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Máquina funcionando x Máquina quebrada

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Identificará números primos e compostos.
◦ Aprenderá a importância do zero, do 1 e do próprio número na relação múltiplo x divisor.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ Noções sobre múltiplos e divisores
◦ Aula do portal “Regras de divisibilidade”

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

a) Divide a turma em 3 grupos.
– o grupo dos múltiplos
– o grupo dos divisores
– o grupo da máquina.

Os alunos podem estar sentados no chão da sala, em três grupos de mesa ou mesmo no pátio da escola, se for possível.

b) Entrega:
–ao grupo dos múltiplos, cartões com números de 0 a 100.
– ao grupo dos divisores, cartões com os mesmos valores (0 a 100)
– ao grupo da máquina, cordões de barbante com uma placa escrita “Máquina”

2ª momento:

O professor propõe o Jogo da Máquina funcionando x Máquina quebrada e explica a atividade que para ser iniciada precisa de um som que indique o início da operação e outro para alguma falha no seu funcionamento.
Propõe, então, um concurso para a escolha dos sons, com os alunos.

Hipótese de sons vencedores:
- som de máquina funcionando:
“Toim, toim... Toim, toim...”

- som de máquina quebrada:
“Toim , tuuuum!”

3ª momento:

Explicação do jogo:
-Para iniciar a operação, o grupo da máquina imita o som do seu funcionamento.
- O grupo dos múltiplos mostra um n°. Os alunos do outro grupo que tiverem cartões com divisores deste valor, levantam os cartões.
- O grupo da máquina faz o som de bom funcionamento, se a resposta estiver certa ou faz o som de máquina quebrada se a resposta estiver errada.
A cada operação realizada com a “máquina”, o professor faz a anotação, numa folha de blocão, dos múltiplos ou divisores encontrados.
A turma deverá trocar de função durante a atividade, a fim de que todos os alunos representem máquina, múltiplo ou divisor.

Descobertas importantes acontecerão, como:

→ As crianças com o n° 1 como divisor sempre se manifestarão.
→ O zero, como divisor, nunca se manifestará.
→ O zero, como múltiplo, terá grande atuação.
→ Um valor será múltiplo e divisor dele mesmo.
→ Haverá números que somente o 1 e o próprio número aparecerão como seus divisores. São os números primos.
Haverá números que terão mais de dois divisores. São os númeroscompostos.

Avaliação

A atuação de cada criança em cada função deverá ser avaliada. Esta atividade poderá ser repetida outras vezes durante a semana, com variação dos valores.

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