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Trabalhando a concordância verbal

 

15/03/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É recomendável que os alunos saibam reconhecer elementos sintáticos como sujeito, verbo, complemento e adjunto.

Estratégias e recursos da aula

No primeiro momento da aula, o professor deve pedir que os alunos copiem o texto abaixo substituindo os verbos entre parênteses pela respectiva forma verbal no presente do indicativo.

"Quatro Amigas e um Jeans Viajante" ("The Sisterhood of the Traveling Pants", Estados Unidos, 2005. Estréia nesta sexta-feira no país) – Os filmes para as adolescentes geralmente (seguir) duas linhas: a das rivalidades na escola ou a dos romances cor-de-rosa. "Quatro Amigas", baseado num best-seller da americana Ann Brashares, (fugir) de ambas. Sem subestimar seu público, ele (tratar) dos ritos de passagem na vida de quatro meninas a partir da descoberta de um par de jeans que, misteriosamente, (serve) a todas elas. Os temas (ser) fortes [...]. O filme, porém, (lidar) com eles com delicadeza e (trazer) boas atuações. O resultado (ser) sentimental, mas saudável.

Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/ estacao/veja_ recomenda/140905/quatro_amigas.html, acessado em 13 de dezembro d e 2009.

Em seguida, os alunos devem atender aos seguintes que stionamentos:

a)    Explicite: com qual expressã o cada forma verbal estabelece concordância?

b)   Descreva uma regra geral de concordância a pa rtir do exercício anterior.

# O verbo concorda com o sujeito da oração.

Dando prosseguimento a aula, sugerimos que o professor proponha uma atividade em que os alunos percebam quando o verbo traz o sujeito em sua marca morfológica de número e pessoa, isto é, em sua marca de concordância. Apresentamos, então, os seguintes trechos de música:

 - Pra não dizer que não falei das flores -

"Geraldo Vandré"

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...

Vem, vam os embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/geraldo-vandre/46168/, acessado em 14 de dezembro de 2009.

-Alegria, Alegria -

"Caetano Veloso"

Caminhando contra o vento

Sem lenço e sem documento

No sol de quase dezembro

Eu vou...

O sol se reparte em crimes

Espaçonaves, guerrilhas

Em cardinales bonitas

Eu vou...

Fonte: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/43867/, acessado em 14 de dezembro de 2009.

A partir dessas letras de música, os alunos devem responder as questões a seguir:

a)    O eu-lírico faz referência a si mesmo na primeira e na segunda canção. Como ele se apresenta em cada uma delas?

b)    O que permite a você reconhecer o sujeito da forma verbal “somos”, na primeira canção?

c)    Em ambas as canções, o eu-lírico assume o compromisso de ser proativo diante da realidade que o cerca. Por que podemos afirmar que o primeiro assume uma postura mais coletiva e o segundo uma postura mais individulista? Quem seriam os outros que compõem a coletividade junto como eu-lírico da primeira canção?

O segundo momento da aula destina-se a verificar alguns casos especiais de concordância verbal. Neste dia, os alunos devem levar uma gramática para a sala de aula.

Sugerimos que o professor distribua uma folha com os trechos a seguir e peça aos alunos que se reúnam em grupos de três. Em cada trecho há um verbo destacado em suas formas singular e plural.

Os alunos, consultando a gramática (seção de regência verbal), devem responder qual das formas verbais é correta para o contexto, ou se ambas são corretas, colocar a explicação e criar outro exemplo aplicando a regra encontrada.

O professor deve orientar os alunos a montar um quadro esquemático com as respostas desta atividade, pois isso servirá posteriormente material de consulta.

[...] As ações perderam 22% de seu valor em um único dia. Shiller quis saber por que os investidores não caíram fora antes do desastre. A resposta que o professor de Yale ouviu foi que os investidores se achavam tecnicamente aparelhados para “saber” com certeza quando as ações cairiam. Que técnica era essa? Oitenta e oito porcento disse/disseram que se tratava de feeling, palavra que pode ser traduzida por intuição. [...]

Fonte: http://veja.abril.com.br/140109/p_068.shtml, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Turismo e luxo: brasileiro é um dos que mais gasta/gastam em compras no exterior

Apesar das desigualdades sociais, o mercado de luxo cresce cada vez mais no Brasil. Para se ter uma idéia, o turista brasileiro é tido como um dos que mais gasta/gastam em suas viagens, tanto em compras como em serviços adicionais nos hotéis de alta categoria. [...]

Fonte: http://www.administradores.com.br/notici as/turismo_de_luxo_brasileiro_e_um_dos_que_mais_gasta_ em_compras_no_exterior/10702/, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Findou-se o sonho do “hexa” na Copa de 2006, trucidando a esperança de milhões de brasileiros que, como eu, lamentam o estilo da derrota. [...] Faltaram/Faltou audácia e confiança ao líder do time brasileiro, coisa que não acontece, por exemplo, com o Felipão. Assim se perde uma Copa, se perde uma negociação e, também, se perde uma eleição. [...]

Fonte: http://acelerasp.blogspot.com/, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Um ter ço dos adolescentes prefere/preferem conversar via web do que pessoalmente

Preferência é apontada entre jovens brasileiros de 10 a 17 anos. Estudo ouviu 800 pessoas na região metropolitana de São Paulo.

Fonte: http://www.portalms.com.br/noticias/Um-terco-dos-adolescentes-prefere-conversar-via-web-do-que-pessoalmente/Mundo/Tecnologia/959562304.html, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Restrição religiosa afeta mais de dois terços da população mundial

Pelo menos dois terços da população do mundo vive/vivem em países que aplicam restrições à liberdade religiosa, assinalou hoje um estudo do Centro Pew de Pesquisas de Washington.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/12/17/restricao+religiosa+afeta+mais+de+dois+tercos+da+populacao+mundial+9247024.html, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Obama afirma que havia/haviam 'candidatos melhores' para receber o Nobel da Paz

Presidente dos EUA está na Noruega para receber premiação. Ele repetiu o discurso cauteloso de quando ganhou o prêmio.

Fonte : http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1410029-5602,00.html, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Pelo menos dois terços da população do mundo vive/vivem em países que aplicam retrições à liberdade religiosa, assinalou hoje um estudo do Centro Pew de Pesuisas de Washington.

Fonte: http://maplink.uol.com.br/v2/noticias/2009/03/19/motorista-nao-deve-haver-temporais-no-outono-53261.htm, acessado em 14 de dezembro de 2009.

Faz/Fazem alguns dias fui assistir ao espetáculo Moby Dick, adaptação e direção do Aderbal Freire-Filho. Mas antes de falar dessa excelente montagem, até porque pra me tirar de casa só mesmo as montagens do Aderbal, preciso falar do nariz do meu vizinho.

Fonte: http://killing-travis.blogspot.com/2009/08/faz-alguns-dias.html, acessado em 14 de dezembro de 2009.

[...] Quando deu/deram dez horas e meia, pensei que era tempo de partir.

Eu morava nessa época na Rua de Provença. Segui a Rua de Monte Branco , atravessei o Boulevard, tomei pela Rua de Luís-o-Grande, Rua de Porto Mah on e cheguei à Rua d'Antin. Olhei para as janelas de Margarida. Havia luz.

Toquei à campainha. [...] ("A Dama das Camélias", Alexandre Dumas)

Fonte: http://pt.wikisource.org/wiki/A_Dama_das_Cam%C3%A9lias/XI, acessado em 14 de dezembro de 2009

Para finalizar estar atividade, cada um dos grupos deve expor aos demais uma das regras aplicadas e apresentar o exemplo que criaram.

Recursos Complementares

Gramáticas diversas da língua portuguesa. Sugerimos, para os alunos, a seguinte gramática: SARMENTO, Leila Lauar. "Gramática em textos". 2 ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005.

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir da discussão em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos, como atividade avaliativa, que o professor proponha o seguinte desafio aos alunos: eles devem encontrar na internet ou construir um exemplo de cada tipo de concordância especial. Utilizando todos os exemplos encontrados ou construídos, os alunos devem escrever uma crônica envolvendo um acontecimento da atualidade.

Para direcionar melhor o trabalho, julgamos que seja interessante o professor definir com a turma um acontecimento único sobre o qual todos irão escrever a crônica. O professor deve recolher esta atividade, corrigir o emprego das concordâncias e proporcionar um momento em que os alunos possam socializar os textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • CLÁUDIA SANTOS DE JESUS, SENAI , Bahia - disse:
    kaujesus_23@yahoo.com.br

    06/08/2013

    Cinco estrelas

    Amei a proposta. Apliquei a alunos adolescentes de um curso técnico e foi ótimo.


  • Diego Dal Magro, ESEA , Tocantins - disse:
    ddalmagro@gmail.com

    05/01/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito bem elaborada. Os primeiros exercícios trabalham com a gramática internalizada dos alunos de modo que a explicação e a elucidação das dúvidas partem de uma, por assim dizer, " noção interna sobre a língua. Muito interessante esta aula. Gostei muito.


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