18/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema das frutas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: " Será que nascem do supermercado? - A AULA DE CAMPO", "FRUTAS: da manga rosa quero o gosto eo sumo" e "A SALADA DE FRUTAS: explorando as suas formas, tamanhos e sabores".
Ao trabalhar a aula anteriormente apresentada neste portal: "A SALADA DE FRUTAS: explorando as suas formas, tamanhos e sabores" exploramos as frutas cortando-as e degustando-as, fazendo com que as crianças despertassem a atenção para as sementes que estão presentes em cada uma das frutas. Nesse momento discutimos com eles:
Depois de explorar tais aspectos, podemos conversar com as crianças sobre o que eles acham o que são as sementes e qual a sua função. Depois dessa discussão o professor poderá criar uma experiência de colocar em uma vasilha com algodão úmido exemplares das sementes para que dia-a-dia possa ser observada a evolução do que acontece com essas sementes.
É importante que o professor vá criando uma forma de registro seja através do desenho das crianças, seja através da escrita (o professor como escriba desse processo), diário acerca do que acontece com a semente em um cartaz, contendo uma tabela com o dia. a hora, eo desenvolvimento da semente.
Outro material importante de ser produzido é um cartaz com as sementes fixadas - A SEMENTEIRA, para que, assim, as crianças possam visualizar as diferenças das sementes.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!