Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A energia elétrica e seus diversos usos

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sebastião Ivaldo Carneiro Portela
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM 02 DO GAMA

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conteúdo específico: • Transformações de energia; • Energia Elétrica e seus diversos usos; • Uso seguro e eficiente da energia elétrica; • Direitos do consumidor de energia elétrica. Objetivos: • Comparar e classificar os diferentes tipos de aparelhos segundo sua finalidade; • Reconhecer as transformações de energia que os diferentes aparelhos promovem; • Analisar situações que oferecem risco de choque elétrico; • Analisar e propor alternativas para economia de energia elétrica; • Conhecer os direitos dos consumidores de energia elétrica.
Duração das atividades
Uma h/a de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta atividade é necessário que o aluno domine os seguintes conceitos: • Energia e suas manifestações.
Estratégias e recursos da aula


 



Sugestão de aula:

Inicie a aula apresentando o filme da TV Escola “De onde vem a energia elétrica?” disponível em  http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19776. Em seguida, proponha que os alunos façam uma lista no caderno, com no mínimo 10 aparelhos, que utilizam a energia elétrica em seu funcionamento. Discuta com eles a função que cada um exerce na casa e apresente as transformações de energia que ocorrem.

Clique aqui para assistir "De onde vem a energia elétrica?"

Dicas: O vídeo “De onde vem a energia elétrica?”, possui em torno de 4 min, apresenta de forma lúdica e bem divertida os elementos necessários para a geração e transmissão de energia elétrica, destacando a hidroeletricidade como a principal forma de geração de energia no Brasil. É importante que você deixe evidente que existe outras formas de geração de energia, tais como a eólica, termoelétricas, nuclear, fotovoltaica; mas, destaque a hidroeletricidade como a principal forma de geração de energia no Brasil. Faça uma grande lista de aparelhos no quadro levando em consideração as sugestões listadas pelos alunos em seus cadernos. Solicite que apontem os que transformam energia elétrica em movimento, os que transformam energia elétrica em calor, os que transformam energia elétrica em luz, os que transformam energia elétrica em som e os que fazem outras transformações. Cada aparelho tem características que se sobressaem sobre as outras de acordo com a função que exerce, os que utilizam motores transformam energia elétrica em movimento, as lâmpadas transformam energia elétrica em luz, os aparelhos resistivos transformam energia elétrica em calor como os chuveiros, ferros de passar, secador de cabelos e de roupas, esses últimos são os mais potentes e, portanto, maiores gastadores de energia elétrica. Solicite que anotem os valores das potências desses aparelhos, que geralmente estão na parte de trás de cada um. A potência é dada em Watts (W). Os que vão apresentar maior potência são aqueles que transformam energia elétrica em calor.
.
Na sala de informática

Na sala de informática solicite que os alunos acessem o site http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=549#, e em “Dicas” acessem “Uso seguro da Energia Elétrica” e “Uso Eficiente da energia elétrica” e “Direitos e Deveres” . Durante o acesso solicite que anotem no caderno as principais dicas relacionadas ao uso seguro e ao uso eficiente assim como os direitos dos consumidores. As figuras abaixo são referentes a se&c cedil;ões citadas:

 

Di cas: Para debater as questões que os alunos anotaram, recorra a “prancha” citada para ilustrar o debate. Atente-

se para as pranchas que abordam os perigos associados ao uso indevido da energia elétrica, pois alunos nessa idade ainda não reconhecem os riscos associados ao mau uso da energia elétrica. Discuta com eles quem já levou choque e quais foram os motivos, evidencie a imprudência cometida. Quando for discutir as formas eficientes para o uso da energia, solicite que os alunos dêem exemplos de ações que eles realizam e que promovem a economia de energia.
Na seção “Espaço do consumidor” também tem uma pequena animação dos direitos dos consumidores que vai ajudá-lo a debater os a seção “Direitos e deveres”, pergunte aos alunos se eles já tiveram seus direitos de consumido de energia violados, debata cada caso.
 

Atividades complementares:

Proponha que os alunos façam uma entrevista com um técnico ou especialista abordando os princípios de funcionamento dos aparelhos elétricos e dos principais riscos associados ao uso da energia elétrica.
Leia e debata o texto “Por que sentimos choque?” disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/2018, esse texto é interessantíssimo e bem adequado ao nível fundamental.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Recursos Complementares
http://cienciahoje.uol.com.br/2018 ( neste endereço podemos encontrar o texto “Por que sentimos choque?” é interessantíssimo e bem adequado ao nível fundamental); http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=549# ( apresenta dicas, forma de uso seguro e eficiente da energia elétrica, além dos direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica); http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm ( este site apresenta uma situação onde um casal deve comprar eletrodomésticos tomando cuidado para ter problemas com o valor da conta de energia elétrica, para este nível a parte introdutória poderá ser utilizada) http://www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/01/simulador1.html ( neste site da Companhia de Energia do Estado de Minas Gerais tem um simulador do consumo de energia elétrica que poderá ser usado na atividade, caso haja necessidade); http://www.celg.com.br/Dicas_Seguranca_Choque.jsp ( esse site da Companhia Elétrica do Goiás apresenta os danos causados pelos choque em seres humanos e dicas para evitá-los); http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura_verbete/16 ( esse site apresenta um texto muito interessante que poderá ajudá-lo a compreender os efeitos do choque elétrico em seres vivos)
Avaliação
Divida a turma em quatro grupos e distribua um tema de pesquisa para cada. Solicite que cada grupo apresente um painel que contenha figuras ilustrativas e informações sobre os temas propostos. Na aula seguinte o grupo deve apresentar seu trabalho para a turma. Os temas que serão divididos entre os grupos podem ser: • Os perigos dos choques elétricos; • As transformações de energia elétrica nos eletrodomésticos; • O uso racional da energia elétrica; • Direitos dos consumidores de energia elétrica.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jessica, colegio tiredentes , Minas Gerais - disse:
    jessica.lethicia@hotmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    otimoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo


  • Maria Regina , OPET , Paraná - disse:
    maryaregyna@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula. Parabéns ao professor. Misturar a tecnologia, a informação e a participação dos alunos sempre dá certo!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.