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Entendendo nossos movimentos: Inércia

 

16/02/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Demonstrar que objetos em movimento, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em movimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.

Motivação

Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, e perguntar se eles sabem por que quando estamos andando de ônibus, em pé, somos jogados para frente quando ele breca (freia) e jogados para trás quando ele acelera (Fig. 1).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/inercia.JPG

Figura 1 – Representação de uma pessoa em pé num ônibus acelerando do tempo 0 s ao 1 s

Imagem disponível em: http://www.deducoeslogicas.com/fisica/fisica_na_veia_clip_image012.jpg. Acesso em: 04 fev. 2009


Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que estes acontecimentos ficarão mais claros após o desenvolvimento de experiências que serão realizadas nestas aulas.

Atividade 1

Após as discussões, estando os alunos organizados em grupos de quatro ou cinco integrantes, o professor deverá entregar o recurso (que se trata de uma experiência) postado a seguir.

 

 

O recurso acima consiste num experimento onde se deixa um carrinho, com uma bolinha presa a ele, rolar por uma rampa e chocar-se com um obstáculo. O carrinho percorrerá a rampa até atingir o lápis (obstáculo) e, ao atingi-lo, o carrinho para. A bolinha de aço, que está  levemente presa ao carrinho, tende a continuar seu movimento, sendo lançada para frente. A idéia é a de que, ao mesmo tempo em que o carrinho pára devido à ação de uma força externa (aplicada pelo obstáculo), a bolinha continua o seu movimento pelo fato de estar fracamente ligada ao carrinho, não sofrendo, portanto a ação de nenhuma força externa.

Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.

Tabela 1 –  Lista de Materiais

Item Observações
Um carrinho de aço É essencial que este carrinho rode muito bem (menos atrito possível)
Uma Bolinha de Aço Esta bolinha pode ser encontrada em bicicletarias ou oficinas mecânicas. São retiradas de várias peças, na sua maioria rolamentos
Duas Réguas Qualquer régua ou objeto similar deve servir para fazer o papel de rampa.
Um Lápis  
Um pedaço de Massa de Modelar
Serve de adesivo entre a bolinha de aço e o carrinho.
Alguns Livros  
Fita adesiva  

 
É importante destacar que essa experiência é de grande valia no ensino de Física, especificamente na área da Dinâmica, pois ela serve para demonstrar que um objeto em movimento tende a continuar em movimento ou se ele estiver em repouso irá permanecer no mesmo.

Para a montagem do experimento o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Juntem as duas réguas com fita adesiva, de forma que o lado numerado de uma, coincida com a outra (Fig. 2).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/inercia2.JPG

Figura 2 – Réguas presas uma na outra.

  • Empilhem um ou mais livros sobre uma mesa reta e lisa.
  • Apóiem o começo das réguas, já coladas, no topo da pilha de livros.
  • Fixem as extremidades das réguas com fita adesiva (na mesa e na pilha de livros) para que não haja escorregamento, formando assim uma rampa (Fig. 3).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/inercia3.JPG

Figura 3 – Rampa feita com os livros e régua

  • Fixem um lápis com fita adesiva, a mais ou menos 20cm da base da rampa, perpendicularmente a esta.
  • Coloquem um pedaço de massa de modelar no capô do carrinho e sobre a massa de modelar, levemente presa, a bolinha de aço.
  • Posicionem o conjunto carro, massa e bolinha no alto da rampa e vejam o que acontece (Fig. 4).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/inercia4.JPG

Figura 4 – Representação do experimento: um carrinho descendo uma rampa e se chocando com um lápis.


Ao término desta atividade, retome a pergunta inicial da aula (a do movimento dos ônibus) e favoreça que os alunos cheguem à conclusão de que: quando o ônibus está parado nós também estamos, assim quando ele se movimenta nossa tendência é nos mantermos parados, por isso somos jogados para trás, acontecendo o contrário quando o ônibus se movimenta, pois nesse caso estamos em movimento juntamente com ele e quando ele breca nossa tendência é manter o movimento sendo assim somos jogados para frente.
Explique aos alunos que podemos presenciar a ação da Inércia no nosso cotidiano em várias ocasiões: quando andamos em qualquer meio de transporte podemos senti-la, se somos empurrados por alguém caímos, pois o estado do corpo é alterado, portanto se ele estava parado irá ganhar movimento.

Como uma segunda demonstração da Inércia, propomos  abaixo uma segunda atividade.

Atividade 2

Para uma melhor compreensão dos conceitos de Inércia, sugerimos um segundo experimento, postado logo abaixo. Com este experimento os alunos poderão visualizar que um objeto  sempre tentará manter o movimento que ele tinha, isto é, se ele estava em repouso, por exemplo, sempre tentará manter esse estado.

Estando os alunos em grupo (como organizados no início das aulas), entregue o segundo experimento postado abaixo:

 

 

O experimento consiste em apoiar uma cartolina, em forma de calha, em cima de uma mesa e colocar uma bolinha de vidro (ou de aço, que dá melhores resultados) no seu centro (Fig. 5).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/peteleco.JPG

Figura 5 – Representação do experimento: uma pessoa dá um “peteleco” numa cartolina dispondo uma bolinha no meio.

Aplica-se um "peteleco", ou seja, uma pequena força com o dedo indicador, nas bordas mais altas da calha de modo que a cartolina desloque-se com uma velocidade considerável.
A idéia é de que a bolinha tenderá a permanecer em repouso, ou seja, parada na mesma posição que ocupava antes da cartolina se movimentar, pois a força que alterou o repouso da cartolina não se transmitiu à bolinha devido à insuficiência de atrito.

É importante destacar que essa experiência é importante no estudo de Física, pois o experimento "PETELECO" visa mostrar que o objeto em repouso tende a continuar em repouso.

Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 2 abaixo.

Tabela 2 – Lista de Materiais

Item Observações
Um pedaço de Cartolina (15x15 cm) Dê preferência para cartolinas lisas.
Uma Bolinha de Vidro (ou Aço) A bolinha de vidro pode ser do tipo usado pelos garotos em jogos. A de aço pode ser encontrada em bicicletarias ou oficinas mecânicas. São retiradas de várias peças, na sua maioria rolamentos.


Para a montagem do experimento o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Enrolem a cartolina, formando um cilindro.
  • Deixem à cartolina desenrolar naturalmente.
  • Apóiem a cartolina sobre uma superfície lisa.
  • Coloquem a bolinha no centro da cartolina.
  • Batam com os dedos, simultaneamente, nas extremidades superiores da cartolina e veja o que acontece.

Ao término desta última experiência os alunos, espera-se que os alunos consigam  identificar a ação da Inércia no seu cotidiano . Sugerimos que o professor promova uma discussão em sala de aula sobre o porquê do cinto de segurança (Fig. 6) ser tão importante na vida deles. Ao término da discussão, é importante o professor destacar que quando sofremos um acidente, por exemplo, quando um carro a 100 km/h colide, nosso corpo também está nessa velocidade. Assim, com a colisão o carro pára bruscamente, mas nós não. Desta forma, se  estivéssemos sem o cinto de segurança nos chocaríamos contra o vidro do carro nessa velocidade (100km/h). Por isso devemos utilizar o cinto de segurança, pois ele evita que colidamos contra o vidro do carro numa situação como esta .

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/cinto.JPG

Figura 6 – Cinto de segurança.
Imagem disponível em:
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/11/198_547-alt-adolbancode-tras.jpg. Acesso em: 04 fev. 2009

 

SUGESTÕES:

Considerando que a história da Física é muito importante, pois nos mostra como grandes pensadores descobriram suas fórmulas, princípios e leis, e que ela (a história da Física) ainda é pouco conhecida por alunos, sugerimos alguns sites, que versam sobre Newton e a História de Física, para que os alunos façam pesquisas. Após a pesquisa, sugerimos que os alunos apresentem o que aprenderam sobre Newton e a História da Física através de seminários ou, até mesmo em conjunto com a professora de artes, confeccionarem uma peça de teatro sobre a vida de Newton.

http://www.fisica.net/historia/historia_da_fisica_resumo.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton
http://www.infoescola.com/fisica/1a-lei-de-newton-lei-da-inercia/
http://astro.if.ufrgs.br/bib/newton.htm
http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/newton/newton.html

É importante observarmos que Sr. Isaac Newton (Fig. 7) foi um dos mais importantes físicos teóricos do mundo. Ele conseguiu descrever a ação das forças no nosso cotidiano além da força gravitacional. Escreveu um dos livros mais importantes da ciência o “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”, ele contém as leis de Newton para o movimento dos corpos que formam a fundação da mecânica clássica assim como a lei da gravitação universal. Uma pessoa como essa é fundamental para que os alunos vejam o quão grande ele é e foi(1).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1617/imagens/newton.JPG

Figura 7 – Sr. Isaac Newton
Imagem disponível em:
http://www.aceav.pt/blogs/fpereira/Lists/Fotografias/newton.jpg. Acesso em: 28 jan. 2009


Sugerimos ainda, que o professor estimule os alunos a pesquisarem outros grandes cientistas, principalmente aqueles emprestaram seus nomes para algum princípio, lei etc.

 

Recursos complementares

Teoria e experimentos:
http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm
http://www.grupoescolar.com/materia/as_leis_de_newton.html
http://www.estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?r=1&cod=129

 

Referência Bibliográfica

(1) - Wikipédia. Isaac Newton. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton >. Acesso em: 04 fev. 2009

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trombada Experimento prático
Peteleco Experimento prático
Avaliação
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento do experimento e nas discussões.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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Opiniões

  • Wedison Carlos Rodrigues Nunes, Secretaria Municipal de Educação de SAO JOSE DA TAPERA , Alagoas - disse:
    wedson-carlos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    estou cursando o curso linceciatura em física,e quando estiver ensinando vou apresentar para meus alunos aulas bem criativas e incentivadoras como essa,adoeri e otima.


  • Andréa Marques Leão Doescher, UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL , São Paulo - disse:
    andreamleao@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito obrigado pelos comentários! Estamos sempre trabalhando para produzir aulas criativas e que ajudem aos professores. Abraços.


  • jeziel, cmlem , Bahia - disse:
    jezi.lago@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa essa aula


  • Daniel r Ventura , UFV , Minas Gerais - disse:
    dventura@ufv.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula est amuito bem estruturada e pode contribuir muito na formação do conceito de inércia de forma agradável.


Sem classificação.
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