20/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦ Identificará números primos e compostos.
◦ Aprenderá a importância do zero, do 1 e do próprio número na relação múltiplo x divisor.
◦ Noções sobre múltiplos e divisores
◦ Aula do portal “Regras de divisibilidade”
1ª momento:
a) Divide a turma em 3 grupos.
– o grupo dos múltiplos
– o grupo dos divisores
– o grupo da máquina.
Os alunos podem estar sentados no chão da sala, em três grupos de mesa ou mesmo no pátio da escola, se for possível.
b) Entrega:
–ao grupo dos múltiplos, cartões com números de 0 a 100.
– ao grupo dos divisores, cartões com os mesmos valores (0 a 100)
– ao grupo da máquina, cordões de barbante com uma placa escrita “Máquina”
2ª momento:
O professor propõe o Jogo da Máquina funcionando x Máquina quebrada e explica a atividade que para ser iniciada precisa de um som que indique o início da operação e outro para alguma falha no seu funcionamento.
Propõe, então, um concurso para a escolha dos sons, com os alunos.
Hipótese de sons vencedores:
- som de máquina funcionando:
“Toim, toim... Toim, toim...”
- som de máquina quebrada:
“Toim , tuuuum!”
3ª momento:
Explicação do jogo:
-Para iniciar a operação, o grupo da máquina imita o som do seu funcionamento.
- O grupo dos múltiplos mostra um n°. Os alunos do outro grupo que tiverem cartões com divisores deste valor, levantam os cartões.
- O grupo da máquina faz o som de bom funcionamento, se a resposta estiver certa ou faz o som de máquina quebrada se a resposta estiver errada.
A cada operação realizada com a “máquina”, o professor faz a anotação, numa folha de blocão, dos múltiplos ou divisores encontrados.
A turma deverá trocar de função durante a atividade, a fim de que todos os alunos representem máquina, múltiplo ou divisor.
Descobertas importantes acontecerão, como:
→ As crianças com o n° 1 como divisor sempre se manifestarão.
→ O zero, como divisor, nunca se manifestará.
→ O zero, como múltiplo, terá grande atuação.
→ Um valor será múltiplo e divisor dele mesmo.
→ Haverá números que somente o 1 e o próprio número aparecerão como seus divisores. São os números primos.
Haverá números que terão mais de dois divisores. São os númeroscompostos.
A atuação de cada criança em cada função deverá ser avaliada. Esta atividade poderá ser repetida outras vezes durante a semana, com variação dos valores.
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