Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chuvas ácidas: causas e consequências

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá reconhecer as causas e consequências das chuvas ácidas nos grandes centros urbanos e como isso interfere na dinâmica urbana. Os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos sobre química em outras aulas sobre reações de ácido e base. Também aplicar os conhecimentos sobre a reação de poluentes na atmosfera em aulas sobre o meio ambiente, industrialização, impacto da mudança na paisagem etc.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conhecimento prévios das causas das chuvas ácidas, dos problemas causados da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera. Também deverá ter conhecimento de que as chuvas ácidas são outro fenômeno atmosférico causado, em escala local e regional, pela emissão de poluentes das indústrias, dos transportes e de outras fontes de combustão.

Estratégias e recursos da aula

1º aula

Como atividade motivadora e para  realização dessa atividade, o professor irá colar um cartaz no quadro, ou utilizar o data show com para apresentar a  seguintes imagens:

http//educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/MONUMENTOS.htm

1° Passo: O professor começará esta aula perguntando qual o fenômeno ambiental responsável pela mudança no monumento apresentado nas fotografias? E se eles reconhecem algum monumento ou imóvel na sua cidade que aconteceu este fato, escrevendo os nomes e a localização no caderno para uma visita posterior.

2° Passo: Quais são as causas dessa mudança no monumento? A resposta esperada será uma grande quantidade de poluentes nos grandes centros urbanos causados pelas indústrias e o sistema de transporte, caso os alunos tenham dificuldades, o professor deverá conduzir os alunos para que possam chegar a esta conclusão.

3° Passo: Quais são as consequências da chuva ácida? As respostas esperadas serão: acidez do solo agrícola, deterioração de monumentos e pontes, etc.

4° Passo: Depois dos questionamentos levantados e devidamente respondidos, o professor irá fazer um trabalho em conjunto com o professor de Química do Colégio, através da análise da água da chuva seguindo os seguintes passos:

- coleta da água da chuva, utilizando recipientes esterilizados, livres de contaminantes;

2º Aula

- análise do PH da água, através do laboratório da escola, ou caso ele não exista, através da Companhia de água da cidade, ou universidade mais próxima, que faça esse serviço com custo zero;

- análise em conjunto com o professor de química da escola do resultado encontrado na amostra, avaliando se a água da chuva amostrada está ácida ou não.

5º Passo: Para avaliar as consequências das chuvas ácidas no meio urbano o professor poderá fazer uma visita junto com os alunos ao centro da cidade e tirar fotografias de monumentos, imóveis, pontes e etc. que apresentem estes vestígios de que sofreram os impactos de chuvas ácidas

6º Passo: Imprimir as fotografias  e elaborar um cartaz que deverá ser colado no mural do colégio para apresentar o tema para os demais alunos, professores e funcionários da escola.

Recursos Complementares

Caso o professor necessite poderá acessar informações sobre a formação de chuvas ácidas e figuras que poderão ilustrar a aula no site:

http://www.brasilescola.com/

Avaliação

A atividade avaliativa deverá ser feita com um relatório constando o resultado da análise  da água da chuva, assim como listar os exemplos de impactos causados pela chuva ácida na sua cidade, utilizando lugares próximos da escola ou dos bairros adjacentes que foram visitados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • paulo quimica, zacarias , São Paulo - disse:
    paulo.robert02@hotmail.com

    23/06/2010

    Cinco estrelas

    achei muito boa a sua aula via net normalmente na sala eu num intendi mas ak so foi me inpenhar um pouco e me surpreendir. parabens


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.