Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cálculos Assombrosos

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Exercitará o cálculo mental, fundamental por ser base do cálculo que se usa no cotidiano.
◦ Aprenderá que a multiplicação pode apresentar diferentes idéias.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦Domínio do algoritmo da adição.
◦Noções de algoritmo da multiplicação.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

◦ Durante a semana na qual serão realizadas as atividades, sugere-se que o professor as desenvolva partindo do interesse que os alunos têm pelo tema mistério, suspense. Assim, em Língua Portuguesa, textos e histórias podem estar sendo lidos, contados, escritos.
Em Matemática, a sugestão é que os textos trabalhados em Língua Portuguesa sejam trazidos para as aulas, mas com a preocupação de não didatizá-los.
◦Assim, a partir de uma das histórias, por exemplo, “Quem tem medo, fica de fora!” Stella Carr, editora Scipione, o professor pode criar situações onde os alunos desenvolvam o algoritmo e as idéias da multiplicação.

a) Idéia de juntar quantidades iguais:

Espeto subiu 4 andares da mansão sombria com escadas de 9 degraus.
Quantos degraus Espeto subiu?

Espera-se que os alunos associem 9+9+9+9 a uma forma multiplicativa: 4x9

b) Idéia combinatória:

Sanduíche, quando fica nervoso, sente muita fome. Naquele dia abriu a geladeira e viu que lá havia três tipos de pão: baguete, de forma francês e quatro recheios: geléia, patê, presunto e queijo. Quantas são as combinações possíveis de pão e recheio que Sanduíche poderá montar?


Várias estratégias de solução aparecerão, assim como diversos registros. Todos devem ser ouvidos e valorizados. O professor, caso não tenham surgido estas estratégias, deve sugerir a tabela de dupla entrada e a relação de possibilidades.

2ª momento:

O professor propõe à turma a criação de um bloquinho assombroso, onde cálculos sejam realizados com rapidez.
A turma escolhe um nome e dá sugestões para sua utilização.
Obs. O objetivo da atividade é, de forma lúdica, “assombrar” a dificuldade que os alunos apresentam quando necessitam calcular rapidamente.
Eis um exemplo de sugestão de utilização do bloco assombroso:

1ª passo: A turma ouve e canta uma música com o tema. A música pode ser sugerida pela turma ou pelo professor. Sempre será cantada no início da atividade.
Algumas sugestões do professor:

a) CD roda gigante. Produção Escola Viva.

b) “A Noite no Castelo” Sandra Perez e Paulo Tati, CD Coleção Palavra Cantada.

2ª passo: O professor sorteia cálculos retirados de um saco-surpresa, que ficará exposto num canto da sala destinado a ele e que poderá ser enriquecido com desenhos e colagens feitos pelos alunos.

3ª passo: Os alunos ouvem o cálculo solicitado e escrevem somente o resultado em seu bloquinho.

4ª passo: Os alunos trocam os blocos com um colega para fazer a correção.
Os bloquinho são devolvidos aos seus donos para verificação dos cálculos corretos e dos errados.

Avaliação

Durante toda a aula o professor poderá realizar a avaliação de atividade. O segundo momento lhe proporcionará a oportunidade de perceber as dificuldades da turma na realização de cálculos mentais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria, E.M. GILBERTO BRAZ , Minas Gerais - disse:
    peiarteira@mail.com

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    oi Lúcia gostei muito da forma como você trabalhou o conteudo. Foi uma forma divertida e assombrosa para um conteudo que muitas vezes causa medo nas crianças. Você mostrou a ela que fazer operações pode ser bem divetido e diferente do que costumam fazer. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.