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O vira-vira na adição

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Lucia Brandão dos Santos
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Prova real com adição de 2 ou 3 parcelas.
◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦Nomenclatura dos termos da adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

◦ O professor entrega a cada aluno uma folha de papel ofício.
◦Pede que os alunos pintem ou risquem um dos lados da folha.
◦Pergunta:
“Se este pedaço de papel representasse um termo da adição, qual seria? Por quê?”

A turma dirá o termo explicando a razão:

→ Soma ou total, pois representa tudo que se tem. O todo, o total.

Pede, então, que os alunos escrevam o nome do termo em toda sua extensão.

Solicita que os alunos dobrem a folha em duas partes e que pintem de cores diferentes o lado ainda não utilizado.

Pergunta:
“Se estas partes de papel representassem termos da adição, quais seriam? Por quê?”

A turma deverá responder “parcelas”, explicando que juntando, unindo, somando, adicionando as duas partes, será encontrada a soma ou total.

Pede que os alunos escrevam os nomes dos termos nas duas partes.

O professor realiza a seguinte brincadeira com a turma, orientando os alunos no seu vira-vira do papel. (o papel não é cortado, somente acontece a dobradura)

a) Temos a 1ª parcela.

Se juntarmos a ela a 2ª parcela.

O que encontraremos?

Vira o papel, desdobra-o e a turma descobre:

b) Temos a soma ou total. Se tirarmos dela a 2ª parcela (vira este termo), o que encontraremos?

A dobradura mostrará a 1ª parcela.

c) Temos a soma ou total. Se tirarmos dela a 1ª parcela (vira este termo), o que encontraremos?

A dobradura mostrará a 2ª parcela.

A brincadeira deve ser repetida diversas vezes, aumentando-se gradativamente a velocidade dôo “vira-vira”.

O professor divide a turma em grupos e faz o seguinte desafio:

“Como realizar o “vira-vira” com três parcelas?

Os alunos realizarão diversas tentativas.
Poderão descobrir sozinhos, mas se apresentarem grande dificuldade, o professor deverá orientá-los. O papel, agora deve ser dividido em 3 partes.

As soluções encontradas no “vira-vira” deverão ser registradas numa folha de blocão.

Tira-se da soma ou total a 1ª parcela, depois a 2ª parcela. O resultado será a 3ª parcela.

Soma ou total - 1ª parcela -2ª parcela=3ª parcela
Soma ou total – (1ª parcela +2ª parcela)=3ª parcela

Este raciocínio deve ser aplicado para cada uma das parcelas.

Depois, exercita a reversibilidade.

“Então, se juntarmos a 1ª parcela, a 2ª parcela e a 3ª parcela, encontraremos a soma ou o total.

Mais uma vez a turma deve realizar o vira-vira diversas vezes.

Outras descobertas poderão acontecer a partir da brincadeira.
Ex: A turma, certamente, terá dividido seu papel em partes com diferen tes tamanhos. Os alunos p erceberão que o vira-vira foi possível na adição, independente do valor das parcelas.

Avaliação

O professor, durante toda a realização do vira-vira, terá momentos ricos que serão importantes serem avaliados.
Depois do jogo, poderá realizar também exercícios envolvendo o conteúdo trabalhando, como cálculo da prova real da adição e problemas envolvendo os seus termos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Britney , Estados Unidos - disse:
    bbtern.eua@hotmail.com.eua

    02/05/2011

    Duas estrelas

    could not find what I wanted, but I thought it was cool what he said


  • RAIMUNDA VALDIR, escola municipal sants terezinha do chame chame , Bahia - disse:
    raisantos05@hotmail.com

    01/03/2011

    Quatro estrelas

    gostaria de ter maiores explicações com numeros concretos numa demonstração da operação e simultaneamente a prova real da adição com tres parcelas


Sem classificação.
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