25/02/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
O aluno deverá reconhecer as causas e consequências das chuvas ácidas nos grandes centros urbanos e como isso interfere na dinâmica urbana. Os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos sobre química em outras aulas sobre reações de ácido e base. Também aplicar os conhecimentos sobre a reação de poluentes na atmosfera em aulas sobre o meio ambiente, industrialização, impacto da mudança na paisagem etc.
O conhecimento prévios das causas das chuvas ácidas, dos problemas causados da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera. Também deverá ter conhecimento de que as chuvas ácidas são outro fenômeno atmosférico causado, em escala local e regional, pela emissão de poluentes das indústrias, dos transportes e de outras fontes de combustão.
1º aula
Como atividade motivadora e para realização dessa atividade, o professor irá colar um cartaz no quadro, ou utilizar o data show com para apresentar a seguintes imagens:
http//educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/MONUMENTOS.htm
1° Passo: O professor começará esta aula perguntando qual o fenômeno ambiental responsável pela mudança no monumento apresentado nas fotografias? E se eles reconhecem algum monumento ou imóvel na sua cidade que aconteceu este fato, escrevendo os nomes e a localização no caderno para uma visita posterior.
2° Passo: Quais são as causas dessa mudança no monumento? A resposta esperada será uma grande quantidade de poluentes nos grandes centros urbanos causados pelas indústrias e o sistema de transporte, caso os alunos tenham dificuldades, o professor deverá conduzir os alunos para que possam chegar a esta conclusão.
3° Passo: Quais são as consequências da chuva ácida? As respostas esperadas serão: acidez do solo agrícola, deterioração de monumentos e pontes, etc.
4° Passo: Depois dos questionamentos levantados e devidamente respondidos, o professor irá fazer um trabalho em conjunto com o professor de Química do Colégio, através da análise da água da chuva seguindo os seguintes passos:
- coleta da água da chuva, utilizando recipientes esterilizados, livres de contaminantes;
2º Aula
- análise do PH da água, através do laboratório da escola, ou caso ele não exista, através da Companhia de água da cidade, ou universidade mais próxima, que faça esse serviço com custo zero;
- análise em conjunto com o professor de química da escola do resultado encontrado na amostra, avaliando se a água da chuva amostrada está ácida ou não.
5º Passo: Para avaliar as consequências das chuvas ácidas no meio urbano o professor poderá fazer uma visita junto com os alunos ao centro da cidade e tirar fotografias de monumentos, imóveis, pontes e etc. que apresentem estes vestígios de que sofreram os impactos de chuvas ácidas
6º Passo: Imprimir as fotografias e elaborar um cartaz que deverá ser colado no mural do colégio para apresentar o tema para os demais alunos, professores e funcionários da escola.
Caso o professor necessite poderá acessar informações sobre a formação de chuvas ácidas e figuras que poderão ilustrar a aula no site:
A atividade avaliativa deverá ser feita com um relatório constando o resultado da análise da água da chuva, assim como listar os exemplos de impactos causados pela chuva ácida na sua cidade, utilizando lugares próximos da escola ou dos bairros adjacentes que foram visitados.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/06/2010
Cinco estrelasachei muito boa a sua aula via net normalmente na sala eu num intendi mas ak so foi me inpenhar um pouco e me surpreendir. parabens