Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tê - Atividade de Ângulos de um polígono

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
THAIS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá manipular peças com um objetivo pré-definido e, ainda, trabalhar medidas de ângulos internos de um polígono durante a atividade.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos Básicos de Geometria Plana.

Estratégias e recursos da aula

Importância

Levar o aluno a observação a familiarização com ângulos e polígonos, estudando, assim, Geometria Plana de uma forma divertida.

Preparação da Atividade

O professor deve comprar folhas de papel cartão coloridos e desenhar vários T's. Observe a figura abaixo:

Basta construir um e usá-lo de modelo para a construção dos outros. Desta maneira é possivel otimizar o gasto de papel e o trabalho de recorte.

Para facilitar a descrição do procedimento, vamos estabelecer nomes aos vértices deste polígono de oito lados e suas dimensões.

Agora, queremos dividir esta figura em 4 peças, para isso, precisamos traçar um ponto P e um ponto R no segmento AB e um ponto Q na reta DE de forma que a reta RQ tenha intersecção com o segmento GD. Veja:

E pelo ponto P devemos traçar uma paralela à reta RQ (use os lados paralelos de uma régua para te ajudar neste procedimento). Encontramos, assim, um ponto S (intersecção de GD com RQ) e um ponto T.

Marcados os pontos, é necessário traçar os segmentos desejados. Veja:

Agora, temos 4 peças desejadas: ARSH, GSQEF, RPTDQ e PBCT.

Recorte as quatro peças, coloque um clip em cada kit e distribua na aula aos seus alunos.

Atividade

Dê um conjunto com 4 peças para cada um de seus alunos e peça para que eles montem a letra Tê.

Durante as atividades explore conceitos de que as peças são polígonos. Portanto, pode-se falar em:

  • Nomenclatura de Polígonos;
  • Polígonos Convexos e não convexo;
  • Ângulos internos do Polígono;
  • Paralelismo;
  • Perpendicularidade;

Desta forma, através desta atividade concreta, os alunos podem se familiarizar com estes conceitos básicos de Geometria Plana.

Avaliação

Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.