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Equilibre-se! (circo)

 

24/12/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de atividades de equilíbrio, comuns nas ginásticas e nas atividades circenses, os alunos poderão ampliar suas possibilidades de movimentos pensando tanto em equilibrar-se em diferentes superfícies quanto em equilibrar objetos sobre seus corpos. Alguns objetivos das aulas, tendo a noção de equilíbrio de movimentos em foco, são:
- Perceber diferentes pesos e formatos de objetos desenvolvendo maneiras criativas de equilibrá-los em diversas partes do corpo.
- Variar as situações entre equilíbrio-desequilíbrio-equilíbrio com os objetos escolhidos para a atividade, lançando-os e retomando o equilíbrio destes.
- Exercitar o maior número possível de partes do corpo, coordenando movimentos com as posições estáticas (de equilíbrio), com pequeno intervalo de tempo entre eles. - Perceber a variação na aplicação de forças em situações de equilíbrio diversas, seja com objetos sobre o corpo ou o corpo sobre os objetos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são pré-requisitos, mas as aulas de malabarismos e ginásticas acrobática, artística e geral ajudam nessas aulas que exigem maior controle corporal para execução de movimentos.

Estratégias e recursos da aula

Espaços.

Amplo que não represente riscos para a segurança das crianças.

Materiais.

Colchões, banco sueco, trave, ou outros locais onde as crianças possam se deslocar por certa distância equilibrando-se; cordas, se possível, a estrutura de arame, como no circo, porém próximo ao chão, com altura máxima de 40 cm; toras de madeira; linhas no chão; bolas, cabo de vassouras, pequenos bastões, pratos de plástico (qualquer material que desperte nas crianças o desejo de equilibrá-los sobre o corpo).

Atividade 1. Equilibrando objetos. (30’)

Com os objetos em mãos, distribua-os para os alunos e peçam para que tentem, parados em seus lugares, equilibrá-los em partes dos seus corpos como: palma da mão, dorso da mão, dorso do pé, dobra do cotovelo, ombro, pescoço, testa, queixo, etc.
Para cada objeto, as crianças deverão desenvolver estratégias para equilibrá-los. Uma alternativa é fazer grupos de materiais redondos, compridos, pequenos, grandes, etc e fazer com que as crianças circulem em cada grupo.
Também pode-se sugerir que o façam ao mesmo tempo que se deslocam pela sala.

Atividade 2. Andando no arame imaginário (15’).

Coloquem uma linha comum no chão e peça que os alunos imaginem o arame/corda bamba do circo. Eles deverão andar sobre a corda, com os pés sempre bem em frente um ao outro, com corpo ereto, olhando para frente. Sugira que tentem também andar com os braços estendidos ao lado do corpo percebendo a diferença no equilíbrio. Faça várias filas/grupos de alunos para que eles não fiquem parados, por muito tempo, durante a aula, o que pode desmotivar os alunos.


Atividade 3. Aumentando a distância do chão (45’)

Realizando a mesma atividade anterior, peça que os alunos caminhem sobre o banco sueco (ideal), trave ou outra superfície estreita acima do chão. O banco sueco pode ser colocado invertido oferecendo uma ótima opção de trava próxima ao chão. Se houver a possibilidade de variação da largura da trave, pode-se variar a atividade dividindo a turma em diferentes grupos, assim os alunos poderão experimentar dificuldades variadas.
p.ex.: 1. andar sobre um banco largo; 2. andar sobre um degrau estreito de escada; 3. andar sobre o banco sueco na posição comum; 4. andar sobre o banco sueco na posição invertida; 5. andar sobre uma trave perto do chão; 6. andar sobre o arame/corda bamba.

Atividade 4. avaliação (10’)

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de equilibrar objetos sobre o corpo? O que acharam de equilibrar o próprio corpo em outros objetos? Entre outras perguntas que julgar necessárias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Vanessa Aparecida, Prefeitura Municipal de Magé , Rio de Janeiro - disse:
    vanessa-nevir@hotmail.com

    15/11/2013

    Quatro estrelas

    Bastante variação de movimentos e possibilidades. Como sugestão incluir o caminhar sobre a corda amarrada em duas extremidades.


Sem classificação.
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