24/01/2010
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Importância
Levar o aluno a completar a reta Real distinguindo as diferenças entre os diversos conjuntos numéricos: NATURAIS, INTEIROS, RACIONAIS e IRRACIONAIS.
Conteúdo no dia a dia
Números são muito importante para o nosso dia a dia:
Atividade
Esta atividade é indicada a partir do 8o ano.
Professor, divida a sala em grupos de três a quatro elementos e proponha a seguinte tarefa:
Para propor estas perguntas o professor deve se preparar para uma coleão de perguntas, apresento abaixo alguns questionamentos que apareceram em minhas aulas:
Neste momento o professor pode esclarecer várias confusões que os alunos encontram com os números decimais.
Essas relações são diferentes de 01 = 001 = 0001. A vírgula faz toda a diferença no sentido.
Professor, perguntas certas nas aulas de matemática permitem que os alunos reflitam e ressignifiquem dúvidas frequentes que eles possuem.
Observação: Este foi um trabalho desenvolvido pela autora (sob orientação do professor Dr. Dario Fiorentini) em um trabalho de Iniciação Científica.
Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida. Peça para os alunos produzirem um pôster sobre suas hipóteses levantadas e as conclusões de cada uma para apresentar a toda classe num momento de socialização de idéias.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!