20/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦ Aprenderá que é necessário realizar escolhas na hora de gastar.
◦ Aprenderá o calculo de saldos, a partir de créditos e débitos..
◦ Conhecerá o valor de um cheque e seu uso.
◦Noções sobre Sistema Monetário Brasileiro.
◦Aula do Portal: “Gastar sem pensar? Pensar para comprar?”.
◦Escrita de quantias.
◦Conhecimento das expressões: débito, crédito e saldo.
1ª momento:
◦Num cartaz, o professor mostra à turma uma folha de cheque ampliada.
◦Analisa os campos já preenchidos e os campos a serem preenchidos.
◦Explica que no preenchimento de cheques devemos escrever a quantia de dois modos: com algarismos e por extenso.
◦O professor apresenta à turma uma loja onde os preços são muito mais baixos que os das outras lojas:
“Loja da Ilusão, onde preços menores existem não.”
◦Explica, então, a atividade que será assim desenvolvida:
a) Cada aluno recebe um talão de cheques do Banco da Turma com 10 folhas.
b) O preenchimento do nome do banco será feito em conjunto, a partir da escolha feita pela turma.
Como o talão será utilizado?
→ Durante uma semana de aula, a cada dia, será representado à turma um produto da Loja da Ilusão, com dois valores: um à vista e outro a prazo. O produto será conhecido apenas no momento da venda.
→ Cada aluno terá o crédito de R$200,00 para gastar nesta semana.
→ A cada compra realizada, o aluno retira do seu total, o valor gasto, ou seja, realiza o débito e calcula o saldo.
A cada dia há um sorteio para três crianças serem “os caixas” da Loja da Ilusão, recebendo os cheques.
No final de cada venda, os caixas apresentam o total recebido, que deverá ser anotado num quadro exposto na sala.
→ Produtos anunciados durante a semana.
Ao mesmo tempo em que escolhem o tipo de compra, calculam o seu saldo e o que devem, os alunos ficam curiosos em relação ao produto que será anunciado no dia seguinte e realizam as compras com cuidado, pois pode surgir um produto pelo qual tenham mais interesse.
Depois de uma semana, cada aluno apresentará a turma:
◦Os produtos comprados.
◦Os tipos de compras realizadas explicando as escolhas.
◦O valor gasto e o saldo atual.
◦O valor devedor, se optou por compras a prazo acima do seu crédito.
◦Após o fechamento da loja da Ilusão, os alunos contarão o que acharam da experiência.
Cada momento da atividade mostrará ao professor se o aluno compreendeu o conteúdo desenvolvido e que relação com o gasto cada aluno apresentou.
A partir disso, novas atividades devem ser realizadas para que os alunos desenvolvam uma relação inteligente, criteriosa e social com o dinheiro.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/12/2014
Cinco estrelasMuito interessante .