Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo de cartas e a produção de narrativas

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
Igor Caixeta Trindade Guimarães
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades realizadas nesta aula, o aluno poderá desenvolver a capacidade de improviso na criação de histórias, procurando ser original em suas ideias e construir de modo coerente sequências narrativas.

Duração das atividades
Em média, duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos da narrativa, tais como: tempo, espaço, personagens, foco narrativo e enredo.
Professor, na internet você encontra referências sobre esse assunto. Sugerimos a consulta dos seguintes endereços:

http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/


http://www.alunosonline.com.br/redacao/elementos-narracao/

Estratégias e recursos da aula
Para o desenvolvimento desta aula, tomamos como elemento motivador o jogo de cartas, que consiste em figuras nomeadas para serem impressas, recortadas e coladas em papel cartolina. Cada carta possui um tema, e é partir da combinação desses temas que os alunos produzirão histórias, de acordo com as atividades que propomos. A seguir estão as cartas, em número de 15. Se você achar conveniente, professor, acrescente mais figuras para confeccionar mais cartas.

Jogo de Cartas

Fonte das imagens:

http://euvcejesus.blogspot.com/2008/07/casa.html


http://images.google.com.br/images?start=0&q=montanha&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&hl=pt-BR&sa=2


http://cantinhodanina.spaceblog.com.br/124604/Dia-do-Indio/


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=ptBR&sa=1&q=nuvens+de+chuva&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&ndsp=20&hl=ptBR&q=jacar%C3%A9&revid=906279302&ei=iCQZSyOEIve8QbphZzaAw&sa=X&oi=revisions_inline&resnum=0&ct=broadrevision&cd=4&start=0


http://images.google.com.br/images?hl=ptBR&source=hp&q=carruagem&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=dinheiro&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&q=cidade&sa=N&start=80&ndsp=20


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=floresta&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=trevo+de+quatro+folhas&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=chave&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=piano&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=maria+fuma%C3%A7a&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=en&sa=1&q=bolo+de+anivers%C3%A1rio&btnG=Search&aq=f&oq=&start=0


http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&q=ilha&sa=N&start=0&ndsp=20

Atividade I

Depois de as cartas estarem devidamente produzidas, de preferência coloridas, os alunos deverão formar um círculo, com as carteiras ou sentados no chão, e o professor distribuirá uma carta para cada aluno. Poderá, então, dar início à atividade: na sequência do círculo, cada aluno, de posse de sua carta, acrescentará em sequência um detalhe à narrativa iniciada pelo primeiro aluno do círculo, esforçando-se para deixá-la coerente e original. Se possível, é interessante gravar a produção oral desse texto para que, ao fim da atividade, o professor avalie com os alunos a qualidade da totalidade da produção. O professor poderá repetir a atividade quantas vezes quiser.

Atividade II

Nesta atividade, os alunos produzirão textos individualmente. Propomos que, das 15 cartas apresentadas, cada aluno sorteie seis e produza uma narrativa que faça referência ao tema de cada carta, respeitando a sequência do sorteio. Por exemplo: se sorteou O Índio, A Ilha, O Bolo de Aniversário, O Jacaré, O Trevo de Quatro Folhas e A Chave, deverá escrever um texto em que esses elementos apareçam nessa sequência. Ao final da atividade, é interessante que os alunos leiam seus textos para a turma.
Avaliação

Para avaliar a produção dos textos, apontamos os seguintes critérios:

a) A narrativa produzida apresenta o tema de cada uma das cartas, na sequência do sorteio?
b) O texto é original?
c) O texto possui os elementos da narrativa?
d) O texto é coerente e coeso?
e) O texto respeita a norma-padrão da língua?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.