16/02/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Motivação:
Inicie a aula perguntando aos alunos “Por que as bexigas de aniversário murcham com o passar do tempo?”. Após ouvir as opiniões dos alunos, explique que as bexigas utilizadas em festas (Fig. 1) com o passar do tempo ficam murchas, como se o ar saísse da bola, pois o ar escapa pelos orifícios microscópicos da borracha(1). Esse fenômeno é explicado pela efusão dos gases, que é um fenômeno que acontece quando as moléculas, por serem muito pequenas e por movimentarem-se constantemente, escapam com facilidade por pequenos orifícios.
Figura 1 – Bexigas
Imagem disponível em: http://br.geocities.com/play2brasil/bexiga1.gif. Acesso em: 02 fev. 2009
Atividade 1
Após as discussões, estando os alunos organizados em grupos de cinco (5) integrantes, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.
Essa experiência (Fig. 2) consiste em uma demonstração de que é possível perceber os principais fatores que influenciam o comportamento das moléculas no estado gasoso (pressão, temperatura, volume e quantidade de matéria). Além disso, o referido recurso possibilita entender como as moléculas gasosas se comportam na atmosfera.
Figura 2 – Imagem do recurso postado na aula.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais | Materiais Opcionais |
1 bexiga de borracha | 1 saco plástico (que possam ser enchido e amarrados) |
1 garrafa de plástico (500mL) | 1 frasco de plástico (500 mL) |
2 vasilhas de alumínio | |
Água quente (+/- 80 ºC) | |
Água fria | |
Gelo | |
Bico de Bünsen 1 fogão | ou aquecedor elétrico |
Destacamos que essa experiência é importante no ensino de Física, especificamente Termodinâmica, pois mostra que dependendo da temperatura, os gases de comportam de um jeito ou de outro.
Observação: Antes de iniciar este experimento não se esqueça das normas de segurança. Assim, oriente seus alunos a usarem equipamentos de proteção: jaleco, óculos e luvas, pois todo cuidado é pouco.
Com relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 3 – Bexiga presa à boca de uma garrafa
Imagem disponível em:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/image02/02_PC_01_05.gif. Acesso em: 02 fev. 2009
Ao término da experiência apresente as questões abaixo, que estão dispoiveis no recurso, na lousa e peça para os grupos discuti-las, respondê-las e entregá-las no término das aulas.
Figura 4 - Vulcão em Erupção.
Imagem disponível em: www.alunos.esffl.pt/vulcanismo/explusiva.jpg. Acesso em: 10 fev. 2009
SUGESTÕES:
Sugerimos que o professor questione os alunos com o seguinte fato curioso: “Quando se enche um pneu vazio, o carro levanta (Fig. 5). O que levanta o carro? Justifique.”.
Figura 5 – Pneu sendo cheio com ar.
Imagem disponível em:
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ga_gases40.jpg. Acesso em: 02 fev. 2009
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta e favoreça a compreensão dos alunos de que, o carro levanta por causa da pressão que o ar exerce nas paredes internas do pneu. Durante o movimento as moléculas (ou átomos) se chocam constantemente, não somente uma contra as outras, como também contra as paredes do recipiente, no caso o pneu, mantendo o cheio. Quando as moléculas ou átomos se chocam contra as paredes do recipiente exercem sobre estas uma força por unidade de área, ou seja, uma certa pressão.
Recursos complementares
Teoria e experimentos:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp
Referências Bibliográficas
(1) - Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) . Algumas curiosiades em relação às características dos Gases . Disponível em: < http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ga_curiosidade.html >. Acesso em: 02 fev. 2009
Nome | Tipo |
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