atividades e atitudes do grupo.
Se na hora de representar os personagens, os alunos escolhidos exerceram bem esse papéis e se tiveram boa escuta da turma. Como foi a construção das flores?
Então pensar sobre se alguma coisa poderia ter sido melhor. O quê?
E o que deveria ser feito para isto acontecer?
Trabalhar a ideia da crítica construtiva e não destrutiva, valorizando o que foi positivo nas atividades e o negativo então contribuiria para uma mudança a ser conquistada futuramente, através da colaboração de cada um.
Perceber enquanto brincam com as margaridas, como os alunos transferiram o conhecimento sobre par ou ímpar para a brincadeira do bem-me-quer, mal-me-quer, relacionando o início da brincadeira ao número de pétalas da flor.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Luciana Meneghetti de Araujo, Escola Descobrindo o Saber , Rio Grande do Sul - disse:
    lu.leca@hotmail.com

    31/12/2013

    Cinco estrelas

    Nada como ter professores apreciadores e apaixonados pelo desenvolvimento cognitivo e emocional de nossos alunos. E viva a criatividade e competência.


  • neide, Educandário Santa Joana D´arc. , Piauí - disse:
    neide.or.aparecida@gmail.com

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Considero a aula excelente principalmente pelo caráter interdisciplinar. Gostaria de ressaltar que vai além das disciplinas: matemática e Língua Portuguesa. Obrigada!


Sem classificação.
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