Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUINDO UMA SEMENTEIRA

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:

  • Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
  • Conhecer as sementes das frutas, as suas formas e tamanhos;
  • Perceber qual a função das sementes.
Duração das atividades
Três aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema das frutas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: " Será que nascem do supermercado? - A AULA DE CAMPO", "FRUTAS: da manga rosa quero o gosto eo sumo" e "A SALADA DE FRUTAS: explorando as suas formas, tamanhos e sabores".

Estratégias e recursos da aula

Ao trabalhar a aula anteriormente apresentada neste portal: "A SALADA DE FRUTAS: explorando as suas formas, tamanhos e sabores" exploramos as frutas cortando-as e degustando-as,  fazendo com que as crianças despertassem a atenção para as sementes que estão presentes em cada uma das frutas. Nesse momento discutimos com eles:

  • Qual a fruta que tem mais semente?
  • Qual a fruta que tem menos semente?
  • Qual semente é maior?
  • Qual é menos?

Depois de explorar tais aspectos, podemos conversar com as crianças sobre o que eles acham o que são as sementes e qual a sua função. Depois dessa discussão o professor poderá criar uma experiência de colocar em uma vasilha com algodão úmido exemplares das sementes para que dia-a-dia possa ser observada a evolução do que acontece com essas sementes.

É importante que o professor vá criando uma forma de registro seja através do desenho das crianças, seja através da escrita (o professor como escriba desse processo), diário acerca do que acontece com a semente em um cartaz, contendo uma tabela com o dia. a hora, eo desenvolvimento da semente.

Outro material importante de ser produzido é um cartaz com as sementes fixadas - A SEMENTEIRA, para que, assim, as crianças possam visualizar as diferenças das sementes.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Identificaram algumas frutas pelo seu nome;
  • Regitraram, através do desenho, as observações da experiência da semente;
  • Participaram dos momentos de apreciação das sementes.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.