20/12/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Conhecimentos Básicos de Geometria Plana.
Importância
Levar o aluno a observação a familiarização com ângulos e polígonos, estudando, assim, Geometria Plana de uma forma divertida.
Preparação da Atividade
O professor deve comprar folhas de papel cartão coloridos e desenhar vários T's. Observe a figura abaixo:
Basta construir um e usá-lo de modelo para a construção dos outros. Desta maneira é possivel otimizar o gasto de papel e o trabalho de recorte.
Para facilitar a descrição do procedimento, vamos estabelecer nomes aos vértices deste polígono de oito lados e suas dimensões.
Agora, queremos dividir esta figura em 4 peças, para isso, precisamos traçar um ponto P e um ponto R no segmento AB e um ponto Q na reta DE de forma que a reta RQ tenha intersecção com o segmento GD. Veja:
E pelo ponto P devemos traçar uma paralela à reta RQ (use os lados paralelos de uma régua para te ajudar neste procedimento). Encontramos, assim, um ponto S (intersecção de GD com RQ) e um ponto T.
Marcados os pontos, é necessário traçar os segmentos desejados. Veja:
Agora, temos 4 peças desejadas: ARSH, GSQEF, RPTDQ e PBCT.
Recorte as quatro peças, coloque um clip em cada kit e distribua na aula aos seus alunos.
Atividade
Dê um conjunto com 4 peças para cada um de seus alunos e peça para que eles montem a letra Tê.
Durante as atividades explore conceitos de que as peças são polígonos. Portanto, pode-se falar em:
Desta forma, através desta atividade concreta, os alunos podem se familiarizar com estes conceitos básicos de Geometria Plana.
Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!