03/01/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Através de conversas e de experimentações dos movimentos do Taekwon-do, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; refletir sobre as diferenças entre “o brigar” e “o lutar”; aprender os fundamentos do Taekwon-do; aprender e experimentar atividades de alongamento, percebendo as possibilidades do próprio corpo; controlar os movimentos do corpo, dosando sua força, flexibilidade e resistência, adequado-as para cada nova atividade; perceber que o controle das emoções, principalmente da agressividade, é essencial na prática dessa modalidade.
Outras aulas que tenham trabalhado com o Tae kwon do; aula publicada no portal com o título de Lutas I (Tae kwon do).
Peça para que os alunos formem duplas e proponha exercícios de alongamento, primeiramente com os grandes grupos musculares e, posteriormente, os pequenos grupamentos musculares. Demonstre e peça para que os alunos alonguem uns aos outros, estimulando o contato, a cooperação, a percepção dos limites de cada um. Converse sobre a importância desse momento da aula que "prepara" o corpo para as outras atividades. Enquanto alongam, converse sobre a organização da aula, conte o que planejou, pergunte aos alunos o que mais sugerem para essa aula.
Nessa brincadeira, o objetivo é fazer com que as crianças juntem as duas mãos, uns com os outros, de acordo com o nº indicado pelo professor. É uma brincadeira que ajuda na organização dos grupos de diferentes tamanhos, privilegiando a concentração e o controle das emoções, traços bem característicos das lutas. Com a turma toda reunida em círculo, o professor dá o primeiro sinal, indicando um nº menor que o nº de alunos na aula. Por exemplo: dito o nº 6, 6 alunos se reunirão, juntando as palmas das mãos uns com os outros, formando um círculo menor. Nas primeiras rodadas, o professor deve ficar atento para não deixar nenhum aluno de fora, até que entendam a brincadeira (ex.: para uma turma de 30 alunos, pode dizer os nºs 10, 5, 3, 6). A partir da compreensão das crianças, o professor pode anunciar que, desse momento em diante, alguns alunos podem ficar sem grupos. Esses deverão ficar de fora, observando, até que somente 3 alunos permaneçam. É interessante o professor intercalar nºs pares e ímpares para estimular maior troca e rearranjos entre eles. Essa é uma brincadeira simples, mas divertida.
Nessa atividade fica mais fácil para o entendimento do professor selecionar o que trabalhar de acordo com cada turma. Algumas referências importantes e indicações:
http://taekwondo.com.br/sti/taekwondo.html - referência de posições básicas e chutes
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/didaticos/Aprenda_Taekwondo.htm - livro completo para download com posição básica de defesa; técnica de pés, etc.
Para descontrair, depois de algum tempo fazendo exercícios que exigem maior concentração das crianças, peça que elas corram em círculo aproveitando todo o espaço disponível. A cada sinal do professor eles devem realizar os movimentos pedidos, por exemplo, polichinelo lateral ou frontal, abdominal, flexão de braços, vela, ponte, chute (escolha algum dos chutes da luta para fazerem no mesmo lugar), etc.
Nessa atividade o professor deve, primeiro, ensinar aos alunos a posição inicial de luta e os saltitos que deixam o corpo em movimento todo o tempo. Com pernas paralelas e afastadas, transferindo o peso do corpo para um lado e outro. Ao sinal do professor, as crianças sempre darão um salto maior, trocando as pernas de lado.
Nesse momento, peça para que os alunos simulem a luta, sem tocar com o golpes no colega, cada um atacando três vezes. Marque bem o início com as posições iniciais de luta, saudação/comprimento ao adversário; o desenvolvimento da luta com os participantes se aproximando ao máximo uns dos outros, mas sem o contato efetivo (para não machucarem); o final da luta com a saudação final e o cumprimento ao adversário. Sempre troque os pares, pedindo que parte da turma fique atenta observando os demais, sentados nas proximidades do local de luta. A observação é muito importante no processo de aprendizagem da luta.
O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades, o envolvimento e a interação com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar possibilidades de ampliação para outras aulas. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula?
Também é importante perguntá-los sobre o contato anterior com a luta; sobre as atividades que mais gostaram; também procure saber o que já conheciam sobre o assunto para avançar em outros conhecimentos de acordo com cada turma; estimule a partilha de saberes com todas as crianças; questione-os se gostariam de ter mais aulas com desse conteúdo; o que aprenderam que não sabiam; quais movimentos tiveram dificuldades e quais tiveram facilidade para executar; etc.
Todas essas informações são essenciais para a avaliação da aula, do conteúdo, da organização do professor, do envolvimento dos alunos.
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