27/01/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
O aluno poderá aprender que apesar das novas descobertas do pré-sal, continuam os esforços mundiais para produção de energia mais limpa. Poderá reconhecer também a importância desta descoberta para o Brasil e quais os reflexos na economia mundial.
O aluno deverá ter conhecimento sobre a localização e formação do petróleo, os seus derivados, a real dependência sobre esse recurso. Deverão reconhecer as áreas com maior concentração de petróleo (Oriente Médio) e os motivos que levam as variações de preços no valor dos barris.
Para realização desta atividade, é necessário que o professor peça na aula anterior, que cada aluno faça uma pesquisa na internet de produtos que tem como matéria prima derivados de petróleo e traga alguns objetos ou materias para servir como exemplo.
1° Passo: O professor irá fazer um cartaz com a descrição do pré-sal e com a charge a seguir, e apresenta-lo aos alunos;
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O recurso natural encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade desse recurso. Vários campos já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados: Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml. Acesso em 24/01/2009. Adaptado.
2° Passo: O professor vai questionar a turma, sobre a necessidade de exploração do petróleo no Brasil. Se é utilizada tecnologia brasileira? Se a reserva do pré-sal é importante para o Brasil? Pedir aos alunos que citem oralmente pontos positivos e negativos desta descoberta.
Sobre a charge o professor deverá perguntar aos alunos o porque de tanto interesse dos EUA e da União Européia?
3° Passo: O professor vai recolher os objetos que os alunos trouxeram para sala de aula (conforme já tinha sido pedido na aula anterior), a partir da análise dos objetos pode-se observar que até mesmo para fabricação de objetos simples foram utilizados derivados de petróleo, demostrando total dependência da sociedade atual desse recurso.
4º Passo: O professor então deverá relacionar a dependência do petróleo e as políticas mundiais visando o desenvolvimento sustentável, apontando outras fontes de matéria prima para fabricação destes objetos, além de lembrar aos alunos o conceito de reciclagem.
4º Passo: O professor deverá apresentar também as políticas para o desenvolvimento de energias limpas e renováveis, como hidroelétrica, biocombustíveis e eólica.
5º Passo: Finalmente o professor deverá apresentar aos alunos as consequências para o meio ambiente da utilização em larga escala dos combústíveis fósseis.
O professor poderá ter acesso as informações sobre o pré-sal no site:
Sobre produção de energias limpas e renováveis o professor poderá acessar o site:
O aluno deverá fazer desenhos representando os objetos e as fontes de energia derivados do petróleo e as consequências para o meio ambiente. Deverão organizar também pequenas palestras, que poderão ser apresentadas no horário do intervalo, para os outros alunos, professores e funcionários da escola, visando a conscientização sobre o tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!