02/02/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
É necessário que o aluno já tenha estudado as figuras de linguagem e a função metalinguística da linguagem.
Professor, para que você realize esta aula é necessário possibilitar aos alunos que ouçam as músicas a seguir. Apresentamos quatro letras de músicas – e um link do YouTube onde cada uma delas está disponível – seguidas de questões de interpretação de texto. Os alunos deverão ouvir as músicas, ler as letras e responder às questões.
Antes de iniciar essa atividade, sugerimos, para que a aula fique mais agradável, que você consulte os alunos sobre outras músicas de temática amorosa de que eles gostem. Dessa forma, você pode adaptar a atividade que propomos, acrescentando a ela um trabalho de interpretação dessas músicas sugeridas pelos alunos.
Atividade I
Leia as letras de músicas, depois de ouvi-las, e em seguida responda às questões propostas.
Fonte: www.letras.terra.com.br
Questão 01
Segundo a letra da música, quem é Beatriz? O que ela faz?
Questão 02
Qual é o comportamento do eu-lírico diante de Beatriz? Como ele se sente?
Questão 03
Que trechos da letra sugerem que Beatriz é uma figura idealizada e inacessível?
Questão 04
Cada uma das estrofes contém idéias contraditórias a respeito da figura feminina. Explicite essas idéias.
Questão 05
O amor que o eu-lírico sente por Beatriz se concretiza ou não? Por quê?
Fonte: www.letras.terra.com.br
Questão 06
Como você caracter izaria a relação do eu-lírico com a figura feminina retratada em “Maria”?
Questão 07
Algumas palavras se repetem consecutivamente ao longo das es trofes.
a) São quaisquer palavras?
b) Que efeito de sentido está relacionado a essa repetição?
Questão 08
O amor retratado nessa letra é idealizado ou realista? Justifique sua resposta.
Questão 09
Leia o seguinte verso:
“Maria, eu ainda te amaria”
Por que o eu-lírico afirma que “amaria”, e não que “ama”?
Questão 10
Explique o significado dos versos seguintes:
“Palavras são como os boêmios, gostam de sair à noite.”?
Fonte: www.letras.terra.com.br
Questão 11
Segundo a letra, como o eu-lírico se coloca diante da figura amada?
Questão 12
Explique o significado dos seguintes versos:
“Esta canção
Não é mais que mais uma canção
Quem dera fosse uma declaração de amor”
Questão 13
Que elementos do texto indicam uma possível diferença de idade entre o eu-lírico e a figura amada?
Questão 14
O amor descrito é idealizado ou concreto? Por quê?
Questão 15
Explique o sentido metafórico em que foi empregada a palavra “sol”, na última estrofe.
Fonte: www.letras.terra.com.br
Questão 16
Dê as característica do amor que o eu-lírico sente por Carla.
Questão 17
Nessa letra, é descrito um amor do passado ou um amor que perdura? J ustifique sua resposta.
Questão 18
Explique o sentido metafórico em que foi empregada a palavra "sol", na última estrofe.
Para debate em grupo:
a) Quais são as metáforas exploradas nas letras de música?
b) Há elementos de metalinguagem nessas letras? Quais?
c) Observando a linguagem não-verbal da música, tente estabelecer relações entre a melodia e o conteúdo linguístico de cada uma das letras.
Professor, para a avaliação sugerimos que você amplie o conteúdo desta aula, pedindo aos alunos que façam uma pesquisa, em livros de literatura, na internet, em obras de arte, ou em outras fontes, sobre o Romantismo como estilo artístico. A pesquisa deverá contemplar os seguintes critérios:
a) O que é o Romantismo?
b) Quando surgiu como Estilo de Época?
c) Exemplos de autores que se destacaram no Romantismo.
d) Como o Romantismo se manifesta nas diferentes artes? Literatura, Música e Artes Plásticas.
e) Exemplos de análises de textos ligados ao Romantismo.
Os alunos deverão se reunir em grupos para realizar essa pesquisa e posteriormente apresentar para a turma o resultado de seu trabalho. Se for conveniente, professor, dê a cada grupo um tema específico para ser aprofundado.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2011
Cinco estrelasMuito bom
20/09/2010
Cinco estrelasAdorei as aulas. Acredito que os alunos também vão gostar, pois aborda, de forma mais atualizada, o estilo de uma escola literária ainda do século XIX. Percebo que se usarmos apenas textos antigos dos poetas e romancistas daquela época os alunos não se prendem a aula. Além disso, é importante que entendam o porque do excesso de descrição no romance, dos amores impossíveis e do sofrimento que perpassa páginas e páginas. O feminino que sofre e faz sofrer seus apaixonados desde sempre.