13/02/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor, inicie a aula comentando e explicando a utilidade e a leitura de extratos bancário. Como material de apoio poderá ser utilizada a ilustração abaixo.
É importante deixar claro aos alunos que a letra “D”, posicionada ao lado dos valores no extrato bancário, significa débito, desconto ou mesmo uma quantia subtraída e a letra “C” significa crédito, acréscimo ou um valor adicionado. Após a explicação sobre o uso e a leitura de extratos bancários o professor poderá sugerir aos alunos um trabalho de reflexão por meio das questões apresentadas abaixo.
Questões:
1) Identifique no extrato os valores das movimentações descritas na tabela abaixo e preencha os valores de crédito ou débito de cada uma das movimentações.
2) Dentre os valores apresentados na tabela qual é a maior quantia em dinheiro, creditada? E qual é a menor quantia creditada?
3) Levando em consideração que quanto maior for o valor do débito maior será a divida contraída ou menor será o valor negativo, responda:
a) Qual é o menor valor em relação à quantia gasta na pizzaria Chico Toicin e o posto Alphaville?
b) Utilizando o sinal de desigualdade ( > ), posicione os valores indicando qual deles é o maior.
-20,00___-15,00;
+243, 65 ____+100,00;
-15,00____+100,00.
4) Na reta abaixo os números que serão posicionados ao lado direito do zero devem ser positivos e quanto mais distantes pelo lado direito do zero, maior será o seu valor e os números que serão posicionados a esquerda do zero são negativos e quanto maior for à distância deste número ao zero, pelo lado esquerdo, menor será o seu valor. Posicione os números apresentados na tabela anterior na reta abaixo.
Laboratório de informática:
Encerrado o trabalho na sala de aula, conduza os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o recurso intitulado por: Los números enteros - 1. Para ter acesso a esta animação, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:
http://www.genmagic.net/educa/
Tela da animação Los números enteros - 1
Na pagina do portal GenMàgic o professor deve procurar um campo denominado por: Área de descarga, isto é, o local para descarregar o arquivo, pois nele está alojada a animação Los números enteros - 1 e muitas outras. A animação é formada por três etapas. A primeira é uma prática em que o aluno realiza a leitura de uma escala graduada, que varia do número oito de valor negativo ao número dezessete de valor positivo, em um termômetro, e indica no campo localizado ao lado do termômetro o valor da leitura. Na segunda etapa, o aluno recebe um número da animação para posicioná-lo em uma reta numérica. Na última etapa, o aluno compara dois números fornecidos pela animação indicando qual deles é o maior e qual é o menor. A primeira etapa da animação proporciona ao professor comentar mais uma forma de aplicação prática do conceito dos números inteiros.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula trata um assunto muito útil. O conteúdo foi muito bem desenvolvido c total adequação p o cotidiano dos alunos dentro d uma linguagem clara e d fácil entendimento. Também, foi aproveitado materiais reais e concretos para a exploração do tema. A avaliação foi bem consciente.
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero o tema e a metodologia empregada muito sugestivo para trabalhar em sala de aula. Parabéns.