Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O vira-vira na subtração

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Prova real da subtração.
◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦Nomenclatura dos termos da subtração
◦Aula do Portal: “O vira-vira na adição”

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

◦ O professor entrega a cada aluno uma folha de papel ofício.

◦Pede que os alunos pintem ou risquem um dos lados do papel.
◦Pergunta:
“Se este pedaço de papel representasse um termo da subtração, qual seria? Por quê?”

A turma dirá o termo explicando a razão:

→ Minuendo, pois representa o que se tem, de onde se vai subtrair alguma coisa.

Pede, então, que os alunos escrevam o nome do termo em toda sua extensão.


Solicita que os alunos dobrem a folha, como se retirassem uma parte dela e a pintem.

Pergunta:
“Se esta parte pintada ou riscada por vocês representasse um termo da subtração, qual seria? Por quê?”

A turma deverá responder “subtraendo”, explicando que é o que está sendo retirado, subtraído do que se tem. Pede que os alunos escrevam o nome dos termo nesta parte do papel.

Pergunta destacando a parte que restou:
“E esta parte? Que termo representaria numa subtração? Por quê?”

A turma fará a sua associação ao resto ou diferença, explicando que foi o que restou após a subtração da outra parte e escreverá o nome do termo.

O professor realiza a seguinte brincadeira com a turma, orientando os alunos no seu vira-vira do papel. (o papel não é cortado, somente há a dobradura):

a) Temos o minuendo.

Se tirarmos dele o subtraendo...

O que encontraremos?

b) Temos o subtraendo.

Se adicionarmos a ele o resto...

O que encontraremos?

c) Temos o minuendo.

Se tirarmos dele o resto...

O que encontraremos?

A brincadeira deve ser repetida diversas vezes, aumentando-se gradativamente a velocidade do “vira-vira”.

O professor divide a turma em grupos e faz os seguintes desafios:

a) “Vamos dobrar novamente nosso papel, aumentando o subtraendo.”

O que vai acontecer com o minuendo?
E com o resto?

Os alunos perceberão que o minuendo continuará o mesmo, mas o resto diminuirá.

b) “Vamos dobrar mais uma vez nosso papel, diminuindo o subtraendo.”

O que vai acontecer com o minuendo?
E com o resto?

Os alunos perceberão que o minuendo continuará o mesmo, mas o resto aumentará.

Avaliação

Os comentários feitos pelos alunos durante todo o “vira-vira” possibilitarão que o professor avalie o grau de compreensão da turma em relação ao conteúdo desenvolvido.
Depois da brincadeira, exercícios envolvendo prova real da subtração e problemas envolvendo os nomes dos termos desta operação deverão ser realizados e serão mais uma fonte de avaliação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.