23/02/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a empregar os conceitos de quatro lugares geométricos (circunferência, par de paralelas, mediatriz e par de bissetrizes) na construção de quadriláteros.
O aluno deverá saber manusear os instrumentos de desenho, conhecer e traçar quatro lugares geométricos (circunferência, par de paralelas, mediatriz e par de bissetrizes), bem como conceitos de quadriláteros e suas classificações.
Materiais necessários para atividade I:
- Folha de papel A4 com mapa do município impresso;
- Par de esquadros;
- Compasso;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha.
Materiais necessários para atividade II:
- Folha de papel A4 com mapa do município impresso;
- Folha de papel com nomes e numeração dos bairros impressos;
- Folha de papel manteiga A4;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha;
- Lápis de cor;
- Caneta hidrográfica colorida.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula com uma breve revisão sobre os conceitos de quadriláteros e suas classificações.
Desenhe no quadro um trapezóide (quadrilátero genérico) e identifique, juntamente com os alunos, todos os seus elementos (lados, ângulos internos, diagonais, vértices).
Desenhe também os outros tipos de quadriláteros, para que o aluno diferencie suas características e propriedades.
- Atividade I
A atividade proposta consiste na localização de bairros de um determinado município (à escolha do professor e/ou da turma).
Para realizar o trabalho, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e distribua cópia do mapa do município eleito para atividade. Se possível, o mapa deverá conter a divisão e numeração dos bairros para facilitar o trabalho. No link http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/Mapa%20mudo%20bairros.pdf pode ser obtido o mapa do município do Rio de Janeiro, por exemplo.
A cópia entregue aos grupos não poderá ter a legenda com os nomes dos bairros, como aparece no link acima. Acessando http://www.4shared.com/file/141585543/4d6ecd08/mapa_cod_bairros_copy.html você poderá fazer download da imagem abaixo (sugestão de como o mapa será disponibilizado aos alunos).
Na folha dada aos alunos irão desenhar as figuras das questões propostas pelo professor para localizar os bairros solicitados (que serão os pontos-chave do problema).
Exemplo de questão que poderá ser utilizada na aula:
Desenhando um trapezóide EFGH, localize os bairros de São Conrado e Tijuca.
Informações:
· E – Madureira: bairro 83 no mapa;
· F – Barra da Tijuca: bairro 128 no mapa;
· G – São Conrado: bairro ____ no mapa;
· H – Tijuca: bairro ____ no mapa.
Dados para construção:
· FG = 3,8 cm;
· GH = 3 cm;
· EH = 4,5 cm;
· Distância de G a EF = 3,1 cm.
Dicas:
O bairro São Conrado está o mais próximo possível da Rocinha (154 no mapa) e Tijuca do bairro Rio Comprido (7 no mapa).
Essa e outras sugestões de questões podem ser encontradas no link http://www.4shared.com/file/141587078/5d534d23/SUGESTES_PARA_QUESTES_QUE_PODEM_SER_UTILIZADAS_PARA_REALIZAO_DA_ATIVIDADE_DE_LOCALIZAO_DE_BAIRROS_DO_MUNICPIO_DO_RIO_DE_JANEIRO.html . Cada grupo poderá receber duas questões diferentes.
- Atividade II
Após o término da primeira atividade, dê aos grupos uma folha que contenha a legenda do mapa com a numeração e nome de cada bairro. Para ativi dade feita com base no mapa da cidade do Rio de Janeiro, acesse o link http://www.4shared.com/file/141593015/c7ba28ff/LEGENDA_BAIRROS_CARIOCAS.html que contém a imagem abaixo.
Peça para cada grupo escolha pelo menos cinco bairros.
A atividade será a seguinte: um amigo do grupo, irá visitar o município trabalhado pela primeira vez e ficará hospedado em um hotel localizado num determinado bairro. Para ajudá-lo nessa viagem o grupo fará um roteiro, escolhendo pelo menos cinco bairros que achem essencial que o amigo conheça.
Nesse roteiro o aluno identificará cada bairro escolhido por um símbolo que dê uma identidade ao local (exemplo: Ipanema com o desenho de um coco, que simboliza a água de coco consumida nas praias).
Para essa atividade, cada grupo precisará de uma folha de papel manteiga A4 para que possam fazer o contorno do mapa do município e os desenhos identificando os bairros. Essa folha deverá estar anexada à folha que contém o mapa municipal.
Se possível, faça um roteiro com a atividade descrita. Um exemplo de roteiro pode ser encontrado no link http://www.4shared.com/file/141592425/5322b485/ROTEIRO_PARA_ATIVIDADE_2.html .
Encontre informações complementares sobre o assunto da aula em:
http://www.pucrs.br/fau/01_nivel/princ_lugares_geom.pdf;
JORGE, Sonia Maria Gonçalves. Desenho Geométrico: ideias e imagens, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2008
PINHEIRO, Virgilio Athayde. Geometrografia 1. Rio de Janeiro: Bahiense, 1986.
Professor, avalie o aluno pelo resultado final dos trabalhos apresentados, observando se a localização dos bairros pela construção dos quadriláteros foi feita de maneira correta. Verifique também se todos os grupos atenderam às regras dos exercícios propostos e a criatividade na identificação de cada bairro escolhido.
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