Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!

 

03/01/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra “personalidade”; poderão criar uma identidade a partir da escolha da própria “cara de palhaço”; perceberão as relações que se estabelecem entre artista e espectador, entre movimentos e sentimentos, entre improvisação e premeditação; poderão experimentar outras situações de trabalhos coletivos e individuais; poderão fazer as acrobacias, os malabarismos, os exercícios de equilíbrio, etc - trabalhados em outras aulas - combinados com músicas, falas, com sons tirados do próprio corpo ou em silêncio (mímicas); poderão trabalhar em grupo combinando temas, fazendo estórias, criando roteiros para as apresentações; perceberão possibilidades de conexões entre as áreas da Educação Física e da Arte.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Outras aulas de circo que tenham trabalhado acrobacias, malabarismos, atividades expressivas como dança e teatro; aula de clown.

Estratégias e recursos da aula
                                            

Espaços.

Dê preferência aos espaços abertos e amplos.

Materiais.

Se possível: colchões ou outro espaço macio (p.ex. gramado).
Maquiagem facial (pastosa ou líquida, antialérgica, própria para maquiar palhaços e artistas ou maquiagem comum); materiais de malabarismo; espelhos; outros materiais para compor a estória como figurinos, lenços, etc trazidos pelas crianças; som e músicas instrumentais, infantis ou trilhas sonoras de circos.

Algumas dicas:
Durante todas as atividades coloque as músicas selecionadas para as crianças ouvirem. Estimula a criatividade!

Atividade 1. Conhecendo alguns “caras” (15’).

Nesse momento da aula a intenção é mostrar para os alunos alguns palhaços e tipos de maquiagens pedindo-os que identifiquem se são palhaços com expressões tristes, bravas, alegres, etc., se conseguem identificar se os palhaços são meninas ou meninos, as cores utilizadas e como são coloridas cada parte do rosto, entre outras coisas. Os professores podem utilizar vídeos, fotografias, pinturas e outras imagens de palhaços para ajudar os alunos na criação do próprio rosto. Também podem pedir, antecipadamente, que as crianças levem imagens e representações de palhaços que possuírem em casa. Reserve um momento para a partilha dessas imagens. Abaixo, algumas sugestões:

    

Fig.1 (fonte:http://sitedepoesias.com.br/imagens/poemas/10081.jpg)

                         

Fig.2 (fonte:http://documentotupiniquim.com/wp-content/uploads/2008/01/palhaco.jpg )

Fig.3 (fonte: http://1.bp.blogspot.com/_esLJAARymfc/SX0nI9fqPvI/AAAAAAAAAOg/VVQh3OaDy-Q/s400/5.jpg ) 

Atividade 2. Criando a cara dos palhaços (30’).

1) Agora que os alunos já tiveram contato com algumas imagens, forneça os materiais para desenhos como papéis, lápis, giz de cera. Distribua os contornos dos rostos para as crianças, deixando que escolham livremente e pedindo para que os coloram da forma como gostariam de ser maquiados em sequencia. O desenho deve mostrar a personalidade do palhaço: querem expressões tristes? Alegres? Bravas? Neutras? Com nariz grande ou pequeno? Boca maior ou menor? Se querem a maquiagem no rosto todo ou somente em parte dele?
2) Coloque as crianças de frente para os espelhos e forneça as maquiagens faciais, específicas para esse fim. Deixe que os alunos se maquiem livremente tentando reproduzir o modelo que criaram. Abaixo, algumas sugestões de contornos para os professores imprimirem.

  Fig.4  (fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rosto-para-colorir/imagens/rosto-1.gif)

 Fig.5 (fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rosto-para-colorir/imagens/rosto-1.gif )

Atividade 3. (45’) – Organizando o show.


Com as crianças já maquiadas, proponha que preparem pequenos números com movimentos acrobáticos, com malabares, etc. para que apresentem posteriormente aos colegas. Pode-se dividir a turma em pequenos grupos, pode-se propor um roteiro ou uma estória. Também pode-se consultar a biblioteca da escola procurando os livros que tenham o circo como tema; alguns personagens podem servir de inspiração para as crianças. Lembrem-se de que o objetivo não é fazer com que todos os alunos façam movimentos iguais, expressões iguais e nem representem exatamente a(s) estória(s) utilizadas como referências. A apresentação deve ser valorizada como mais um dos produtos do trabalho com o tema circo, mas não como único.


Alguns dos livros que podem ser encontrados no mercado com o tema circo:
- FUNARI, Eva. O Circo da Lua. Editora Atica, 2003.
- TORRES, Antonio. Circo no Brasil. Editora Atração Livros, 1998.
- RIBEIRO, Jonas. Circo Faz-de-conta. Editora do Brasil F, 2006.
- BRITO, Alexandre. O Circo Mágico – Poemas circenses para gente pequena, média e grande. Editora Projeto Poa, 2007.
- RIBEIRO, Nye. Lá vem o circo. Editora Roda & Cia, 2009.
- LAERTE. Suria a garota do circo. Editora Devir Livraria, 2000.
- MATTOS, Cyro de. O Circo do Cacareco. Atual Editora,
- ZIRALDO. Tem bicho no circo. Editora Melhoramentos, 1991.
- BITTAR, Simara Bussiol Manfrinatti. E-color editora, 2009.


Atividade 4. Apresentando o espetáculo! – Avaliação (10’)

Avaliação

Professores, ao longo de toda a aula, faça a você mesmo perguntas como: Os alunos se envolvem com o tema? Se envolvem com as atividades de pesquisa sobre os personagens? O que comentam sobre as imagens dos personagens, sobre os vídeos (se for o caso), sobre as estórias dos livros? Quais outras experiências com o tema do circo as crianças já possuem? A organização dos grupos se deu de forma tranquila? Todos participaram, efetivamente, do trabalho? Sugeriram outras formas de abordagem do tema? Como interagem com os seus pares? 
A apresentação de "cenas circenses" elaboradas pelos alunos é importante para o momento da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DEVA, funcionaria publica do cras , Mato Grosso - disse:
    deyse_benicio3d@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    adorei esse plano de aula ...e dinamico e bem descontraido faz com que as crianças se prendam mais na aula...


  • fabi, uel , Paraná - disse:
    fabriciabot@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima idéia parabens pela iniciativa


  • Adriana Gonçalves de Melo, "Ceri Profº Ary Monteiro Galvão" , São Paulo - disse:
    eidrymello@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Asssisti sua aula e adorei achei super inteligente essa forma de trabalhar a expressividade e os movimentos dos alunos dessa faixa etária. Também trabalho co Educação Infantil e pode ter certeza que sua idéia muito colaborou com minha metodologia, obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.