21/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
- Ouvir e tirar letra de uma música;
- Perceber a diferença entre falar e escrever as palavras;
- Fazer uso das regras ortográficas aprendidas até o momento.
Uso do s/ss, nh, m no final da palavra, r/rr.
- CD Gabriel o pensador para crianças e aparelho de som;
- Música: Na casa da vovó Bisa – Gabriel Pensador;
- Folha de papel ofício com a letra da música;
- Retroprojetor.
Proponha aos alunos um ditado divertido, ou seja, eles irão fazer como no tempo dos seus avós, “tirar” a letra de uma música. Aproveite para contar que antigamente, quando havia disco de vinil e vitrola, as pessoas precisavam ouvir várias vezes a música para conseguir escrever a letra da canção e assim cantar junto com o cantor.
Antes, fale sobre o cantor e compositor, Gabriel o Pensador, aos alunos e apresente o seu trabalho voltado para crianças: o livro “Um garoto chamado Rorbeto” e o CD. Sempre que possível, apresente a obra do artista a ser trabalhado, informe quando e em que circunstância aquele CD foi gravado.
Peça a turma para fazer uma viagem ao tempo dos seus avós e tirar a letra da música Na casa da vovó Bisa, interpretada por Gabriel o Pensador. Mas como os alunos costumam não ter experiência, vamos ajudá-los, transcrevendo uma parte da canção.
Na Casa da Vovó Bisa
Composição: Gabriel O Pensador, Aninha Lima, Christiaan Oyens Na casa da vovó bisa tem: ________________
Na casa da vovó bisa tem: _________________
Na casa da vovó bisa tem: _________________
Na casa da vovó bisa tem: _________________
Na casa da vovó bisa tem: tem um _____________
O cheiro do pescoço da vó bisa é bom demais
Na casa da vovó bisa tem:________________________
Na casa da vovó bisa tem: _______________________
Na casa da vovó bisa tem: ...
Na casa da vovó bisa tem: - ______________________?
Na casa da vovó bisa tem: tem ___________________
Cosquinha no ______________ e no ___________ e __________________
Na casa da vovó bisa tem: ____________________
Na casa da vovó bisa tem: _____________________
Na casa da vovó bisa tem: __________________________
Na casa da vovó bisa tem: __________________________
Na casa da vovó bisa tem porta-retrato com foto da família reunida no Natal
Tem titio, tem titia, tem o primo, tem a prima
Tem o neto, tem a neta, tem o filho, tem a filha
Tem o dindo, tem a dinda e vai chegando mais gente ainda
Olha só que maravilha, olha! Que coisa linda!
Olha só que coisa linda, olha só que maravilha
Já chegou toda a família e vai chegar mais gente ainda
Olha só o bebezinho, é a cara do vô biso
Todo mundo com sorriso na casa da vovó bisa
Padrinho, madrinha, padrasto, madrasta
O genro, a nora, o sogro, a sogra
O cunhado, a cunhada, a enteada, o enteado
Todo mundo reunido, todo mundo convidado
Todo mundo convidado, todo mundo reunido
O enteado, a enteada, a cunhada e o cunhado
Padrinho, madrinha, padrasto, madrasta
O sogro, a sogra, o genro, a nora
Todo mundo tá chegando, mas ninguém quer ir embora
Na casa da vovó bisa tem
Na casa da vovó bisa tem
Na casa da vovó bisa tem
Na casa da vovó bisa tem
Na casa da vovó bisa tem
Na casa da vovó bisa tem: ___________________
Na casa da vovó bisa tem: ___________________
Na casa da vovó bisa tem: ____________________
Na casa da vovó bisa tem: ____________________
Na casa da vovó bisa tem: __________________
Um beijo na _____________ e um na _____________ pra _____________
http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/1094604/
No primeiro momento, sugira que cada um leia a letra da música, depois ouça o comentário dos alunos e converse sobre o conteúdo da música. Coloque outra vez o CD para tocar e cante com a turma.
Por último, peça para que escrevam as palavras que estão faltando e comparem com o colega do lado. Faça a correção das palavras junto com a turma, utilize o retroprojetor e sempre questione sobre como escreveram as palavras se usaram s ou ss, por exemplo, relembrando as regras ortográficas já trabalhadas.
O professor poderá pedir aos alunos para fazerem desenhos sobre a música e expor no mural da sala.
Site de informações sobre Gabriel o pensador
http://roedoresdelivros.blogspot.com/2007/08/gabriel-o-pensador-para-crianas.html
O professor avaliará as respostas apresentadas pelos alunos e se fazem uso das regras ortográficas com autonomia.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2010
Cinco estrelasEu adorei essa aula, ela é muito proveitosa posso trabalhar substantivo, masculino feminino... è uma aula muito boa ate porqiue posso tambem ensinar valores...