Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO – LOCALIZAÇÃO DE BAIRROS UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS

 

23/02/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a empregar os conceitos de quatro lugares geométricos (circunferência, par de paralelas, mediatriz e par de bissetrizes) na construção de quadriláteros.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos cada (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber manusear os instrumentos de desenho, conhecer e traçar quatro lugares geométricos (circunferência, par de paralelas, mediatriz e par de bissetrizes), bem como conceitos de quadriláteros e suas classificações.

Estratégias e recursos da aula

Materiais necessários para atividade I:

- Folha de papel A4 com mapa do município impresso;

- Par de esquadros;

- Compasso;

- Lápis ou lapiseira;

- Borracha.

Materiais necessários para atividade II:

- Folha de papel A4 com mapa do município impresso;

- Folha de papel com nomes e numeração dos bairros impressos;

- Folha de papel manteiga A4;

- Lápis ou lapiseira;

- Borracha;

- Lápis de cor;

- Caneta hidrográfica colorida.

- Introdução ao tema

Professor, inicie a aula com uma breve revisão sobre os conceitos de quadriláteros e suas classificações.

            Desenhe no quadro um trapezóide (quadrilátero genérico) e identifique, juntamente com os alunos, todos os seus elementos (lados, ângulos internos, diagonais, vértices).

            Desenhe também os outros tipos de quadriláteros, para que o aluno diferencie suas características e propriedades.

- Atividade I

A atividade proposta consiste na localização de bairros de um determinado município (à escolha do professor e/ou da turma).

Para realizar o trabalho, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e distribua cópia do mapa do município eleito para atividade. Se possível, o mapa deverá conter a divisão e numeração dos bairros para facilitar o trabalho. No link http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/Mapa%20mudo%20bairros.pdf pode ser obtido o mapa do município do Rio de Janeiro, por exemplo.

A cópia entregue aos grupos não poderá ter a legenda com os nomes dos bairros, como aparece no link acima. Acessando http://www.4shared.com/file/141585543/4d6ecd08/mapa_cod_bairros_copy.html você poderá fazer download da imagem abaixo (sugestão de como o mapa será disponibilizado aos alunos).

 

Na folha dada aos alunos irão desenhar as figuras das questões propostas pelo professor para localizar os bairros solicitados (que serão os pontos-chave do problema).

Exemplo de questão que poderá ser utilizada na aula:

Desenhando um trapezóide EFGH, localize os bairros de São Conrado e Tijuca.

Informações:

·         E – Madureira: bairro 83 no mapa;

·         F – Barra da Tijuca: bairro 128 no mapa;

·         G – São Conrado: bairro ____ no mapa;

·         H – Tijuca: bairro ____ no mapa.

Dados para construção:

·         FG = 3,8 cm;

·         GH = 3 cm;

·         EH = 4,5 cm;

·         Distância de G a EF = 3,1 cm.

Dicas:

O bairro São Conrado está o mais próximo possível da Rocinha (154 no mapa) e Tijuca do bairro Rio Comprido (7 no mapa).

Essa e outras sugestões de questões podem ser encontradas no link http://www.4shared.com/file/141587078/5d534d23/SUGESTES_PARA_QUESTES_QUE_PODEM_SER_UTILIZADAS_PARA_REALIZAO_DA_ATIVIDADE_DE_LOCALIZAO_DE_BAIRROS_DO_MUNICPIO_DO_RIO_DE_JANEIRO.html  . Cada grupo poderá receber duas questões diferentes.

- Atividade II

Após o término da primeira atividade, dê aos grupos uma folha que contenha a legenda do mapa com a numeração e nome de cada bairro. Para ativi dade feita com base no mapa da cidade do Rio de Janeiro, acesse o link http://www.4shared.com/file/141593015/c7ba28ff/LEGENDA_BAIRROS_CARIOCAS.html que contém a imagem abaixo.

Peça para cada grupo escolha pelo menos cinco bairros.

            A atividade será a seguinte: um amigo do grupo, irá visitar o município trabalhado pela primeira vez e ficará hospedado em um hotel localizado num determinado bairro. Para ajudá-lo nessa viagem o grupo fará um roteiro, escolhendo pelo menos cinco bairros que achem essencial que o amigo conheça.

Nesse roteiro o aluno identificará cada bairro escolhido por um símbolo que dê uma identidade ao local (exemplo: Ipanema com o desenho de um coco, que simboliza a água de coco consumida nas praias).

 Para essa atividade, cada grupo precisará de uma folha de papel manteiga A4 para que possam fazer o contorno do mapa do município e os desenhos identificando os bairros. Essa folha deverá estar anexada à folha que contém o mapa municipal.

Se possível, faça um roteiro com a atividade descrita. Um exemplo de roteiro pode ser encontrado no link http://www.4shared.com/file/141592425/5322b485/ROTEIRO_PARA_ATIVIDADE_2.html .

Recursos Complementares

Encontre informações complementares sobre o assunto da aula em:

http://www.pucrs.br/fau/01_nivel/princ_lugares_geom.pdf;

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=lugares+geom%C3%A9tricos&meta=&aq=f&oq=lugares+geom%C3%A9tricos&fp=2a6d49ee99298bf5

JORGE, Sonia Maria Gonçalves. Desenho Geométrico: ideias e imagens, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2008

PINHEIRO, Virgilio Athayde. Geometrografia 1. Rio de Janeiro: Bahiense, 1986.

Avaliação

Professor, avalie o aluno pelo resultado final dos trabalhos apresentados, observando se a localização dos bairros pela construção dos quadriláteros foi feita de maneira correta. Verifique também se todos os grupos atenderam às regras dos exercícios propostos e a criatividade na identificação de cada bairro escolhido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.