14/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
O conceito de função será largamente abordado ao longo de todos os anos seguintes do estudante por se tratar de uma ferramente poderosa para descrever, representar e prever comportamentos e fenômenos os mais variados possíveis.
Juntamente com a ideia de relação, muitas notações e nomenclaturas novas devem ser apresentadas aos estudantes nesta fase do ensino. Para que tais aparatos não se tornem um complicador do processo de aprendizagem devemos oferecer subsídios para sua completa compreensão. Esta atividade é mais uma opção para os alunos e professores!
Acesse este recurso através do link ao lado, ele encontra-se no Banco Internacional de Objetos Educacionais -Domínio e Imagem
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5393
Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais - MathematicaPlayer
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737
Professor,
esta aula servirá com introdução dos conceitos de domínio e imagem, além de explorar as relações entre grandezas.
'function' - é a função que pode ser escolhida pelo usuário entre as 7 opções
'input value (top line)' - é o valor da entrada, x, que será representado no eixo superior, no sinal de mais é possível variar com maior precisão o valor escolhido de x.
Atividade de familiarização
Com os alunos em duplas, peça que todos selecionem a primeira expressão y = x.
Outras relações
Todas as duplas devem escolher a expressão y = x+3
Professor, agora você pode explicar o que o eixo de cima é chamado de domínio e o intervalo percorrido no de baixo é a imagem.
* Fique atento se todas as duplas concordam que existem valores além dos representados nas retas.*
Selecionem agora a expressão y = x - 4.
Para a expressão y = 2x
*Para as outras expressões podem ser criadas perguntas semelhantes. Atenção para a última função, ela é a única de segundo grau! Os alunos já devem ter aprendido poten ciação com números negativos e este será um ótimo exemplo de imagem que nunca terá valores negativos.*
http://www.obmep.org.br/banco_de_questoes.html – site da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, banco de questões
Temas e Problemas Elementares – Elon Lages Lima, Paulo Cezar P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto César Morgado – Coleção do Professor de Matemática – SBM
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