Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A representação da figura feminina em letras de música

 

02/02/2010

Autor e Coautor(es)
Igor Caixeta Trindade Guimarães
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao longo das atividades desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá ser capaz de:
1) Comparar letras de músicas;
2) Entender as várias possibilidades de representação do amor como tema;
3) Interpretar metáforas e linguagem figurada;
4) Relacionar a linguagem não-verbal das músicas com seu conteúdo verbal;
5) Adquirir noções sobre o Romantismo como estilo artístico.

Duração das atividades
Aproximadamente cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha estudado as figuras de linguagem e a função metalinguística da linguagem.


Estratégias e recursos da aula

Professor, para que você realize esta aula é necessário possibilitar aos alunos que ouçam as músicas a seguir. Apresentamos quatro letras de músicas – e um link do YouTube onde cada uma delas está disponível – seguidas de questões de interpretação de texto. Os alunos deverão ouvir as músicas, ler as letras e responder às questões.

Antes de iniciar essa atividade, sugerimos, para que a aula fique mais agradável, que você consulte os alunos sobre outras músicas de temática amorosa de que eles gostem. Dessa forma, você pode adaptar a atividade que propomos, acrescentando a ela um trabalho de interpretação dessas músicas sugeridas pelos alunos.

Atividade I

Leia as letras de músicas, depois de ouvi-las, e em seguida responda às questões propostas.

TEXTO I

Para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=ijslD3bfsbk

Beatriz

Edu lobo & Chico Buarque 
Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida
Olha
Será que é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida
Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Ai, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz
Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se um arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida.

Fonte: www.letras.terra.com.br


Questão 01
Segundo a letra da música, quem é Beatriz? O que ela faz?

Questão 02
Qual é o comportamento do eu-lírico diante de Beatriz? Como ele se sente?

Questão 03
Que trechos da letra sugerem que Beatriz é uma figura idealizada e inacessível?

Questão 04
Cada uma das estrofes contém idéias contraditórias a respeito da figura feminina. Explicite essas idéias.

Questão 05
O amor que o eu-lírico sente por Beatriz se concretiza ou não? Por quê?

TEXTO II
Para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=mDl9xvbttd0


Maria

Wilson Sideral
Tão longe, longe, longe, longe agora sinto
Saudade de nós dois
De um tempo quando estávamos tão perto
E tão certos do que iríamos fazer
Um beijo longo, longo, longo agora lembro
Raros momentos de prazer
Que eu gravo agora nessa fita demo-tape
Que é pra ninguém esquecer
A vontade de falar tudo isso pra você
Já virou mais uma página
Palavras são como os boêmios
Gostam de sair à noite

Maria, eu ainda te amaria
Maria, pra você eu voaria

Do tempo todo tempo que nós dois passamos
Sem nunca mais nos ver
Do tanto quanto, tanto quanto nos amamos
Sem saber que era tanto, ( tanto, tanto...)

A vontade de falar tudo isso pra você
Já virou mais uma página
Palavras são como os boêmios
Gostam de sair à noite

Maria, eu ainda te amaria
Maria, pra você eu voaria

A vontade de falar tudo isso pra você
Já virou mais uma página
Palavras são como os boêmios
Gostam de sair à noite

Maria, eu ainda te amaria
Maria, pra você eu voaria

Fonte: www.letras.terra.com.br



Questão 06
Como você caracter izaria a relação do eu-lírico com a figura feminina retratada em “Maria”?

Questão 07
Algumas palavras se repetem consecutivamente ao longo das es trofes.
a)    São quaisquer palavras?
b)    Que efeito de sentido está relacionado a essa repetição?

Questão 08
O amor retratado nessa letra é idealizado ou realista? Justifique sua resposta.

Questão 09
Leia o seguinte verso:

“Maria, eu ainda te amaria”
Por que o eu-lírico afirma que “amaria”, e não que “ama”?

Questão 10
Explique o significado dos versos seguintes:

“Palavras são como os boêmios, gostam de sair à noite.”?

TEXTO III
Para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=dUzb8itPzwo



Iolanda

Pablo Milanês & Chico Buarque

Esta canção
Não é mais que mais uma canção
Quem dera fosse uma declaração de amor
Romântica
Sem procurar a justa forma
Do que me vem de forma assim tão caudalosa
Te amo, te amo
Eternamente te amo
Se me faltares
Nem por isso eu morro
Se é pra morrer
Quero morrer contigo
Minha solidão
Se sente acompanhada
Por isso às vezes sei que necessito
Teu colo, teu colo
Eternamente teu colo
Quando te vi
Eu bem que estava certo
De quem me sentiria descoberto
A minha pele
Vais despindo aos poucos
Me abres o peito quando me acumulas
De amores de amores
Eternamente de amores
Se alguma vez
Me sinto derrotado
Eu abro mão do sol de cada dia
Rezando o credo
Que tu me ensinaste
Olho teu rosto e digo à ventania
Iolanda, Iolanda
Eternamente Iolanda
Iolanda
Eternamente Iolanda
Eternamente Iolanda

Fonte: www.letras.terra.com.br

Questão 11

Segundo a letra, como o eu-lírico se coloca diante da figura amada?

Questão 12

Explique o significado dos seguintes versos:

“Esta canção
Não é mais que mais uma canção
Quem dera fosse uma declaração de amor”

Questão 13

Que elementos do texto indicam uma possível diferença de idade entre o eu-lírico e a figura amada?

Questão 14
O amor descrito é idealizado ou concreto? Por quê?

Questão 15

Explique o sentido metafórico em que foi empregada a palavra “sol”, na última estrofe.

TEXTO IV
Para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=8ALRY4PP7Zg

Carla

Marcos Menna
Eu cheguei a deixar
Vestígios pra você me achar
Foi assim
Que entreguei meu coração devagar
Eu tentei te roubar
Aos poucos pra você notar
Que fui eu
Te guardei onde ninguém vai tirar

No fundo dos meus olhos
Pra dentro da memória te levei
Amor você me tentou
Oh! Carla

Eu te amei como jamais
Um outro alguém vai te amar
Antes que o sol pudesse acordar
Eu te amei
Oh! Carla

Fonte: www.letras.terra.com.br



Questão 16
Dê as característica do amor que o eu-lírico sente por Carla.

Questão 17

Nessa letra, é descrito um amor do passado ou um amor que perdura? J ustifique sua resposta.

Questão 18

Explique o sentido metafórico em que foi empregada a palavra "sol", na última estrofe.


Atividade II

Para debate em grupo:

a)    Quais são as metáforas exploradas nas letras de música?
b)    Há elementos de metalinguagem nessas letras? Quais?
c)    Observando a linguagem não-verbal da música, tente estabelecer relações entre a melodia e o conteúdo linguístico de cada uma das letras. 
 

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, para a avaliação sugerimos que você amplie o conteúdo desta aula, pedindo aos alunos que façam uma pesquisa, em livros de literatura, na internet, em obras de arte, ou em outras fontes, sobre o Romantismo como estilo artístico. A pesquisa deverá contemplar os seguintes critérios:

a) O que é o Romantismo?
b) Quando surgiu como Estilo de Época?
c) Exemplos de autores que se destacaram no Romantismo.
d) Como o Romantismo se manifesta nas diferentes artes? Literatura, Música e Artes Plásticas.
e) Exemplos de análises de textos ligados ao Romantismo.

Os alunos deverão se reunir em grupos para realizar essa pesquisa e posteriormente apresentar para a turma o resultado de seu trabalho. Se for conveniente, professor, dê a cada grupo um tema específico para ser aprofundado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aline virginia de sousa chagas, EGIDIA CAVALCANTE CHAGAS EEFM , Ceará - disse:
    lininhavivi@yahoo.com.br

    13/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom


  • Ana Maria de Fátima Leme Tarini, Núcleo Regional de Educação , Paraná - disse:
    anamarialeme@hotmail.com

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas. Acredito que os alunos também vão gostar, pois aborda, de forma mais atualizada, o estilo de uma escola literária ainda do século XIX. Percebo que se usarmos apenas textos antigos dos poetas e romancistas daquela época os alunos não se prendem a aula. Além disso, é importante que entendam o porque do excesso de descrição no romance, dos amores impossíveis e do sofrimento que perpassa páginas e páginas. O feminino que sofre e faz sofrer seus apaixonados desde sempre.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.