Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Números Inteiros e extratos bancários

 

13/02/2009

Autor y Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Trabalhar o conceito de localização dos números inteiros em uma reta numérica e a comparação entre os valores de dois números inteiros.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conjunto dos números naturais e suas operações.
Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula comentando e explicando a utilidade e a leitura de extratos bancário. Como material de apoio poderá ser utilizada a ilustração abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1616/imagens/extrato.bmp

É importante deixar claro aos alunos que a letra “D”, posicionada ao lado dos valores no extrato bancário, significa débito, desconto ou mesmo uma quantia subtraída e a letra “C” significa crédito, acréscimo ou um valor adicionado. Após a explicação sobre o uso e a leitura de extratos bancários o professor poderá sugerir aos alunos um trabalho de reflexão por meio das questões apresentadas abaixo.

Questões:
1) Identifique no extrato os valores das movimentações descritas na tabela abaixo e preencha os valores de crédito ou débito de cada uma das movimentações.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1616/imagens/tabelinha.bmp

2) Dentre os valores apresentados na tabela qual é a maior quantia em dinheiro, creditada? E qual é a menor quantia creditada?
3) Levando em consideração que quanto maior for o valor do débito maior será a divida contraída ou menor será o valor negativo, responda:
     a) Qual é o menor valor em relação à quantia gasta na pizzaria Chico Toicin e o posto Alphaville?
     b) Utilizando o sinal de desigualdade ( > ),  posicione os valores indicando qual deles é o maior.
-20,00___-15,00;
+243, 65 ____+100,00;
-15,00____+100,00.
4) Na reta abaixo os números que serão posicionados ao lado direito do zero devem ser positivos e quanto mais distantes pelo lado direito do zero, maior será o seu valor e os números que serão posicionados a esquerda do zero são negativos e quanto maior for à distância deste número ao zero, pelo lado esquerdo, menor será o seu valor. Posicione os números apresentados na tabela anterior na reta abaixo.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1616/imagens/reta.bmp

Laboratório de informática:

Encerrado o trabalho na sala de aula, conduza os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o recurso intitulado por: Los números enteros - 1. Para ter acesso a esta animação, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:
 

http://www.genmagic.net/educa/ 
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1616/imagens/A.bmp

Tela da animação Los números enteros - 1
 

Na pagina do portal GenMàgic o professor deve procurar um campo denominado por: Área de descarga, isto é, o local para descarregar o arquivo, pois nele está alojada a animação Los números enteros - 1 e muitas outras. A animação é formada por três etapas. A primeira é uma prática em que o aluno realiza a leitura de uma escala graduada, que varia do número oito de valor negativo ao número dezessete de valor positivo, em um termômetro, e indica no campo localizado ao lado do termômetro o valor da leitura. Na segunda etapa, o aluno recebe um número da animação para posicioná-lo em uma reta numérica. Na última etapa, o aluno compara dois números fornecidos pela animação indicando qual deles é o maior e qual é o menor. A primeira etapa da animação proporciona ao professor comentar mais uma forma de aplicação prática do conceito dos números inteiros.
 

 

Avaliação
A avaliação poderá partir da participação dos alunos na aula e da análise da atividade de reflexão proposta para os alunos ou mesmo durante o desenvolver da proposta interativa com a animação digital Los números enteros -1 . O aluno deverá ser capaz de localizar ou mesmo posicionar os elementos do conjunto dos números inteiro em uma reta numérica além de comparar dois valores distintos do conjunto dos números inteiros.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marilene Martins Morelli, CEDERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    marilenemorelli@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula trata um assunto muito útil. O conteúdo foi muito bem desenvolvido c total adequação p o cotidiano dos alunos dentro d uma linguagem clara e d fácil entendimento. Também, foi aproveitado materiais reais e concretos para a exploração do tema. A avaliação foi bem consciente.


  • Raimunda Normacy de Paula Chaves, FCO GUERREIRO CHAVES EEFM , Ceará - dijo:
    normacypaula@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero o tema e a metodologia empregada muito sugestivo para trabalhar em sala de aula. Parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.