Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Loja da Ilusão

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Aprenderá que é necessário realizar escolhas na hora de gastar.
◦ Aprenderá o calculo de saldos, a partir de créditos e débitos..
◦ Conhecerá o valor de um cheque e seu uso.

Duração das atividades
50 min durante uma semana de aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦Noções sobre Sistema Monetário Brasileiro.
◦Aula do Portal: “Gastar sem pensar? Pensar para comprar?”.
◦Escrita de quantias.
◦Conhecimento das expressões: débito, crédito e saldo.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

◦Num cartaz, o professor mostra à turma uma folha de cheque ampliada.

◦Analisa os campos já preenchidos e os campos a serem preenchidos.
◦Explica que no preenchimento de cheques devemos escrever a quantia de dois modos: com algarismos e por extenso.
◦O professor apresenta à turma uma loja onde os preços são muito mais baixos que os das outras lojas:
“Loja da Ilusão, onde preços menores existem não.”
◦Explica, então, a atividade que será assim desenvolvida:

a) Cada aluno recebe um talão de cheques do Banco da Turma com 10 folhas.

b) O preenchimento do nome do banco será feito em conjunto, a partir da escolha feita pela turma.

Como o talão será utilizado? 

→ Durante uma semana de aula, a cada dia, será representado à turma um produto da Loja da Ilusão, com dois valores: um à vista e outro a prazo. O produto será conhecido apenas no momento da venda.

→ Cada aluno terá o crédito de R$200,00 para gastar nesta semana.

→ A cada compra realizada, o aluno retira do seu total, o valor gasto, ou seja, realiza o débito e calcula o saldo.

A cada dia há um sorteio para três crianças serem “os caixas” da Loja da Ilusão, recebendo os cheques.
No final de cada venda, os caixas apresentam o total recebido, que deverá ser anotado num quadro exposto na sala.

→ Produtos anunciados durante a semana.

Ao mesmo tempo em que escolhem o tipo de compra, calculam o seu saldo e o que devem, os alunos ficam curiosos em relação ao produto que será anunciado no dia seguinte e realizam as compras com cuidado, pois pode surgir um produto pelo qual tenham mais interesse.

Depois de uma semana, cada aluno apresentará a turma:

◦Os produtos comprados.

◦Os tipos de compras realizadas explicando as escolhas.

◦O valor gasto e o saldo atual.

◦O valor devedor, se optou por compras a prazo acima do seu crédito.

◦Após o fechamento da loja da Ilusão, os alunos contarão o que acharam da experiência.

Avaliação

Cada momento da atividade mostrará ao professor se o aluno compreendeu o conteúdo desenvolvido e que relação com o gasto cada aluno apresentou.
A partir disso, novas atividades devem ser realizadas para que os alunos desenvolvam uma relação inteligente, criteriosa e social com o dinheiro.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.